terça-feira, 31 de março de 2015

Governo autoriza pagamento de Bônus para os trabalhadores da Fundação CASA


Governo autoriza pagamento do Bônus por Resultados

Governo autoriza pagamento do Bônus por Resultados

Servidores terão direito até 64,21% de seu salário de dezembro de 2014

BONUS_4_WEBO Governo do Estado de São Paulo autorizou o pagamento do Programa de Bonificação por Resultados do exercício de 2014 aos servidores da Fundação Casa-SP. O índice obtido e ratificado pelo governo foi de 64,21%

“O bônus beneficia os servidores que participaram do cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa em 2014 e se envolveram no dia a dia da Fundação durante o ano”, disse Berenice Giannella, presidente da CASA.

Assim, todos os servidores que cumpriram os requisitos e regras estabelecidos pela norma do Programa têm direito a receber, a título de bônus, um valor de até 64,21% de seu salário de dezembro de 2014, com os descontos de praxe.

O valor a ser recebido a título de bônus por cada servidor será processado pela instituição bancária e disponibilizado até às 23h59 do dia 14 de abril de 2015.

Maurício da Silva Correia, que coordena os trabalhos, também explica que os servidores que interpuserem recurso à Comissão Interna do Programa de Bonificação por Resultados deverão aguardar a análise da Comissão e a apreciação da Presidência para perceberem o valor do bônus.

Bônus por Resultados

Após o período de avaliação (janeiro a dezembro de 2014), o bônus beneficiará os servidores pelos resultados da Fundação Casa-SP que foram gerados pelo comprometimento e assiduidade de cada um.

O Programa de Bonificação por Resultados (BR), mais do que uma prestação pecuniária paga aos funcionários por cumprir as 12 metas dos indicadores estabelecidos, colabora na modernização da administração da Fundação Casa-SP e, consequentemente, no aprimoramento de seus resultados na execução das medidas socioeducativas.

Os indicadores foram custo total do Adolescente e índices de Satisfação do Poder Judiciário, de Satisfação do Ministério Público, de Reincidência, de Execução Orçamentária de Investimento, de elaboração de Relatório Polidimencional, de Plano Individual de Atendimento, de Adolescentes Inseridos na Escola Formal, de Adolescentes com Certificado do Ensino Profissional Básico, de Emissões de RG e cartão do SUS e, por fim, de Identificação Digital.

O Programa de Bonificação por Resultados é uma iniciativa da presidente da Fundação Casa-SP, Berenice Giannella, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2012 e inédito entre as Fundações do governo.

FONTE;


http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/3968-governo-autoriza-pagamento-do-bonus-por-resultados

CCJ aprova tramitação de PEC da maioridade penal


CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal

Comissão de Constituição e Justiça decidiu que PEC poderá tramitar.
Texto ainda terá de passar por comissão especial e plenário da Câmara.

Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, que leva aproximadamente dois meses.

Se aprovada na comissão, a proposta vai ao plenário, onde são exigidos 308 votos, do total de 513 deputados, para aprovação, em duas votações. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e mais duas votações no plenário, onde são exigidos 49 votos entre os 81 senadores.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra - resultado que gerou protesto de manifestantes presentes na reunião.

Deputados de partidos favoráveis a redução penal comemoravam o resultado da votação

Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.

No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. "Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados", disse.

Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”

PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.

Tramitação
No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa. 

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.

Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição

Íntegra da proposta:

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Daniella Cronemberger
material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469

Painel de votação
Painel com o resultado da votação sobre a admissibilidade da PEC 171/93 na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara

Agentes do Degase protestam em frente à Alerj contra agressões

Grupo aponta problemas nas unidades, como periculosidade e insalubridade, e pede melhores condições de trabalho

Rio - Agentes do Degase fizeram uma manifestação na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) contra as agressões e assassinatos sofridos pelos servidores. O protesto foi realizado em dia de audiência pública para tratar do tema e as condições de trabalho da categoria. O grupo aponta diversos problemas nas unidades, como insalubridade, superlotação e periculosidade, e reivindica ainda equiparação salarial com os servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

"Há duas semanas o agente Adílson Cassiano foi morto em Muriqui. Ele já estava aposentado, mas o reconheceram. Em 2013, houve três assassinatos. As condições do Degase são sub-humanas, tanto para servidores quanto para adolescentes. Não pode continuar assim", afirmou o presidente do sindicato dos servidores do Degase, João Luiz Rodrigues, lembrando ainda o sequestro de um agente no último dia 24, quando houve uma rebelião no Educandário Santo Expedito, em Bangu.



O agente daquela unidade foi sequestrado e torturado no Morro do 48, no mesmo bairro. Segundo seus relatos, um ex-interno o reconheceu e o levou para o alto da comunidade.

Audiência Pública discute melhorias

O deputado Marcelo Freixo (PSOL) está presidindo uma audiência pública na Alerj para tratar das reivindicações da categoria, como equiparação salarial com agentes da Seap e melhores condições de trabalho. Além de João Luiz Rodrigues, compõem a mesa o desembargador Siro Darlan, a deputada Marta Rocha (PSD), o presidente do Degase Alexandre Bastos, e a secretária estadual de Assistência Social, Teresa Consentino.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-31/agentes-do-degase-protestam-em-frente-a-alerj-contra-agressoes.html


Quatro jovens fogem a caminho de unidade de internação do DF

Veículo levava oito menores e um agente para centro em São Sebastião.
Dois adolescentes foram recapturados por profissionais da unidade, diz PM.

Quatro adolescentes infratores que eram transportados para a Unidade de Internação de São Sebastião, no Distrito Federal, conseguiram abrir a porta do veículo e fugiram na noite desta segunda-feira (30).

Segundo a Polícia Militar, dois dos jovens foram recapturados por agentes da própria unidade.

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude disse ao G1 que tomou todas as medidas cabíveis e que vai abrir um processo administrativo para apurar as condições da fuga e possíveis responsabilidades.

A fuga aconteceu por volta das 20h30 em um trecho próximo ao Jardim Botânico. Segundo um educador social da unidade que não quis se identificar, o carro levava oito adolescentes, um agente socioeducativo e o motorista.
A PM informou que continuava a procura pelos jovens por volta das 23h45. Um helicóptero da corporação foi enviado para a busca.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/03/quatro-jovens-fogem-caminho-de-unidade-de-internacao-do-df.html

Agente socioeducativo leva pedrada na cabeça na FUNASE

Partida de futebol termina em rebelião na Funase de Timbaúba

Uma briga durante uma partida de futebol terminou em rebelião e deixou um agente socioeducativo e dois adolescentes feridos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (30). 

Nove envolvidos no motim foram identificados e encaminhados para a delegacia do município. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde de Vitória de Santo Antão.

Resultado de imagem para pedrada na cabeça
foto meramente ilustrativa 
De acordo com a Funase, a discussão por conta do jogo começou e rapidamente outros internos entraram na briga. O agente tentou apartar os adolescentes e acabou levando uma pedrada na cabeça. A polícia foi acionada e, para evitar que entrasse na unidade, os internos atearam fogo em pneus em frente ao portão que separa os alojamentos da área administrativa.


Os suspeitos de começar a confusão prestaram depoimento na noite desta segunda. Entre eles, há dois maiores de idade. As vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/03/30/interna_vidaurbana,568904/rebeliao-na-funase-de-timbauba.shtml

segunda-feira, 30 de março de 2015

série de reportagens da Rede Record sobre o sistema socioeducativo

AGENTE SOCIOEDUCATIVO É ASSASSINADO EM PERNAMBUCO

Agente da Funase morre após ser atingido por tiros em bar, no Recife

Homem teria entrado no local e feito disparos contra a vítima.De acordo com polícia, agente trabalhava também como segurança.

Um agente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), de 34 anos, morreu após ser atingido por tiros em um bar no bairro da Iputinga, na Zona 

Oeste do Recife, no domingo (29). De acordo com a polícia, ele trabalhava também como segurança particular e há a possibilidade de o crime ter a ver com a profissão dele.

Agente da Funase foi assassinado a tiros (Foto: Reprodução / TV Globo)As investigações apontam que um homem fingiu ser cliente do bar e atirou na vítima, que chegou a se levantar e correr, mas o atirador teria continuado a efetuar disparos até que ele morresse. Outro homem acabou ferido também no tiroteio e foi levado para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

De acordo com parentes do agente socioeducativo, que preferiram não se identificar, o homem que foi ferido era amigo da vítima. Eles estavam bebendo no bar com amigos, que é perto da casa do agente, quando ocorreu o crime. A família afirma ainda que o homem que atirou contou com ajuda de outra pessoa para fugir do local, numa moto.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituo Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro. O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios, sob responsabilidade do delegado Bruno Magalhães, segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ainda não há pistas sobre o criminoso.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/03/agente-da-funase-morre-apos-ser-atingido-por-tiros-em-bar-no-recife.html

domingo, 29 de março de 2015

Agentes socioeducativos do Rio de Janeiro em Ato Público pela Vida dos Agentes da Segurança e pela PEC 300.

Agentes socioeducativos do Rio de Janeiro 

No dia 29/03, o Sind Degase esteve presente, junto com servidores, no Ato Público pela Vida dos Agentes da Segurança Pública e pela PEC 300.

O manifesto foi organizado pelo movimento SOS Bombeiros, ligado ao Deputado Federal Cabo Daciolo, e reuniu várias lideranças sindicais dos Bombeiros, da Guarda Municipal e da PMERJ, além de contar com representantes do Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco.

Também estiveram presentes diversos parlamentares, como os Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá, que é o autor da PEC 300, e o Pastor Eurico.

O presidente do Sind Degase, João Luiz Pereira Rodrigues, foi convidado a se pronunciar no movimento, fazendo uma fala muito bem recebida pelos manifestantes, onde fez um apelo ao Projeto de Lei que tramita em Brasília, instituindo o porte de armas federal para os Agentes Socioeducativos, que estão sendo mortos em todo o país.

CLICK E OUÇA O AUDIO


VEJA AS FOTOS:  https://www.facebook.com/sinddegase/posts/798694600208151






Finanças aprova bolsa formação para profissionais que trabalham com adolescente infrator

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (25), a adequação financeira e orçamentária da proposta que estende os benefícios do Projeto Bolsa Formação para profissionais que trabalham com socioeducação de adolescentes infratores. 

O Bolsa Formação consiste no pagamento mensal de R$ 443 e já beneficia o processo de qualificação profissional dos integrantes de carreiras de policial, civil e militar; de bombeiros militares; de agentes penitenciários; de agentes carcerários; e de peritos.



A lei que estabeleceu as bases do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci – Lei 11.530/07), posteriormente alterada pela Lei 11.707/08, já prevê o pagamento de Bolsa Formação. No entanto, a legislação vigente é omissa em relação aos socioeducadores e aos monitores que trabalham diretamente com os jovens internados. A medida está prevista no Projeto de Lei 84/11 , do deputado Weliton Prado (PT-MG).

Deputado Assis Carvalho (PT-PI)
Carvalho:   não será criada despesa,
o projeto apenas os inclui na possibilidade
de serem   contemplados  com o  benefício.
Relator na comissão, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) apresentou parecer pela aprovação do projeto e dos substitutivos aprovados nas comissões de Trabalho, de

Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “Não se trata da criação de despesa, pois o projeto apenas os inclui na possibilidade de serem contemplados com o benefício.

A efetiva despesa dependerá de prévia dotação orçamentária e sua realização terá caráter discricionário, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras do Ministério da Justiça”, observa o relator.







Tramitação

O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/484717-FINANCAS-APROVA-BOLSA-FORMACAO-PARA-PROFISSIONAIS-QUE-TRABALHAM-COM-ADOLESCENTE-INFRATOR.html?utm_campaign=boletim&utm_source=agencia&utm_medium=email

rebelião e fuga são registradas no Usip neste domingo em Sergipe

Polícia Militar diz que oito fugiram e seis foram reaprendidos.
Já a Fundação Renascer confirma três fugas e danos materiais.

Policiais foram acionados para reforçar a segurança na Usip (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Policiais foram acionados para reforçar a segurança na Usip (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) no fim da manhã deste domingo (29) em Aracaju. Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) o pedido de reforço para conter o princípio de rebelião foi por volta das 11h.

Militares do Batalhão de Choque foram até o local para garantir a segurança dos agentes de medidas socioeducativas que fizeram a revista nos alojamentos. “A informação que recebemos é que oito garotos fugiram e seis foram reaprendidos ainda próximo ao local da unidade”, afirma o major Flávio Arthur, da polícia de Choque.

A Fundação Renascer confirma que três adolescentes fugiram através de um buraco no muro. Segundo a instituição que administra a Usip, a confusão começou na Ala 6 e alguns patrimônios foram danificados porque os jovens jogaram pedras nos refletores e vidros.

Por volta das 16h deste domingo (29), policiais em quatro viaturas da Radiopatrulha e do Choque reforçaram a segurança no entorno da Usip. A situação já está considerada sob controle pela Fundação Renascer.

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2015/03/principio-de-rebeliao-e-fuga-sao-registradas-no-usip-neste-domingo.html




sábado, 28 de março de 2015

Agentes agredidos no CASEP de Joinville -SC

Centro de detenção de menores infratores causa medo e preocupação em Joinville




Após agente ser torturado, categoria realizará ato na Alerj

Agentes socioeducativos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) farão uma manifestação em repúdio ao sequestro seguido de tortura sofrido pelo servidor Israel Nunes na última quarta-feira (25).

Foto: Sind-Degase

 O ato será realizado na próxima terça-feira (31), às 9h, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), localizada no Centro da cidade.

Através do Facebook, o Sindicato do Departamento Geral de Ações Socioedutivas do Degase (Sind-Degase) convocou os trabalhadores da categoria para o protesto. Segundo o órgão, eles exigem segurança dentro e fora das unidades.

Procurado pela reportagem do Portal Manchete Online, a assessoria de imprensa do Degase não foi localizada até o fechamento da matéria para comentar o caso.  

O sequestro
Israel, que é lotado no Educandário Santo Expedito, em Bangu, na Zona Oeste, foi sequestrado pelos criminosos do Morro do 48, na mesma região, e só foi solto 16 horas mais tarde. A ideia dos traficantes era executar o agente, no entanto desistiram da ideia ao ver que militares do 14º BPM (Bangu) realizavam diversas varreduras nos principais pontos da comunidade.

Segundo informações do Sind-Degase, os bandidos fizeram ameaças a outros funcionários do Degase e afirmaram que vão “pegar quem passar na área”. O sequestro foi uma resposta a forma que os menores infratores foram tratados durante a rebelião no Educandário Santo Expedito, na terça-feira.



sexta-feira, 27 de março de 2015

Em entrevista ao blog ImprenÇa (#JornalistasLivres)



Apesar de não saber a nomenclatura do cargo daqueles que fazem a segurança de centros socioeducativos, daqueles que ficam 24 horas com menores infratores, temos a certeza que ele já ouviu as reclamações dessa categoria.

Todos os dias este blog noticia fatos que não queríamos noticiar, mas é preciso  mostrar o que passa um agente socioeducativo.

Agente socioeducativo, o que conhece o dia dia de um menor infrator, sabe da suas dissimulações, da cara de coitadinho na frente de quem interessa,  as mentiras, arrogâncias e agressividades .


Viatura do Degase capota próximo a Ilha do Governador

 Uma pessoa ficou levemente ferida no acidente na Estrada do Galeão

Rio - Uma viatura do Degase capotou agora a pouco na Estrada do Galeão, sentido Ilha do Governador. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros o acidente teve apenas uma vítima com ferimentos leves. Ela já foi atendida pelos bombeiros, que estão neste momento no local. Ainda não se sabe o motivo do capotamento.


Segundo uma testemunha do acidente, um pedestre atravessou na frente da viatura provocando a freada brusca do veículo. Por estar com o pneu careca, ainda de acordo a testemunha, um dos pneus acabou estourando.

 No momento do acidente, dois agentes e um detento estavam no interior do veículo. Um dos funcionários do Degase, identificado como José G. Silva, de aproximadamente 50 anos, precisou ser atendido pelos militares do Corpo de Bombeiro. Com ferimentos leves, a vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, situado no Centro da cidade.



O centro de Operações informou que uma faixa da via está interditada para o trabalho de resgate dos bombeiros. Homens da Polícia Militar também estão no local.
http://www.mancheteonline.com.br/veiculo-do-degase-capota-na-ilha-do-governador-e-deixa-ferido/

De acordo com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas, a viatura, que é do setor de transportes do departamento, não transportava adolescentes no momento do acidente, que aconteceu por volta das 16h. Uma faixa da via segue interditada pra trabalho da perícia. Os motoristas que saem da Ponte do Galeão em direção a Ilha do Governador encontram trânsito lento no trecho.

  Foto: Sind-Degase

Agentes do departamento relatam que as viaturas estão em situação precária de manutenção. Muits internos estão, segundo eles, sendo transportados em veículos inadequadoscomo kombis velhas e até carros de passeio.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-27/viatura-do-degase-capota-proximo-a-ilha-do-governador.html




Internos fogem de unidade da Fundação Casa na Zona Leste, diz PM

Corporação diz que jovens aproveitaram entrada de caminhão de entrega.
Fuga aconteceu na unidade de Itaim Paulista na tarde desta sexta-feira.

Internos da Fundação Casa do Itaim Paulista fugiram na tarde dessa sexta-feira (27), de acordo com a Polícia Militar. A corporação diz que eles aproveitaram o momento em que um caminhão fazia entregas e fugiram pelo portão que dá acesso à unidade.

A Polícia afirma que mais de 20 jovens fugiram, mas ainda não havia um número exato por volta das 17h30. A assessoria da Fundação Casa informou, no horário, que apurava informações sobre a fuga.

Por volta das 18h20, 8 adolescentes que participaram da fuga foram recuperados, segundo a PM.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/internos-fogem-de-unidade-da-fundacao-casa-na-zona-leste-diz-pm.html

Agente sequestrado e torturado por ex-internos é noticia em emissoras de tv

RECORD
 



 SBT
http://www.sbt.com.br/sbtvideos/programa/26/SBT-Brasil/categoria/1787/797018a3e99368891d56fc6f355de834/Funcionario-de-instituicao-para-menores-escapa-da-morte-no-Rio.html


BAND

quinta-feira, 26 de março de 2015

Fundação Casa constrói nova unidade em Piracicaba

Piracicaba terá, a partir de novembro, mais uma unidade da Fundação Casa. 

A unidade Rio Piracicaba 2 terá capacidade para 48 adolescentes e funcionará ao lado do já existente, que possui 65 vagas. 

As obras foram iniciadas em fevereiro ao custo de R$ 5,5 milhões e, após a conclusão, deverão ser geradas mais 80 vagas de emprego entre diretas e indiretas.

Em agosto do ano passado, o Ministério Público propôs uma ação civil pública contra a Fundação Casa e contra o Estado de São Paulo e exigiu a criação de novas vagas.

Dois meses antes, pelo menos 11 adolescentes permaneceram apreendidos por mais de cinco dias na carceragem do 1º Distrito Policial, contrariando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

De acordo com o vice-presidente da Fundação Casa, Cláudio Piteri, a unidade em construção segue a política de descentralização preconizada pelo Governo Estadual.

“Desde 2005 adotamos uma nova forma de gestão e procuramos nos instalar de acordo com a demanda existente. Foram feitos inúmeros levantamentos até concluirmos que a região de Piracicaba carece de mais uma unidade, por isso estamos erguendo este novo centro”, afirmou.

Apesar do discurso de descentralização adotado pelo vice-presidente da Fundação, a ação proposta pelo MP estabeleceu prazo de seis meses para que a Fundação Casa implementasse mais 562 vagas de internação na capital e 908 nas unidades do litoral e do interior e deu prazo de um ano para adequação da capacidade máxima ao recomendado pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) que pede a limitação de até 40 internos por unidade.

Levantamento do Ministério Público mostrou que 75% das unidades da capital e 98,7% das unidades do interior e do litoral estavam superlotadas no primeiro semestre do ano passado.

Em abril, a unidade Rio Piracicaba abrigava 25% mais adolescentes do que o previsto.

Para Piteri, a necessidade da construção da unidade evidencia a existência de falhas no sistema.

“Não podemos negar que a necessidade da nova unidade, sem dúvida, indica que em algum momento houve falhas na atual política”, relatou.

Apesar de estar em construção desde fevereiro, segundo Piteri, a placa do governo em frente ao que será a unidade Rio Piracicaba 2, informa que a obra começou em novembro do ano passado, porém, nenhum tipo de divulgação foi feito à respeito.

Segunda unidade da Fundação Casa em Piracicaba (Foto: Alessandro Meirelles/G1)

http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=226699

Menores causam desordem na Fundação Casa Araraquara

Confinados em seus respectivos quartos, internos tumultuaram a instituição na noite de quarta-feira

Quinze menores internos da semiliberdade da Fundação Casa causaram desordem no final da noite desta quarta-feira (25) na unidade, localizada na Rua Imaculada Conceição, no bairro do Santa Angelina, em Araraquara.

De acordo com a Polícia Militar (PM), viaturas foram até o local para apoiar os funcionários da fundação, que estariam com problemas para controlar os menores, confinados em seus respectivos quartos. Os adolescentes só se acalmaram com a chegada do diretor da instituição.

Apesar do tumulto, a PM não considerou um início de rebelião. Ninguém ficou ferido.

Em nota enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da instituição esclarece que os adolescentes da semiliberdade passaram por intervenção socioeducativa na manhã desta quinta-feira (26). Eles foram orientados sobre a importância da medida socioeducativa e do cumprimento das regras da semiliberdade. Os familiares dos jovens e o judiciário foram informados da ocorrência. (Colaborou Daiane Bombarda)

http://www.araraquara.com/noticias/policia/policia_internaNOT.aspx?idnoticia=1046763

Agente do Degase foi torturado por 16 horas em favela de Bangu

Homem que seria queimado no chamado 'microondas' conseguiu escapar. Sindicato defende porte de arma fora das unidades para a categoria

CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - O agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), sequestrado por criminosos quando voltava para a casa, em Bangu, foi torturado por 16 horas, até conseguir fugir. Durante esse tempo, ele ficou amarrado numa árvore, no alto do Morro do 48, no mesmo bairro, com os braços presos com fios e a cabeça enrolada em fita adesiva. Além de levar coronhadas, chutes e socos, a vítima ainda teve que se deitar para que os bandidos passassem três vezes por cima dele de moto. Pouco antes de conseguir se desamarrar, numa distração do grupo, ele já tinha recebido a ‘sentença’: seria queimado, no chamado microondas, no início da noite.

O drama de X., que é lotado no Educandário Santo Expedito (ESE), em Bangu, começou por volta da meia-noite de terça-feira. Ele tinha deixado o plantão na unidade, onde naquele dia havia ocorrido uma rebelião, quando foi abordado por dois jovens, com pistolas, que estavam em motocicletas. O agente foi cercado em frente a um posto de gasolina, a poucos metros de casa, e foi obrigado a seguir numa das garupas. Um dos menores disse para X. que o reconheceu como sendo funcionário do Degase e que, por isso, o levaria para dentro da comunidade. O adolescente era ex-interno e tinha cumprido medida socioeducativa no ESE.



Durante o período em que ficou amarrado, X. ouviu conversas dos criminosos, por telefone, com o chefe do tráfico do morro, que pertence a facção Comando Vermelho. Os bandidos queriam autorização para matá-lo. A permissão foi dada, e o grupo decidiu que ele seria morto, às 18 horas, queimado. O agente, que trabalha há apenas um ano no sistema Degase, também ficou sabendo pelos bandidos que eles acompanhavam a rotina de alguns funcionários.

X. conseguiu escapar por volta das 16 horas, quando policiais do 14º BPM (Bangu) se preparavam para entrar na comunidade para resgatar o agente. Preocupados com a presença dos militares, os criminosos o deixaram sozinho, o que facilitou sua fuga. Ele está internado para fazer exames, mas está decidido a não voltar mais casa. Para o presidente do Sind Degase, João Luiz Pereira Rodrigues, o caso, além de extremamente grave, mostra a fragilidade na segurança dos agentes. Ele defende o porte de arma fora das unidades.

Após tortura, agente do Degase está decidido a não voltar mais para casa
Foto:  Leitor O Dia

“Vivemos a rotina do medo. Esse agente nasceu de novo. A realidade não permite que nossos funcionários fiquem circulando sem ter como se defender. Se ele tivesse armado, pelo menos teria como reagir. Temos diversos colegas que estão sendo assassinados todos os anos no país. Em 2013, no Rio, perdemos três colegas. É preciso tomar uma atitude. Dentro da unidade, precisamos do EPI (Equipamento de Proteção Individual), para que não ocorra como na rebelião do Santo Expedito. Naquele dia, os agentes tiveram que correr para a rua porque os menores estavam com armas improvisadas”, alertou ele.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Agente do Degase é libertado após sequestro no Rio

Homem estava desaparecido desde a tarde desta quarta-feira (25). 
Funcionário do Degase afirma que ele foi levado a favela de Bangu.

Um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) foi libertado, após sofrer um sequestro, na tarde desta quarta-feira (25). Agentes do 14º BPM (Bangu) realizaram buscas pelo homem.

Polícia busca funcionário do Degase sequestrado após rebelião
Agentes do 14º BPM procuram Israel Nunes, que trabalha no Educandário Santo Expedito e teria sido feito refém

FLAVIO ARAÚJO E LEANDRO RESENDE
Rio - Um funcionário do Educandário Santo Expedito, instituição dentro do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), é procurado por policiais militares do 14º BPM, nesta quarta-feira, no Morro do Saná 48, no Rio da Prata, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Identificado como Israel Nunes, o homem foi sequestrado por traficantes e levado para a comunidade, nesta terça-feira, após rebelião no centro educacional para menores apreendidos, segundo informações do Sind Degase (Sindicato do Departamento Geral de Ações Socioeducativas).

Também de acordo com o Sind Degase, aproximadamente às 18h, Israel foi libertado depois que os criminosos descobriram que a PM fazia buscas na comunidade para encontrar o homem. Mais tarde, por volta das 19h, a assessoria da Polícia Militar confirmou que o homem foi libertado.Segundo um funcionário do Degase, o agente teria sido sequestrado e levado para o Morro do 48, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

A Polícia Militar não informou onde o agente foi libertado. Aparentemente, ele não sofreu ferimentos.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-25/policia-busca-funcionario-do-degase-sequestrado-apos-rebeliao.html

ATUALIZADO AS 22;17

Agente do Degase é sequestrado, agredido por traficantes e consegue fugir de cativeiro

Um agente socioeducativo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) foi sequestrado, nesta terça-feira, por traficantes da comunidade 48, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. 

Desde então, o agente estava dentro da favela recebendo ameaças dos criminosos, que aguardavam a ordem do chefe do tráfico da favela para matá-lo queimado na mata.

Nesta tarde, policiais militares do 14º BPM (Bangu) fizeram uma operação na região e não conseguiram confirmar o sequestro. Durante a ação, entretanto, a vítima conseguiu fugir do cativeiro.

De acordo com o delegado Felipe Curi, agentes da 27º DP (Vicente de Carvalho) descobriram o sequestro durante uma investigação. Eles acionaram uma equipe para localizar e resgatar o rapaz e o acompanham, neste momento, no hospital. Ele sofreu ferimentos durante o período em que ficou com os criminosos. Israel é lotado no Educandário Santo Expedito, em Bangu.

A informação chegou ao EXTRA através do WhatsApp (21 99644-1263 e 21 99809-9952).

A unidade sofreu uma rebelião, nesta terça-feira. Na ocasião, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária informou que o Grupamento de Intervenção Tática e o Grupamento Tático Móvel foram ajudar no entorno. Homens do 14º BPM foram acionados.

http://extra.globo.com/casos-de-policia/agente-do-degase-sequestrado-agredido-por-traficantes-consegue-fugir-de-cativeiro-15699653.html

Os criminosos avisaram que era um recado para os Agentes do DEGASE: "Vamos pegar todos que encontrarmos."  https://www.facebook.com/sinddegase?fref=nf



terça-feira, 24 de março de 2015

JN mostra desafios das unidades de internação de menores infratores

JORNAL NACIONAL 24/03



Jornal da Gazeta dia 23/03
Fundação Casa rebate críticas de promotor sobre superlotaçao Polêmica na fundação casa, antiga FEBEM. 

Ministério público diz que há superlotação. O governo contesta a acusação, mas admite que existam problemas em algumas unidades.

Repórter: Fernanda Azevedo

Agentes socioeducativos do Acre pedem apoio do parlamento

Agentes socioeducativos ocupam o hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta terça-feira (24) pedindo apoio dos deputados estaduais para suas reivindicações. 

A Rua Arlindo Porto Leal foi interditada.

unnamed (2)

O presidente do Sindicato, Beto Calixto, informou que entre as pautas que serão apresentadas aos deputados está o banco de horas, que já foi concedido a outras categorias do sistema de segurança pública “menos para a categoria”, afirmou.

“Exigimos melhores condições de trabalho e o apoio do legislativo é fundamental por que nossas pautas dependem do governo do estado”, acrescentou Calixto.

Os trabalhadores devem subir e ocupar as galerias do Poder Legislativo. Eles pedem ainda, uma audiência com os deputados e a Comissão de Segurança Pública da Aleac.

http://www.ac24horas.com/2015/03/24/agentes-socioeducativos-pedem-apoio-do-parlamento/

internos do Degase fazem rebelião no Rio


Motim acontece no Educandário Santo Expedito, em Bangu, na zona oeste da cidade

Um grupo de menores de idade em conflito com a lei faz uma rebelião na tarde desta terça-feira (24). O motim teria começado por volta das 16h no Educandário Santo Expedito do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Sócio Educativas), em Bangu, zona oeste do Rio.


Os rebelados reclamam da superlotação da unidade, que tem capacidade para 300 pessoas
Reprodução / Rede Record

Os rebelados reclamam da superlotação da unidade, que tem capacidade para 300 pessoas. Os menores estão em cima do telhado da unidade e atiram pedras contra os agentes que tentam conter o tumulto. Eles também atearam fogo em objetos.

O presidente do Sind-Degase, João Luiz Pereira Rodrigues, informou ao R7 que há possibilidade de voluntários que atuam no centro de detenção terem sido feitos como reféns.

A Polícia Militar informou que policiais do Batalhão de Bangu (14º BPM) fazem a segurança no entorno do educandário para evitar maiores problemas.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/rebeliao-menores-internos-do-degase-lancam-pedras-e-ateiam-fogo-sobre-telhado-24032015#!/foto/1

Um vídeo, divulgado pelo Radar Costa Verde, mostra o momento em que vários objetos foram lançados por cima do muro e atingiram os carros que estavam estacionados.





Polícia enfileirou grupo de menores no portão da unidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Alguns menores estavam enfileirados no portão e a polícia estava no local tentando controlar a situação.

Segundo funcionários do Educandário Santo Expedito, a rebelião teria começado após uma briga entre facções criminosas presentes entre os internos. O departamento de Gestão de Acões Socioeducativas (Degase) não confirmou a informação.

Fumaça foi vista durante a rebelião em uma unidade do Degase, em Bangu (Foto: Arquivo pessoal)
Fumaça foi vista durante a rebelião em uma unidade do Degase, em Bangu
(Foto: Arquivo pessoal)

Segundo dados da Coordenadoria dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) da Defensoria Pública Geral do Estado, o Educandário estaria acima do parâmetro legal de internação: A capacidade máxima seria de 220, segundo ofício enviado ao juiz da Vara da Infância da Capital em novembro de 2014.
Já naquela época, segundo o documento, a instituição teria 266 internos.

De acordo com informações enviadas na semana passada à Vara da Infância da Capital e à Defensoria, o Educandário estaria com 310 internos na última semana, segundo listagem da própria direção.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/menores-fazem-rebeliao-em-unidade-do-degase-em-bangu-no-rio.html

'Rebelião é tragédia anunciada', diz presidente do Sind Degase

Adolescentes, que teriam feito reféns na unidade de Bangu, já foram contidos por Grupamento de Intervenção Tática da Seap; agentes denunciam superlotação no local

Dizendo-se preocupado com a possibilidade de morte de algum adolescente, João Luiz afirmou que os internos fazem parte de três facções criminosas. "Minha grande preocupação é ver se tem funcionário ferido e adolescente morto. São três facções ali dentro e recebi a informação de que a maior delas — o Comando Vermelho — teria começado a rebelião", declarou ele, criticando a estrutura do Degase.


"Há 300 adolescentes ali dentro e de facções diferentes. A gente já vem alertando para os problemas de superlotação e baixo efetivo de funcionários. Trabalhamos o triplo do que a legislação determina. A segurança também está fragilizada. A gente já temia por isso. O sindicato sinalizou que infelizmente poderia terminar assim. Isso é uma tragédia anunciada", afirmou o presidente do Sind Degase.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-24/rebeliao-e-tragedia-anunciada-diz-presidente-do-sind-degase.html

Dois socioeducandos fogem da UIME e ex-detento é preso

Outros dois jovens foram recapturados e quatro pessoas apreendidas acusadas de tentar facilitar fuga

Durante o banho de sol na manhã desta segunda-feira, (23), dois socioeducandos de 17 e 18 anos, fugiram da Unidade de Internação Masculina Extensão, (UIME), em Maceió. Suspeito de ajudar na fuga dos menores infratores, um ex-presidiário foi detido no lado de fora do prédio e encaminhado para a Central de Flagrantes.

Além dos dois socioeducandos que conseguiram fugir da UIME, outros dois menores, de 16 anos, pularam o muro do local, mas foram capturados logo em seguida, segundo informou a Secretaria de Ressocialização de Alagoas, (Sedres).

Outras três pessoas, que estavam próximas à UIME em um automóvel com documentação e placa irregular, também foram detidas e encaminhadas para a Central de Flagrantes por suspeita de facilitar a fuga dos jovens. Um dos ocupantes do carro estava um menor de 17 anos.

Um Procedimento Administrativo será instaurado pela Superintendência de Assistência Socioeducativa, (Sase), para que as circunstâncias da fuga possam ser investigadas. Buscas estão sendo feitas na tentativa de encontrar os menores infratores que estão em fuga.                                                                        

Após uma revista realizada pelos agentes do Goase, foram encontrados alguns materiais irregulares nas dependências da UIME, como por exemplo, uma pequena quantidade de maconha, três espetos, uma sanduicheira, duas camisas, pedras e alguns celulares.


http://primeiraedicao.com.br/noticia/2015/03/23/dois-socioeducandos-fogem-da-uime-e-exdetento-e-preso

AGENTE SOCIOEDUACATIVO MAIS UMA VEZ CAMPEÃO

O funça News mais uma vez tem o prazer de parabenizar o agente socioeducativo Luciano Newton que Trabalha  na Fundaçao CASA de Franca-SP

Newton venceu o primeiro campeonato de Powerlifting da grande São Paulo, realizado no ultimo sábado 21 de março na cidade de Itapecerica da Serra SP, sob a chancela da GPC.

O evento contou com a participação de mais de 70 atletas divididos por suas respectivas categorias, atletas do mais alto nível.

320 no agachamento, 230 no supino e 260 no levantamento terra
saiu campeão da categoria até 140 kg equipados e melhor coeficiente equipado.







Luciano Newton é campeão Mundial de Powerlifting na competição realizada na Argentina o ano passado, fato este também noticiado aqui no funça News









Parabéns
 Luciano Newton !!





Série especial mostra perfil de adolescentes infratores no Brasil - Jornal Nacional




COMENTÁRIOS EXTRAIDOS DO SITE DO G1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Ricardo Gomes
Em tempo... a Band apresentou há alguns dias uma séria muito mais conectada com a realidade...

Ricardo Gomes
Infelizmente a realidade é menos romantica que o apresentado na reportagem, que procura vitimizar adolescentes infratores que, atualmente, não dão o menor valor sequer à vida, quanto mais a valores...

Celine Bianucci
Na boa, não acredito na recuperação de menores infratores, ficam aí por um tempo, saem, se comportam por um período e aí voltam a praticar novos delitos. Se nascem com DNA do mal, dificilmente terá jeito, talvez um ou outro se salve, mas a maioria pega gosto por isso. Essa história de querer colocar a culpa nos pais que tem que trabalhar, ou no pai que foi embora, é marginal enfim, é apenas uma desculpa pra quem nasceu pra não prestar.

Larissa Fideles
Quando a matéria é assim, em série, seria interessante que existisse uma opção de assinatura. Para fidelizar o leitor/expectador para não perdermos as demais. Espero lembrar das próximas. O tema é muito interessante.

joao oliveira
O Pessoal do PT perdeu a chance, podia ter colocado a culpa do rombo na Petrobras no Menor Aprendiz que apontava o lapis da Graça, ai não ia dar em nada!

Renata Melo
A velha mania tupiniquim de vitimizar o algoz. Com relação aos menores, sempre responsabilizando todos (família, sociedade, Estado, economia etc), menos quem deve ser responsabilizado, o próprio menor. A lei é branda, a execução da medida é ridícula. São tratados nas unidades de internação como crianças. As unidades de internação aqui do DF são como hotéis, seis refeições diárias, futebol em campo sintético todos os dias, TV e dvd dentro da cela, piscina, churrasco, especialistas os aconselhando (menino/a, matar o amiguinho é feio. Mocinho/a, não pode matar o cidadão para levar sua carteira)

VILMA FERREIRA
Renata e porque vc ainda mora em casa, é tãaaaaao legal, se mude pra lá!

Renata Melo
Preciso não, colega. Trabalho lá. Sei o que estou falando. Agora, a maioria dos adolescentes que muitas vezes OPTARAM pela vida difícil, de acordar às 05h da manhã, pegar dois, três ônibus para frequentar escolas caindo aos pedaços, tendo, com sorte metade das seis refeições, alguns ainda terem de trabalhar em subempregos para tentar ajudar a família...ora, minha cara, talvez o sonho desse adolescente seja mesmo morar lá. Já que o Estado oferece condições muito melhores ao "garotinho mal comportado" que ao adolescente que escolhe tentar viver corretamente.

Renata Melo
Quando os que infringem a lei, sejam maiores ou menores, forem responsabilizados de verdade com leis duras, processos céleres e que não incentivem a impunidade, talvez alguma coisa mude. Enquanto tratarmos bandidos como vítimas, como se não tivessem escolhas, como se pobreza, ausência da família e do Estado fossem suficientes para eles serem criminosos, eles terão sempre incentivo para entrarem e permanecerem no crime. Ora, temos milhões de pessoas pobres, sem família e sem a presença do Estado que não ESCOLHERAM o crime. Por que tratam a minoria que ESCOLHEU o crime como prioridade?

Diego Ferreira
Infelizmente nossos jovens estão cada vez mais iludido pelo consumismo e as famílias não dizem não mais as crianças para "não passarem vontade". Pais parcelam tudo (celular, videogame, roupas de marca...) e tudo tem que ser "na hora" não se espera mais para realizar um sonho. Quando chegam a adolescência/vida adulta os sonhos ficam caros (carros, bebidas caras...) e esses jovens só enxergam o crime como ganho rápido para seus consumos. DEPOIS ME VEM A SOCIEDADE DIZER A CULPA É DA ESCOLA QUE NÃO É INTEGRAL E ATRATIVA POIS OS PAIS NÃO TEM TEMPO PRA SEUS FILHOS... Me poupe!!!

Thiago Acioly
Investir em ressocialização de menor infrator é um investimento perdido. O mundo hoje é assim, o jovem de hoje faz muita coisa errada. Os tempos são outros, hoje muitos jovens já não enxergam os pais com aquele olhar de responsável, imagina então ter respeito pela vida dos outros? Todo jovem tem aquela fase diabólica, que muita coisa errada passa pela cabeça, além das influência sociais.É uma pena, porém tem jovens que não tem conserto, só queimando e jogando as cinzas no mar.

Fabio Ferreira
Infelizmente para a maioria dos jovens infratores de hoje a solução é a morte pois não respeitam e nem tem amor pelo próximo para viver perante a sociedade. As brechas nas leis ajudam no corrompimento desses menores que roubam e matam trabalhadores por motivos banais.


PARA RESPONDER OS COMENTÁRIOS ENTRE NO LINK ABAIXO 
COMENTÁRIOS EXTRAÍDOS DO SITE DO G1.GLOBO

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/serie-especial-mostra-perfil-de-adolescentes-infratores-no-brasil.html


segunda-feira, 23 de março de 2015

Internos fogem de instalações da Fundação Renascer em Aracaju

Fuga aconteceu no fim de semana durante banho de sol

Quatro adolescentes fugiram das instalações da Fundação Renascer, localizado no conjunto Medici em Aracaju. As fugas ocorreram durante o último fim de semana, entre os dias 21 e 22 de março. Os adolescentes teriam aproveitado o banho de sol para escapar. No local, estavam custodiados cinco internos. Para conseguir fugir, os menores teriam rendido e algemado dois Socioeducadores.

Em entrevista ao Portal Infonet, a Fundação Renascer, através de sua assessoria de comunicação, nega que agentes tenham sido rendidos pelos adolescentes.

O sindicato dos agentes alega que o local não oferece estrutura para manter os internos. Ainda de acordo com a assessoria, existe a possibilidade de facilitação da fuga. Câmeras de vídeo captaram imagens do momento em que os menores fogem do local. O material será enviado ao Ministério Público.

O diretor da Fundação, Wellington Mangueira, preferiu não falar com a reportagem.

Confira o vídeo:



http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=170595

Agente socioeducativo é esfaqueado em centro socioeducativo em Vilhena-RO

Após rebelião sócio educador acaba esfaqueado

Um agente sócio educador foi atacado por menor de idade que cumpre pena na Unidade Socioeducativa, localizada na Avenida Capitão Castro, anexo à Casa de detenção, em Vilhena. O fato aconteceu na noite deste sábado, 21, por volta das 19h30.

Informações repassadas á reportagem do Extra de Rondônia, relatam que um menor identificado apenas como “Fernando”, foi o autor de dois golpes por um objeto perfurante popularmente conhecido como “chunchu”, arma branca artesanal, que atingiram a região do peito e braço do servidor público identificado como Leandro dos Santos Pereira, 28 anos.


Agentes sócios educadores informaram que Leandro estava abrindo uma das celas para que o menor pudesse realizar a limpeza, neste momento, o agressor partiu para cima e desferiu os golpes. Por sorte, companheiros de trabalho vendo a situação, agiram rapidamente e jogaram spray de pimenta na direção dos menores, caso contrário, poderiam puxar a vítima para o interior da cela e usá-lo como refém.

Várias autoridades estiveram ao local tentando acalmar os ânimos dos reeducando. Dentre eles, os juízes de direito Gilberto Gianassi, Yara Travalon e Sandra Merenda, além do promotor Pablo Viscarti.

Segundo a Juíza de Direito, Sandra Merenda, em entrevista à reportagem desta página eletrônica, os menores infratores não têm reivindicações convincentes que expliquem o motim.  Questionada a respeito da punição ao menor agressor, Merenda enfatizou que deverá ser enquadrado no rigor da lei e que não ficará impune. Possivelmente, responderá pelo crime de tentativa de homicídio.

Sandra Merenda e Yara Travalon solicitaram que viaturas da Polícia Militar ficassem em torno do presídio a todo o momento durante a noite, pois, tudo indicava que seria uma tentativa de fuga.

Após 10 horas de rebelião, ficaram somente as marcas dos estragos. Colchões queimados e celas totalmente danificadas. A unidade de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros compareceu ao local e apagaram as chamas que colocavam em risco a vida dos menores e agentes militares que permaneciam no interior.

A rebelião dos menores infratores somente chegou ao fim por volta das 07h00 da manhã deste domingo, 22, após intervenção da Polícia Militar e o Grupamento de Operações Especiais (GOE) no interior do abrigo. Essa invasão das forças armadas não aconteceu antes, pois, devido a uma recomendação da juíza Yara Travalon. Segundo ela, uma intervenção da Policia Militar poderia culminar em confronto físico.

O agente ferido foi submetido a atendimentos de emergência no Hospital Regional, por sorte, as perfurações foram superficiais. Ele foi liberado e se recupera em casa.

http://www.rondoniaovivo.com/interior/vilhena/noticia/apos-rebeliao-socio-educador-acaba-esfaqueado/127042#.VQ-DVfzF91Y


domingo, 22 de março de 2015

Sindicato do Departamento Geral de ações Socioeducativa SIND-DEGASE entrega dossiê em Brasilia

Com o objetivo de buscar valorização e dignidade para o Servidor do DEGASE, o Sind-DEGASE entregou o dossiê do órgão a várias autoridades, como os Deputados Federais Daciolo, Ezequiel Teixeira e Alberto Fraga, durante o evento do CONASSE (Conselho Nacional de Entidades Representativas de Servidores e Trabalhadores do Sistema Socioeducativo).

click e veja o dossiê




http://sinddegase.org.br/files/dossie.pdf

http://sinddegase.org.br/
informação extraida do site do sind-DEGASE conforme os links acima



sábado, 21 de março de 2015

PL805/2015 - porte de arma aos agentes socioeducativo do Brasil

Esta é a PL805/2015, este projeto de lei que está na câmara dos deputados,o objetivo deste projeto é conceder o porte de arma aos agentes socioeducativo do Brasil





Agente do Degase é atacado a pedradas por grupo de 15 vagabundos em São Cristovão

Um agente socioeducativo do Degase foi atacado por um grupo de adolescentes infratores em São Cristovão. O agente estava acompanhando seu filho que estuda no Colégio Pedro II.

Pai e filho foram perseguidos pelo grupo que atirava paus e pedras, os dois conseguiram se abrigar dentro de uma loja do bairro e populares acionaram a Polícia Militar que enviou duas viaturas e resgatou o agente e seu filho sem ferimentos.

Agentes do Degase não tem direito ao porte de arma, quando se deparam com grupos grandes de menores infratores só lhes restam rezar e correr.

crack

http://noticiasriobrasil.com.br/?p=14424

sexta-feira, 20 de março de 2015

Menores infratores fogem de Unidade de Internação em Maceió

Um deles teria caído do telhado no momento da fuga fraturando uma perna

Seis menores infratores, que estavam cumprindo medidas socioeducativas na unidade do antigo prédio do DER, no Tabuleiro do Martins em Maceió, empreenderam fuga, na manhã desta quinta-feira.


A Secretaria de Defesa Social e Ressocialização (SEDRES) confirmou a informação e frisou que todas as medidas foram adotadas e buscas estão sendo feitas na tentativa de recapturá-los.

Polícia tenta recapturar menores
Polícia tenta recapturar menores
Há informação de que um dos menores, na tentativa de fuga, caiu do telhado, fraturou a perna e foi levado para atendimento.

No momento da fuga, policiais do Batalhão Ambiental, que sempre ficam nas imediações, foram chamados e entraram na unidade para evitar a sequência de fugas.



http://www.tribunahoje.com/noticia/135633/cidades/2015/03/19/menores-infratores-fogem-de-unidade-de-internaco-no-tabuleiro.html



Menor infrator bate em agente socioeducativo em centro de internação no DEGASE RJ

Em um ato de covardia, um menor de idade, ao lado dos seus amigos, bateu em um agente socioeducativo  que estava em serviço.




quinta-feira, 19 de março de 2015

PM invade centro para menores infratores no RN e liberta reféns

Menores infratores se rebelaram em Caicó na tarde de terça-feira (17).
Dois socioeducadores foram libertados sem ferimentos.

A Polícia Militar invadiu o Centro Educacional de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (18) e libertou os dois educadores que eram mantidos reféns por menores infratores. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a situação foi controlada e não há feridos.


Adolescentes fizeram motim na tarde desta terça em Caicó (Foto: Willacy Dantas/G1)
Adolescentes fizeram motim na tarde desta terça em Caicó (Foto: Willacy Dantas/G1)
Os menores infratores do Ceduc de Caicó se rebelaram na tarde desta terça-feira (17) e fizeram quatro educadores reféns. A PM não sabe se o motim no Ceduc de Caicó está relacionado com a onda de rebeliões que acontece no sistema prisional potiguar desde a semana passada. Detentos já se rebelaram e causaram destruições em 14 presídios do estado. O Rio Grande do Norte possui 33 unidades penitenciárias.

Onda de rebeliões
Presos passaram por revista após motim na Penitenciária Agrícola Mário Negócio (Foto: Divulgação/PM-RN)
Presos passaram por revista após motim na
Penitenciária Agrícola Mário Negócio
(Foto: Divulgação/PM-RN)
A onda de rebeliões que acontece no sistema penitenciário potiguar começou na última quarta-feira (11) e já atingiu 14 das 33 unidades prisionais do estado. Na Zona Norte de Natal, quatro unidades registraram rebeliões: Centro de Detenção Provisória de Potengi, Complexo Prisional João Chaves, Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato e Centro de Detenção Provisória da Zona Norte (CDP).








Força Nacional
Reforço da Força Nacional chegou na Base Aérea de Natal (Foto: Invanízio Ramos/Assecom)
Força Nacional chegou na Base Aérea de Natal
 (Foto: Invanízio Ramos/Assecom)    
            
Desembarcaram na Base Aérea de Natal na tarde desta terça 215 militares da Força Nacional enviados para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte após a onda de rebeliões no sistema prisional. A atuação dos profissionais ainda não foi detalhada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

 





http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/03/pm-invade-centro-para-menores-infratores-no-rn-e-liberta-refens.html

Mãe é presa por levar droga para filho em Centro Socioeducativo no AC

Mulher foi presa neste domingo (15), com 14 trouxinhas de maconha. 
Flagrante ocorreu durante revista para entrar no Centro Socioeducativo Aquiry.

Uma garçonete de 34 anos foi presa em flagrante na manhã deste domingo (15) suspeita de tentar entrar com 14 trouxinhas de maconha para o filho internado no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco.

De acordo com informações do boletim de ocorrência da Delegacia de Flagrantes (Defla), a droga foi descoberta durante a revista na hora de entrar no local. A garçonete foi encaminhada para a Defla e nesta segunda-feira (16) ela foi levada para a Delegacia da 1ª Regional.

Segundo o coordenador da 1ª Regional, Adriano Araújo, a suspeita deve permanecer no local até que abra uma vaga no presídio feminino da capital. "Crimes de tráfico de entorpecentes não dão direito à fiança. Então, ela deve ficar aqui até abrir uma vaga no presídio e responder pelo crime", explica.

O G1 tentou entrar em contato por telefone com o coordenador do Instituto Socioeducativo para saber mais informações sobre a mãe presa neste domingo, mas não obteve sucesso.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/03/mae-e-presa-por-levar-droga-para-filho-em-centro-socioeducativo-no-ac.html