segunda-feira, 15 de junho de 2015

Agentes do Degase fazem protesto

Má conservação e superlotação das unidades, mudanças no plano de carreira e a criação de secretaria estadual específica para o Degase, estão na pauta das reivindicações do Sindicato da categoria.

Cerca de duzentos servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas realizam uma manifestação na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Neste momento, quatro líderes do sind-Degase estão se dirigindo para o Palácio do Governo, para uma reunião com o Governador Luiz Fernando Pezão.

Somente neste ano de 2015, quatro internos morreram em instituições do Degase.  / ReproduçãoDe acordo com o Sindicato, os servidores protestam contra o descaso do Governo com as condições dos trabalhos dos servidores. Os manifestantes interditam o trecho da Estrada do Galeão, na altura da Praça do Avião, na pista sentido Ilha do Governador.

O grupo busca chamar atenção para o atual sistema socioeducativo do Estado. Somente neste ano de 2015, quatro internos morreram em instituições do Degase. Um deles morreu após diagnóstico de meningite e outros três foram assassinados em unidades de cumprimento de medidas socioedutativas.

Servidores decidiram entrar em greve no último dia 10.
Paralisação começou nesta segunda-feira (15).


No último dia 10, os funcionários decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato, cerca de 400 servidores participaram da assembleia. A categoria reivindica a criação de uma Secretaria de Estado para o Atendimento Socioeducativo; a equiparação salarial dos agentes do Degase com os agentes penitenciários e o retorno do plano de cargos, carreiras e salários do órgão.

Ficou decidico que, durante a greve, somente serão realizados serviços considerados essenciais, como a alimentação dos internos, a higiene pessoal e emergências médicas. Serão interrompidas as atividades administrativas e serviços como audiências, transferências entre unidades, banho de sol dos adolescentes, atividades escolares, esportivas e de lazer, atendimentos do corpo técnico  (psicologia, pedagogia e serviço social).

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/rio/noticia/Default.asp?id=100000756560&t=Agentes-do-Degase-fazem-protesto-na-Estrada-do-Galeao.html&fb_action_ids=928467377210377&fb_action_types=og.comments

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/funcionarios-do-degase-fazem-protesto-no-rio.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Um comentário:

  1. Ainda bem que essa situação já está se resolvendo. Apesar de tudo o Pezão está tentando solucionar os problemas do estado e meio a toda essa crise financeira.

    ResponderExcluir