sábado, 1 de setembro de 2012

Internos da Fundação Casa de Itanhaém fazem funcionários reféns

Os internos da Fundação Casa de Itanhaém, no litoral de São Paulo, fizeram três funcionários reféns durante uma rebelião na noite desta sexta-feira (31). O clima de tensão durou quase sete horas. Segundo a Corregedoria, o tumulto teria começado depois de uma tentativa de fuga dos menores. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação, o tumulto começou às 19h de sexta-feira (31) e terminou por volta das 3h30 da madrugada de sábado (1º).

A maior parte dos internos da instituição participou da rebelião. Segundo a Corregedoria, o tumulto começou durante a troca de turno, quando os menores renderam um coordenador e dois outros agentes socioeducativos, em uma tentativa de fuga. Um dos reféns foi levado até o telhado e foi ameaçado pelos jovens.

Os menores ocuparam o telhado e as dependências onde ficam os dormitórios durante quase sete horas. Eles colocaram fogo em colchões e depredaram quase todo o prédio. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar as chamas. Um grupo de apoio da Fundação Casa da Capital e a Polícia Militar também foram acionados para ajudar a conter a rebelião.

Depois de seis horas de rebelião, o primeiro refém foi liberado. Os outros dois funcionários reféns foram liberados depois de uma negociação entre dois diretores da unidade, funcionários da Corregedoria, um juiz e os menores. Ninguém ficou ferido.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Fundação disse que a Corregedoria vai instaurar uma sindicância para apurar o motivo do tumulto que aconteceu na sexta-feira (31). O tumulto começou às 19h de sexta-feira (31) e terminou por volta das 3h30 da madrugada de sábado (1º). A unidade funciona com capacidade máxima, com 64 jovens.
Rebelião começou no início da noite de sexta-feira (Foto: Alexandre Valdívia/TV Tribuna)

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/09/internos-da-fundacao-casa-de-itanhaem-fazem-funcionarios-refens.html

2 comentários:

  1. A Corregedoria da Fundação vai apurar as causas de que? De que todo mundo ja sabe? O motivo é que ali existem bandidos presos que queria fugir, ou vão tentar achar um funcionario para culpar pelos erros da propria Fundação?
    Queria aradecer aos amigos de outras unidades da DRL que prontamente compareceram a Itanhém para apoiar nosso amigos e dispostos a uma intervenão .

    ResponderExcluir
  2. A Unidade de Itanhaém esta em pãnico, os agentes estão trabalhando em clima de terror.Os adolescentes estão trancados nos quartos e proferem ameaças aos funcionariosmque não tem a quem recorrer. Os educacionais informam que a partir da segunda feira os intermos dveme voltar as aulas mas quem garantira a segurança dos funcionarios?
    A DRL nada faz para resolver esta situação, não removeu adolescentes envolviso e nem os maiores de idade, que se vangloriam da impunidade, chegando a dizer que vão matar funcionarios, uma vez que não são punidos mesmo.
    Socorrro aos agentes de itanhaém

    ResponderExcluir