quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Servidor do instituto socioeducativo falsificou certificado para passar em seleção


Gerente de Segurança do Iases falsificou certificado para passar em seleção

Apesar da fraude já ter sido comprovada, o servidor Augusto José Melo Oliveira continua na função recebendo um salário de R$ 4.700 mensais

Nova denúncia de irregularidade comprova que a “faxina” iniciada no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está longe de chegar ao final. O gerente de Segurança da autarquia, Augusto José Melo Oliveira, usou um certificado de conclusão do ensino médio falso (veja imagens reproduzidas no final da matéria) para fazer o processo seletivo para agente socioeducativo 


e, mais tarde, assumir o cargo comissionado de subgerente e depois de gerente de Segurança do Iases, função que ocupa atualmente.

A fraude veio à tona este ano durante as investigações da Operação Pixote que, em agosto último, levou 12 pessoas para a cadeia por corrupção, inclusive a ex-diretora-presidente do Instituto, Silvana Gallina, que permanece detida. Em meio ao turbilhão de denúncias de irregularidades, uma investigadora de polícia recebeu uma cópia do certificado do servidor que teria sido fraudado.

Em posse do documento, em setembro deste ano, a investigadora levou o caso à Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) para apurar a veracidade do histórico escolar supostamente fraudado.

Dias depois, o Inquérito Policial 142/2012, da Defa, apurou que se tratava de documento falsificado. Imediatamente, o delegado que comandava a Defa à época, André Luiz Cunha, comunicou os fatos ao diretor-presidente do Iases, Leonardo Grobberio Pinheiro, que substituiu Silvana Gallina.

No ofício 1075/2012, de 18 de setembro último, Cunha informa a Grobberio que a Superintendência Regional de Educação apontou que o histórico apresentado pelo servidor não existia, inclusive acrescentando que os carimbos e assinaturas dos funcionários da secretaria escolar do Colégio Estadual Espírito Santo, em Vitória - local em que o servidor teria concluído o ensino médio –, são falsos.

O delegado sugere ao diretor-presidente do Iases que abra procedimento administrativo para apurar os fatos. Cunha também pede o comparecimento do servidor à delegacia munido do certificado “original”.

No mesmo ofício, ele aproveita para alertar Grobberio sobre o fato de a Defa ter diversos casos noticiando o uso de documentos falsos por outros servidores da autarquia. André Cunha ainda pede o comparecimento da Corregedoria do Iases à Defa para fazer as investigações necessárias desses outros casos.

De agente para gerente

Augusto José Melo Oliveira entrou no Iases em dezembro de 2008, como DT (designação temporária), por determinação da então diretora da autarquia, Silvana Gallina. Em outubro de 2011, foi “orientado” a fazer processo seletivo para agente socioeducativo. Augusto passou no processo seletivo apresentado histórico escolar falso.

Logo em seguida, Oliveira foi comissionado para a função de subgerente de Segurança da autarquia. Em junho deste ano, ele passou assumir o cargo de gerente de Segurança, onde se encontra lotado atualmente., recebendo um salário mensal de R$ 4.700.

O gerente, que fraudou o próprio histórico escolar para passar no certame, presidiu o processo seletivo (Edital 008/2012) que convocou, em agosto deste ano, 1.796 agentes socioeducaotivos para a autarquia.



Observe que o carimbo da secretária escolar traz o número da autenticação em branco. O falsificador desconhecia que os secretários costumam receber um código autenticador da Sedu, que elas acabam lançando à mão, enquanto o carimbo não é substituído com o novo número, que é trocado sistematicamente, justamente para evitar fraudes. No caso, o falsificador copiou o carimbo sem saber que o espaço da autenticação estava em branco.

http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=3716&secao=21


Nenhum comentário:

Postar um comentário