quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Menores internados na Fundação Casa ainda são vítimas de maus-tratos, diz coordenadora de uma ONG

Menores internados na Fundação Casa ainda são vítimas de maus-tratos, diz coordenadora de uma ONG

Da antiga Febem, extinta em 2007, para a Fundação Casa, criada um ano antes, houve uma grande reestruturação. O governo de São Paulo propôs uma descentralização do atendimento, com a construção de novas unidades no interior no Estado, e a diminuição do tamanho dos novos centros socioeducativos, que atendem até 56 adolescentes cuja faixa etária varia de 12 a 21 anos.

Apesar do progresso, ainda há muito a ser feito. De acordo com Sueli Camargo, coordenadora da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, que faz uma gestão compartilhada com a Fundação Casa, a nova instituição traz no seu bojo “as mesmas características e metodologias” da Febem. “A começar pelo quadro de funcionários. Eles são concursados e muitos deles, inclusive em postos de tremenda importância, ainda trazem a visão militarista, não de ação pedagógica, mas punitiva”, diz.
Para ela, houve mudanças significativas em algumas unidades da Fundação Casa no interior do Estado, mas a maioria –sobretudo na capital e região metropolitana– ainda sofre com os mesmos problemas vinculados à imagem da Febem. “Os meninos ainda são vítimas de espancamento, de maus-tratos, de tratamento de choque, tomam ducha fria e alguns até ficam em cárcere privado, recebendo uma garrafa de água para beber e outra para urinar. Isso não educa ninguém, não resgata ninguém”, afirma Camargo.
A lista é longa. Infraestrutura precária, atendimento médico insuficiente, unidades abarrotadas, dependentes químicos recebendo tratamento impróprio e adolescentes sendo encaminhados de forma indevida à Fundação Casa por falta de propostas de políticas públicas são outros itens elencados pela coordenadora.
“Tudo isso é visto in loco”, ressalta Camargo. “Se a imprensa tivesse acesso, como nós temos, para fotografar e divulgar, veria a diferença. Está tudo constatado.”
Ela ainda reclama que a mídia divulga muito menos as rebeliões, fugas e mortes de menores da Fundação Casa. “Ações nessa linha são abafadas”, observa.
Por outro lado, acredita em uma solução e cobra uma iniciativa das autoridades. “Uma proposta pedagógica do Estado não deve ser para uma ou duas ou três unidades. Deve ser uma proposta transformadora para todas as unidades, e isso não está acontecendo. Mas, se houve uma mudança numa minoria, é porque há condições de mudar o todo”, continua, esperançosa, mas questionadora.
“Por que não houve mudança até agora? Onde está o capital investido nisso tudo? É descaso do Estado? Estamos criando e preparando o jovem que sai da Fundação Casa para quê?”, indaga Sueli Camargo.
Procurada pelo UOL a respeito das declarações feitas por Camargo, a Fundação Casa afirmou que não responde a denúncias generalizadas. A instituição afirma que possui uma corregedoria e uma ouvidoria para investigar denúncias nas quais são especificadas as unidades - são 143 no Estado.

Mudanças há seis anos

De acordo com o site da instituição, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) tem a missão de aplicar medidas socioeducativas para jovens com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo).
As medidas são determinadas pela Justiça e aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.
Criada em 2006, a Fundação Casa apostou em uma reestruturação, que incluiu a descentralização do atendimento, com a construção de novas unidades no interior do Estado. O objetivo era fazer com que os adolescentes fossem atendidos perto da família e da comunidade na qual cresceram.
Além disso, o tamanho das unidades diminuiu e hoje a maioria tem capacidade para 56 jovens –40 em internação e 16 em internação provisória.
Segundo o site da Fundação Casa, as mudanças resultaram na diminuição do número de rebeliões e de reincidências.


Comentarios extraido do mesmo site:

  1. Corinthiano de Jaguariuna

    16 horas atrás
    Complicado, sou a favor da pena de morte no Brasil, nós trabalhadores, pessoas honestas que pagamos nossos impostos estamos morrendo, estamos pagando o preço pela falta de carater desses indivíduos e vem esse pessoal ainda dizer que esses mediocres bandidos e assassinos estão sendo maltratados? fala sério heim e vem esse pessoal dos direitos humanos defender e querer que tratamos como coitadinhos? querem um hotel 5 estrelas? teria que fazer uma cadeia no meio da amazonia e fazer eles trabalharem pesado e dormir em cama de pedra e se eles se rebelarem deixem eles se matarem lá, eles são bandidos eles que se entendam PENA DE MORTE JÁ
  2. Avatar de silena

    silena

    ontem
    passa seu endereço ai pros coitadinhos, assim eles vão te visitar e fazer uns carinhos na Sra e sua família, garanto que vais amar
  3. Avatar de aavilar

    aavilar

    ontem
    Um cidadão que sai de casa as 5 Horas da manhã, pega um Buzão lotado, ganha R$700,00/mês, paga aluguel, se alimenta com arroz, feijão e ovo, usa o "SUS", etc, etc, etc. esse sim recebe maus-tratos. Agora um animal desses que aos 12 ou 13 anos já matou ou estuprou mereceria o que?.
  4. Avatar de aavilar

    aavilar

    ontem
    Fique cara a cara com um animal desses por 5 minutos!
  5. Avatar de aavilar

    aavilar

    ontem
    Quem defendo esses animais deveria levá-los pra casa e tratá-los com carinho...
  6. Avatar de aavilar

    aavilar

    ontem
    Só pq estupraram, mataram, roubaram estão sofrendo maus-tratos. Este mundo é injusto mesmo.
  7. Avatar de Ksadorg

    Ksadorg

    ontem
    tadinho deles .....to morrendo de do....tinha que fazer igual no carandiru !!!!
  8. Avatar de gênio do mal

    gênio do mal

    ontem
    Não dei-me ao luxo de lê a reportagem, um recado para a coordenadora, vai lá e toma conta deles.
  9. Avatar de maperondi

    maperondi

    ontem
    Dna. Sueli Camargo, não sabe o q está dizendo pq nunca ficou cara cara com um BANDIDO ARMADO DE 10 E 12 ANOS, ai é facil defender esses BANDIDOSSSSS, não deve ter filhos e só gostaria q a Sra nunca tenha um desses menininhos inocentes em sua casa e nem ser abordada por um deles, ai sim quero ver a Sra defende-los.


  1. nafilho

    ontem
    A DIGNISSIMA FOLHA DEVERIA COLHER DADOS E INFORMAÇAO DE QUEM TEM CONHECIMENTO NA MATERIA .É MUITO FACIL PEGAR UMA PESSOA COM UM CARGO QUE VIVE DENTRO DE UM ESCRITORIO E QUE TEM CONHECIMENTO TEÓRICO APENAS E PRODUZIR UMA BESTEIRA DESSA , VISITE UM UNIDADE POR UNS MESES FORME ALGO E PUBLIQUE SE QUISER SUA ANALISE , MAS COM CONHECIMENTO NA PRATICA , VIVENDO O DIA A DIA , CONHECENDO ROTINAS .
  2. Avatar de maperondi

    maperondi

    ontem
    Pois é sobre este assunto de menores recebendo punições e a corregedoria absmada, acho q eles não tem filhos q foram assaltados por estes delinguentes q são piores q os adultos, eles não tem nada a perder, e matam e estrupam se piedade nenhuma, eles tem q ter pena máxima pq não tem mais jeito eles saõ terriveis
  3. Avatar de akibar

    akibar

    ontem
    O goverbo de são paulo, quer tratar de bandidos , como se fossem menores carentes, essa trouxa, não sabe o que fala, a fundação casa hoje, esta parecendo mais um hotel para vagabundo bandido do que qualquer outra coisa, porque ela não se preocupa com os menores realmente carentes, nas escolas publicase e não com assasinos , estrupadores, ladrões e traficantes.
  4. Avatar de campeao de Ctba

    campeao de Ctba

    ontem
    É simplesmente deprimente e me dá náuseas de ler os comentários do "povo brasileiro". Como vcs. podem imaginar que um lugar para ressocializar pessoas seja um antro de tortura e de maus pratos, praticados por funcionários marginais e fora da lei, os quais devem ser demitidos e processados.
    1. Avatar de gênio do mal

      gênio do mal

      ontem
      Pela sua identificação, não dá pra lhe responder.
  5. Avatar de nafilho

    nafilho

    ontem
    TRABALHO NA FUNDAÇAO E SEI QUE FALO, A OUVIDORIA , MP E VARA DA INFANCIA OUVE APENAS OS ADOLESCENTE ,DESCARTAM OS CONSELHOS DE MAES ,CONSELHO TUTELAR, E OUTROS SE BASEIAM NO ADOLESCENTE E (INFRATOR) NO QUE ELE FALA É LEI , ESSA POSIÇAO PARA O CIDADAO QUE NAO CONHECE A FUNDAÇAO CASA É INJUSTA E DESLEAL ,POIS O PUBLICO NAO SABE O QUE ACONTECE EM UMA UNIDADE ENTRE CURSOS ,PALESTRAS E EVENTOS EM GERAL.NEM TODOS QUEREM SER REEDUCADOS,ESSE É O OUTRO LADO DA MOEDA.
  6. Avatar de Iricio

    Iricio

    ontem
    Em rebeliões quando queimam colchoes no mesmo dia são repostos.... Estão descontentes, eles querem colchões com molas ensacadas uma a uma... quando um se mexe, o outro não sente..... Dinheiro pra isso tem, agora para esparadrapos, seringas etc nos postos de saúde não.....
  7. Avatar de Luis Antonio

    Luis Antonio

    ontem
    essa pessoa não sabe o que acontece na fundação Casa, digo isso por ter pertencido aos quadros da Fundação e não é bem assim que as coisas acontecem,A Fundação é apenas executora da medida, e quando o judiciário determina o cumprimento da medida a fundação tem que cumprir. Aqueles que criticam não tem a mínima ideia do que é estar com adolescentes infrator e adolescentes com problemas psiquiátricos. Então essa Sra. coordenadora que ao meu ver pratica uma gestão compartilhada na fundação est criticando o trabalho da fundação? o que a pastoral do menor fez ate agora para os adolescentes, o que a pastoral do menor tem feito de ações sociais nos lugares mais pobres é de onde veem esses adolescentes? Bem poderia dizer inúmeros avanços que a Fundação conseguiu ate agora, mas o caminho é muito longo a ser percorrido.
  8. Avatar de ainosa

    ainosa

    ontem
    Dna. Sueli Camargo, será que seu filho também está aí, com estes inocentes como vc pensa e defende?Eu ja tive um 38 na cara com o gatilho puxado por um menor de 10 anos.O revolver que estava com este bandidinho falhou, Graças á Deus, sinão eu não estaria aqui escrevendo este triste e horrível acontecimento pra vocês. Minha idade é 73 anos.O que você acha disto?Quando uma pessoa não presta tem que ficar preso na jaula, aí sim ele socega.
  9. Avatar de Vadão - SP

    Vadão - SP

    ontem
    Dona Sueli Camargo....leve alguns para sua casa...AI QUE DÓ !!!!
  10. Avatar de Renatinhozl

    Renatinhozl

    ontem
    Ja tem um colchão pra dormir e refeição de graça bancado pelo povo que eles mesmos roubaram, machucaram ou até mesmo tiraram vida.....ja estão sendo muito bem tratados....

2 comentários:

  1. Eu pensava igual a vocês até ver lá dentro um parente meu que desde muito novo (11 anos ) trabalhava com 13 anos se tornou campeão regional de tae kondo,trabalhava de entregar pizza,estudava(apesar da dislexia)e infelizmente aos 14 anos estava preso na Fundação casa após ter levado 6 tiros pq deu carona(pela 1 vez) a um colega que foi assaltar um coronel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a fomosa má compania- e a respeito de dar uma carona para alguém assaltar e dizer que não sabia e a desculpa de todos - e alias dirigindo com 14 anos o pai é que teria que responder...

      Excluir