sexta-feira, 5 de abril de 2013
Agentes penitenciários e socioeducadores de Rondônia começam a receber identidade funcional
Porto Velho - Rondônia: Durante todo este mês, as carteiras funcionais de agentes penitenciários e socioeducadores do Sistema Penitenciário de Rondônia já estão sendo distribuídas aos servidores lotados em unidades de Porto Velho. O benefício abrange aos servidores emergenciais, um total de 150 socioeducadores, e as carteirinhas têm para esses a validade similar ao tempo de contrato de um ano, que poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Serão emitidas 2.600 identidades funcionais para os servidores em todo o Estado.
Para o agente penitenciário, Josué Antônio Gabriel, com quase quatro anos de serviço, o benefício é mais que bem vindo. “É interessante receber essa identidade, agora, a gente pode falar que existe como servidor do Sistema”, justificou. Eclian da Silva Ferreira tem um ano de serviço público na função de agente penitenciário, e conta que sem a carteirinha eram inúmeras as dificuldades de identificação como servidor do Sistema Penitenciário. “Em abordagens policiais, por exemplo, não tínhamos como nos identificar, muitas vezes sendo constrangidos a mostrarmos o contracheque para provar quem somos, e agora a carteirinha vem nos afirmar como profissionais diante de outras categorias”, disse o agente.
O diretor do Núcleo de Inteligência Penitenciária (Nisp), Eduardo Guedes, enfatiza que o benefício é o cumprimento do compromisso feito por parte do Governo da Cooperação para com a categoria. “Essas carteiras funcionais já foram muito reivindicadas pelos servidores, inclusive com ameaça de greve por parte do sindicato. O secretário de Justiça, Fernando Oliveira, entende que o documento é uma valorização aos servidores e trabalhou veementemente para dar agilidade a esse processo de emissão, cumprindo-se assim o compromisso do Estado para com a categoria”, declarou Eduardo Guedes.
Segundo o agente penitenciário, Luiz Monteiro, responsável pela emissão das carteirinhas funcionais, alguns servidores mais antigos já possuíam o documento, porém com prazo de validade vencido. “Agora todos receberão a nova identificação profissional, e os antigos documentos serão substituídos por essa carteirinha, que para os servidores efetivos passa a ter prazo de validade por tempo indeterminado”, conta Luiz Monteiro.
Até o último dia útil deste mês, as carteirinhas funcionais de agentes penitenciários e socioeducadores de Porto Velho estarão sendo entregues na Escola de Estudos e Pesquisas Penitenciárias (Esep), localizada no bairro Pedrinhas. Do dia 6 a 10 de maio, será a vez dos servidores de Guajará Mirim. De 13 a 17 de maio, serão atendidos os servidores de Ariquemes e região. A partir de 20 até 24 de maio, serão distribuídas as carteirinhas dos servidores de Cacoal e região, e por último, de 27 de maio a 1º de junho o atendimento será voltado para os agentes penitenciários e socioeducadores do Cone Sul do Estado.
http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=119255
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário