segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sem local para internação, jovem é apreendido e solto 12 vezes, em GO

Por falta de local para internação de jovens infratores, um adolescente de 14 anos já foi apreendido 12 vezes em um mês, sendo três delas em apenas um final de semana e em nenhuma delas permaneceu detido. As apreensões aconteceram em Caldas Novas, a 169 km de Goiânia, e a maioria foi por furtos em casas e comércios da cidade.
Na casa dele, o pai, que não quis ser identificado, admite que não adianta mais colocar cadeados. O vidro quebrado, o reforço na porta e a janela com grade mostram o esforço dele para evitar que o filho roube a família e novos objetos sumam de dentro de casa. “O que eu fiz aqui foi por grade na casa em todas as bandas sem poder. E praticamente eu não tenho mais opção”, confessa.
Segundo a polícia, ao ser encaminhado à delegacia, o garoto se mostra calmo e conta com detalhes como realiza as ações. Inclusive, ele assumiu aos agentes que utiliza o dinheiro da venda dos objetos para o consumo de drogas.

“Os criminosos entenderam que quando eles inserem o menor na ocorrência acaba facilitando não só a forma deles trabalharem como também sair impune dos seus crimes”, diz o tenente-coronel Héber de Souza Lima.
Para o Ministério Público e o Conselho Tutelar, o caso é de internação, mas não há vagas na cidade para adolescentes que cometem atos infracionais. “Os nossos adolescentes são encaminhados para a capital, já que na cidade não há estrutura suficiente para recebê-los”, afirma o promotor Giordane Naves. “Tinha um projeto de construção de um abrigo aqui, mas pelo que sei até agora não saiu do papel”, completa o presidente do Conselho Tutelar de Caldas Novas, Luís Carlos Barbosa.
O pai do menor lamenta a situação; “Parece que você está vendo seu filho morto na sua frente. Eu não tenho nome mais em Caldas Novas”.
De acordo com a Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, o projeto para a construção de um centro de internação na cidade existe, mas só deverá ser executado a partir do próximo ano.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/10/sem-local-para-internacao-jovem-e-apreendido-e-solto-12-vezes-em-go.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário