segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sete continuam soltos após fugir da Fundação Casa

Na sexta-feira, a assessoria de imprensa divulgou que 13 adolescentes haviam fugido da unidade, mas dois jovens estavam em outra sala e foram localizados. Dos 11 fugitivos, quatro menores foram encontrados nas proximidades da unidade na noite de sexta-feira.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Menores fogem da Fundação Casa Itaquera






Treze menores infratores fugiram da unidade da Fundação Casa de Itaquera, na zona leste de São Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira, dia 6. A Polícia Militar foi acionada para procurar os adolescentes nas imediações da unidade. O helicóptero Águia foi deslocado para a ação. Até o momento, três jovens foram recapturados.
A Fundação Casa informou que os menores fugiram por volta das 17h30.  Após a fuga, os adolescentes que não conseguiram escapar causaram um tumulto na casa, quebraram mesas e cadeiras da instituição mas foram contidos pelos funcionários, deixando sete deles com ferimentos leves.
Ainda não há notícias sobre as circunstâncias da fuga dos menores. A unidade, que tem capacidade para comportar 150 pessoas, abriga 100 atualmente. A Corregedoria da Fundação Casa vai abrir uma sindicância para apurar como ocorreu a fuga.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Menores se rebelam e 14 escapam de unidade da Fundação Casa em Arujá


Um grupo formado por 14 adolescentes fugiu, na noite do último domingo, da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) de Arujá. O bando utilizou a porta de um banheiro para fazer um buraco em uma parede da instituição. O caso, que foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade como dano e ato infracional, também será apurado pela corregedoria da instituição.
De acordo com o registro policial, por volta das 21 horas, diversos adolescentes iniciaram um tumulto no interior da Fundação Casa de Arujá - localizada na Rua Valdomiro Luiz Coutinho, no Jardim São Bento. O grupo começou a quebrar diversos objetos e arrancou a porta de um dos banheiros do local.
Em depoimento à polícia, Dorival Cardoso de Lima, de 58 anos, diretor da instituição, relatou que o grupo - formado por adolescentes com idades de 13 a 18 anos - utilizou o objeto para abrir um buraco em uma das paredes da fundação.
Em seguida, eles utilizaram o orifício para acessar uma quadra de esportes, escalaram um alambrado e fugiram, após pular os muros da instituição.
Dos 14 menores que escaparam do local, quatro já completaram 18 anos.
NÚMEROS Ao todo, 14 dos 56 adolescentes infratores que estão apreendidos no local conseguiram escapar.
O DS apurou que membros da corregedoria da instituição não descartam a possibilidade de que a fuga tenha sido facilitada por funcionários.
A suspeita surgiu depois da constatação de que, durante a ação dos menores, ninguém ficou ferido. O que, aparentemente, comprovaria a ausência de confronto de funcionários responsáveis pela segurança do local.
BUSCAS Após o incidente, a Polícia Militar (PM) fez buscas, nas imediações do bairro. Entretanto, nenhum menor foi recapturado até o fechamento dessa edição.



Confusão na Fundação Casa de Mongaguá termina com funcionários feridos


Uma confusão na Fundação Casa de Mongaguá ocorreu na manhã desta sexta-feira e terminou com cinco funcionários feridos. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, nenhum eles se feriu gravemente.
Ainda segundo o órgão, um interno agrediu um funcionário ao jogar uma cadeira em cima dele. Durante a ação, outros menores aproveitaram a situação para iniciar uma confusão e outros funcionários acabaram sendo agredidos. Os internos foram contidos logo depois.
Segundo a assessoria, não houve necessidade de acionar a Polícia Militar. Os funcionários sofreram escoriações leves e foram encaminhados ao Centro de Saúde de Mongaguá. Posteriormente, foram levados ao Hospital Frei Galvão, em Santos.

http://www.washington.blog.br/2012/04/27/confusao-na-fundacao-casa-de-mongagua-termina-com-funcionarios-feridos/

Adolescente ataca promotora com tesoura durante audiência


Jovem aproveitou momento sem algemas para fazer o ataque.Juiz, agente socioeducativo e advogado evitaram que a mulher fosse atingida.


Adolescente tentou matar promotora com uma tesoura (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
 Tesoura usada por menor no ataque à promotora em Soledade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)





Ele tem 17 anos, mas sua ficha na polícia causa inveja a muito criminoso destemido pelo país. São 120 passagens em pouco mais de cinco anos de ilegalidade, a maioria por furtos e roubos para o sustento do vício em crack. Na tarde desta segunda-feira (02), ele voltou a ser fichado. O adolescente revoltado atacou uma promotora com uma tesoura durante uma audiência. A violência aconteceu no Fórum de Soledade, a 220 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na pequena cidade de 30 mil habitantes, ninguém se surpreendeu com o comportamento do rapaz que era morador de rua.

O menor vive na rua. Até pouco tempo era criado pela avó, porém, teria se desentendido e até a ameaçado. procurado, o defensor público que acompanhou o rapaz na audiência não foi encontrado

Conhecido pela polícia e por grande parte dos cerca de 30 mil habitantes da cidade, o rapaz iniciou na delinquência antes dos 12 anos de idade. De lá pra cá, acumula diversas passagens pela polícia, principalmente por furtos e roubos.


Nessa segunda-feira, ele estava presente à segunda audiência que avalia seus atos infracionais quando, no momento em que o juiz autorizou a retirada de suas algemas, avançou sobre uma mesa, pegou uma tesoura e se lançou em direção ao pescoço da promotora Camila Santos da Cunha. A mulher teve que ser protegida por um agente socioeducativo, pelo advogado do menor e pelo próprio juiz, até o rapaz ser contido.

Segundo o delegado Sander Ribas Cajal, da Polícia Civil do município, o jovem ficou irritado com as argumentações da promotora, pegou uma tesoura que estava sobre a mesa e tentou atingir Camila Santos da Cunha no pescoço.

"Ele foi para matar a promotora. Estava enfurecido", disse o delegado ao G1.
A promotora conseguiu se esquivar do primeiro golpe e foi salva graças à ação do juiz, de um agente socioeducativo e do advogado do menor, que não permitiram que ela fosse atingida. Segundo o delegado Cajal, o menor foi autuado em flagrante. Ele será autuado por tentativa de homicídio, encaminhado ao Ministério Público e depois voltará para o Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) de Passo Fundo. Procurada pelo G1, Camila Santos da Cunha não quis falar com a imprensa sobre o caso.



Depois do incidente, foi feito na delegacia de Soledade um PAAI (Procedimento de Apuração de Ato Infracional), e o agressor, levado de volta para o Centro de Atendimento Sócio Educativo da cidade de Passo Fundo, onde ele está recolhido. Muito abalada, a promotora prestou depoimento, mas está evitando comentar o caso com a imprensa.


“Instauramos esse PAAI, mas em dezembro, depois que o menor completar 18 anos, ele terá todos seus antecedentes zerados, conforme estipula o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]”, disse o delegado de Soledade, Sander Ribas Cajal.


Segundo ele, o menor e um comparsa, já maior de idade, são responsáveis por grande parte dos pequenos furtos na cidade. Tudo para manter seu vício no crack. “Quando ele foi recolhido, registramos queda de mais de 60% nos furtos. São pequenos, mas que incomodam muito as pessoas.”

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/04/adolescente-ataca-promotora-com-tesoura-durante-audiencia-no-rs.html


.