segunda-feira, 11 de março de 2013

STF autoriza Fundação Casa a exceder em 15% lotação de unidades

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli autorizou que a Fundação Casa, que abriga menores infratores no estado de São Paulo, exceda em 15% a capacidade máxima de suas unidades para que jovens possam cumprir a punição perto de suas famílias. Na decisão, o ministro observa que existem no estado 8.400 menores custodiados, para uma capacidade de 7.800 vagas, divididas em 116 unidades.
A decisão liminar (provisória) foi tomada no dia 26 de fevereiro e divulgada nesta segunda (11) pelo tribunal. O caso ainda precisará discutido pelo plenário do STF, o que ainda não tem data para ocorrer.

Toffoli suspendeu uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de novembro do ano passado e que revogou regra instituída pelo Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo autorizando que a capacidade fosse superada em 15% para atender aos interesses dos menores.
Além disso, o conselho de magistrados também havia definido que as próprias unidades poderiam fazer transferências de menores, sem consulta prévia à Justiça. O CNJ entendeu que a transferência deveria ser fruto de decisão judicial. Toffoli decidiu também liminarmente que cabe à Fundação Casa o gerenciamento, desde que seja cumprida a regra de notificaçao ao juiz do caso em até 24 horas.
"Não se pode perder de vista que, quando se está a tratar de um sistema assim complexo, porque cuida dos interesses de mais de 8.000 adolescentes, divididos em mais de uma centena de unidades, mostra-se de todo razoável que o gestor detenha razoável discricionariedade para efetuar pontuais mudanças", entendeu o ministro.
Segundo Toffoli, é preciso levar em conta o que é melhor para o menor. "Cuidar de adolescentes em situação de risco não é tarefa fácil e o respeito, em cada caso concreto, aos melhores interesses de cada um desses jovens em uma tal situação, tampouco é algo que se possa concretizar apenas com palavras, ou intenções aparentemente imbuídas de alto grau de altruísmo", argumentou o ministro.
O magistrado destaca que o estado de São Paulo enfrenta problemas "que requerem medidas drásticas para que sejam devidamente equacionados".

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/stf-autoriza-que-fundacao-casa-exceda-em-15-lotacao-nas-unidades.html

4 comentários:

  1. QUE RETROCESSO ! EM BRVE....CENAS DE UMA "NOVA" FEBEM !

    ABSURDO.....
    ABSURDO.....
    ABSURDO.....
    ABSURDO.....
    ABSURDO.....
    ABSURDO.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caralho !!!!!!!!!
      abaixem a maioridade penal !!!!

      porra !!!!

      Excluir
  2. AI FUNÇAS, QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER A "SEMI-DEUSA" MARIA ELI COLLOCA BRUNO DURANTE A APRESENTAÇÃO DOS PPPs?

    A MULHER É O SER MAIS ARROGANTE DO PLANETA !
    PRESSÃO PARA COLOCÁ-LA PARA FORA !

    ResponderExcluir
  3. Ooooooo 15% de aumento!!!De salário?,não de trabalho,acorda funça,se não tiver pcs,aumento real,etc,é só cruzar os braços.

    ResponderExcluir