terça-feira, 31 de julho de 2012

Rebelião Fundação casa São Bernardo

31/07/2012 - FUNDAÇÃO CASA
INTERNOS DA FUNDAÇÃO CASA FAZEM REBELIÃO EM S. BERNARDO
Por: Renan Fonseca  (pauta@abcdmaior.com.br)

Fundação Casa tem rebelião; ninguém ficou ferido. Foto: Luciano Vicioni
Fundação Casa tem rebelião; ninguém ficou ferido. Foto: Luciano Vicioni
Funcionários da instituição não foram agredidos; rebelião envolveu 120 internos

Os mais de 120 internos da Fundação Casa de São Bernardo se rebelaram na noite desta segunda-feira (30/07) e depredaram parte da unidade. O motim começou por volta das 21h30 e durou até às 2h de terça-feira (31/07). Esta foi a segunda rebelião este mês na unidade de detenção do Estado. No dia 23, na semana passada, os internos da unidade de Praia Grande, que só este mês registrou outras três rebeliões, voltaram a se rebelar a unidade e dezoito internos conseguiram fugir.


Na unidade de São Bernardo, na Estrada da Servidão, região do bairro Demarchi, ninguém ficou ferido com a confusão. As informações são do Cintraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo).


Segundo o presidente do sindicato, Julio Alves, a situação nas detenções da Fundação Casa está se agravando nos últimos quatro meses. "Nossa preocupação é com os funcionários, pois a frequência de rebeliões está se aproximando da realidade vivida entre 2005 e 2006", comentou o presidente, mencionando período em que funcionários foram gravemente feridos durante rebeliões.


Em São Bernardo, a unidade da Fundação Casa, inaugurada em maio do ano passado com duas alas,  detém mais de 120 internos, sendo que a capacidade é de 54 menores em cada ala.
Paralisação  - Alves informou sobre a possibilidade de os funcionários da Fundação Casa paralisarem os trabalhos. O funcionalismo é contra cronograma de plantões estudado pela Fundação. "Já notificamos a entidade e também o Ministério Público. A paralisação deve acontecer primeiramente na unidade da Vila Maria e depois se ampliar para outras unidades", garantiu Alves.
Sindicância
A assessoria de Imprensa da Fundação Casa informou por meio de nota  que o "movimento de indisciplina foi controlado pelos próprios funcionários da instituição".
Além disso, a instituição informou que "nenhum servidor ficou ferido e dois adolescentes foram encaminhados para atendimento médico com ferimentos leves. Não houve grandes danos patrimoniais e os adolescentes não apresentaram reivindicação."
"A Corregedoria da Fundação esteve no local e instaurou sindicância para apurar os fatos. Os jovens envolvidos passarão pela Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) e o Judiciário receberá informações sobre o ocorrido para tomar suas próprias providências em relação aos jovens. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário