sexta-feira, 6 de julho de 2012

Presos da região de Piracicaba não podem mais ser levados para CDP

A superlotação da unidade foi o motivo da decisão da justiça








Atualmente a população carcerária do CDP de Piracicaba é 
de 1.714 pessoas, só o que o local tem capacidade para abrigar 512 detentos. Diante desse quadro a juiza da Vara do Juri e Execução Penal Gisele Ruffo proibiu que novos presos sejam levados para o local.
O impedimento para que o Centro de Detenção Provisória receba novos detentos já preocupa os delegados da região de Piracicaba, pois as pessoas que estão sendo presas acabam tendo que ficar nas celas das delegacias e elas não são preparadas para absorver muitos detentos. 
O repórter Heitor Freddo conversou com o delegado secccional de Limeira José Henrique Ventura que apontou os riscos dessa situação. A decisão judicial proibindo o recebimento de novos presos estabele ainda que o impedimento deve prosseguir até a redução de pelo menos 30% no números de presos. Confira!


Presos disputam cada centímetro na "praia" das celas nos presídios da região de campinas

Nos 15 presídios da região a capacidade de presos já foi ultrapassada em mais de 5 mil

A população carcerária atual nos 15 presídios localizados nas 60 cidades da área de cobertura da TVB Record Campinas chega a 12.021 detentos, mas as vagas são suficientes para 6.256 pessoas. Mais de cinco m,il presidiários bringam pela chamada praia das celas para resisitir enquanto cumprem as penas determinadas como punição para os crimes que cometeram.
A superlotação gera o risco de fugas e matanças no interior dos presídios. Uma situação que coloca em risco a vida de agentes penitenciários, uma vez que um ou dois deles cuida de até 300 presos. O sistema do jeito que está é um barril de pólvora e incapaz de ressocializar qualquer condenado. De cada 10 presos 7 retornam à prisão.
O problema de vagas pode ser solucionado com a construção de 8 presídios. Mas, especialistas não vêem com bons olhos essa saída como forma de resolver essa questão. Acompanhe na reportagem especial produzida por Joceli Gogoi e elaborada pela repórter Livia Zuccaro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário