sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em uma semana, quatro jovens infratores fogem de internação no DF

Em uma semana, quatro internos do Centro de Integração do Adolescente de Planaltina (Ciap) conseguiram fugir durante atividades culturais fora da unidade. As fugas começaram depois que os agentes que trabalham no local decidiram que só fariam a escolta dos menores com a presença da Polícia Militar.

Um dos adolescentes escapou na tarde desta quarta-feira (24). Aos 17 anos e cumprindo medida socioeducativa por homicídio, ele fugiu quando estava com um grupo de mais cinco jovens que participavam de atividades culturais no campus da Universidade de Brasília de Planaltina. Os internos estavam acompanhados por dois funcionários - um deles, uma assistente social.

Na última terça-feira (23), um interno de 15 anos fugiu de uma escola no centro de Planaltina. Ele assistia a um filme sobre ressocialização quando, segundo agentes sociais, teria pedido para ir ao banheiro e escapado em seguida. o interno estava no Ciap por porte ilegal de armas.

A secretária da Criança, Rejane Pitanga, informou que as fugas já estão sendo investigadas pela corregedoria da pasta. Ela explicou que um grupo de agentes será formado e treinado para fazer as escoltas, mas sem o uso de armas.

“A policia não tem efetivo para acompanhar todas as saídas dos adolescentes. Fazer o acompanhamento externo é atribuição dos servidores. Eles souberam disso quando fizeram concurso para adentrar a carreira”, disse a secretária.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes, Cristiano Torres, a categoria corre riscos por não poder usar armas. “Nós sofremos ameaça de morte em todos os plantões. Fazendo uma escolta dessa, onde pode haver um arrebatamento ou morte de um adolescente, nós também podemos ser alvejados por esses criminosos que lá vão para poder resgatar ou atentar contra a vida dos internos”, disse.

Na última sexta-feira (19), outros dois internos também conseguiram fugir do campus da UnB de Planaltina. Um deles tem 18 anos e cumpria medida sócio-educativa por roubo. O outro, de 17 anos, foi encaminhado para o Ciap por tentativa de homicídio.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/10/em-uma-semana-quatro-jovens-infratores-fogem-de-internacao-no-df.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário