Eles aguardavam transferência em cela especial em São Manuel.
Cadeia foi interditada pela Justiça no começo do mês de agosto.
Menores infratores, que são apreendidos pela polícia na região de Botucatu, SP, estão sendo colocados em liberdade. Com a interdição da cadeia de São Manuel, não existe um local onde eles possam ficar até a transferência para a Fundação Casa. Desde o começo do mês vários adolescentes já foram soltos.
Um deles, um jovem de 17 anos foi detido no Jardim Peabiru em Botucatu. Os policias da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes encontraram com ele, 78 pedras de crack e uma quantidade pequena de maconha. Caso a Vara da Infância determine a internação, o jovem será encaminhado à Fundação Casa, mas esse processo pode demorar alguns dias.
A seccional de Botucatu atende a 13 cidades. O único local na região para colocar menores infratores até a liberação de vaga era uma cela especial da cadeia de São Manuel. A delegacia de entorpecentes de Botucatu faz a maior parte das prisões de menores, pelo envolvimento com o tráfico de drogas. Em média são apreendidos de 10 a 12 jovens por mês.
Segundo o delegado Paulo Buchignani, a falta de um local para deixá-los pode contribuir para que eles voltem a praticar crimes. “Sem dúvida nenhuma vai aumentar entre eles o já existente hoje sentimento de impunidade o que, fatalmente, fará aumentar o tráfico de drogas envolvendo os menores”, afirma.
A desocupação total da cadeia de São Manuel deve ocorrer até o final do mês. A Polícia Civil estuda usar o prédio para abrigar os menores. “Nós estamos esperando desocupar o prédio de São Manuel para tentar uma reforma e ver se a juíza autoriza uma das celas receber os menores nessas condições”, destaca o delegado seccional Antônio Soares da Costa Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário