quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agentes reclamam de falta de estrutura no Cenam

Segundo presidente do Sindasse, não há agentes suficiente





Os agentes socioeducativos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) realizarão na tarde desta terça-feira, 27, uma assembleia em frente à Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). O objetivo é discutir os problemas da superlotação no Cenam e número insuficiente de agentes para atender aos adolescentes.

De acordo com o Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas (Sindasse), não há no Cenam número suficientes de agentes. “Hoje temos mais de 70 menores para nove agentes, sendo que o adequado seria um agente para cada três menores. Fica muito difícil trabalhar assim e só complica com as rebeliões”, afirma Valtênio Marques.

Além do número reduzido de profissionais, os agentes reivindicam por melhorias na estrutura do Cenam e nas condições de trabalho. “Durante assembleia vamos discutir alguns benefícios que não são pagos aos agentes. A exemplo de hora extra. Sem contar que levamos os menores para audiência e não recebemos nenhum acréscimo por isso. Uma atividade considerada perigosa”, afirma Valtênio.

Rebelião

Na manhã da última segunda-feira, 26, mais de 20 menores se rebelaram no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Um dos motivos apontados pelos agentes para o motim foi a falta de estrutura. Durante a rebelião, dois menores conseguiram fugir e ainda não foram localizados pela polícia.

Fundação Renascer

A assessoria de Comunicação da Fundação Renascer informou que a capacidade de espaço no Cenam é para 60 menores e que já houve momentos piores em que a unidade tinha mais de 100 menores. A Fundação Renascer ainda ressaltou que a liberação dos adolescentes depende da justiça, e que o Governo não tem autoridade para liberar.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário