domingo, 30 de novembro de 2014

Participação de menores em crimes sobe 320% em 4 anos em São Carlos

Até outubro, promotoria contabilizou 462 casos contra os 110 de 2011.
Para polícia, problema está na reabilitação dos adolescentes infratores.

A cidade de São Carlos (SP) teve um crescimento de 320% na participação de menores em crimes nos últimos quatro anos. Até outubro, a Promotoria da Infância e Juventude já acompanhou 462 casos, enquanto que em 2011 foram 110. Para a Polícia Civil, o problema está na reabilitação dos menores infratores.

“Antigamente, o que tínhamos eram perfis de furto, ou seja, subtração sem violência. Hoje isso se alterou consideravelmente. Ainda existem furtos, mas a maior parte das ocorrências é de tráfico de drogas e principalmente roubo à mão armada”, disse o promotor Mário José Corrêa de Paula.

O delegado Edmundo Ferreira de Jesus confirma o aumento e explica que o problema é a reabilitação desses infratores. O sentimento de impunidade é grande. “Eles são detidos e trazidos à delegacia. Então são encaminhados ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), onde são tomadas todas as medidas que são previstas no estatuto da criança e do adolescente. No entanto, elas acabam sendo ineficazes”, explicou.

Estatística
O promotor explica que a Fundação Casa apresenta um baixo índice de reincidência, mas que as estatísticas podem não indicar a realidade. “Muitos deles só são liberados da fundação aos 18 anos ou próximos dessa idade. Não há um cruzamento de dados daqueles que entram no sistema penitenciário com aqueles que saíram da Fundação Casa”, afirmou.

Um dos casos é de um homem, que não quis se identificar, cuja vida girava em torno do vício quando criança. Ele afirma que continuou cometendo delitos mesmo depois de adulto. “Com oito anos de idade comecei o uso de drogas. À medida que ia usando, ia querendo mais. Para angariar mais, eu precisava roubar mais. Quando eu era menor, muitas regras e leis não se aplicavam a mim. Eu me sentia como se fosse uma pessoa acima de tudo”, relatou.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/11/participacao-de-menores-em-crimes-sobe-320-em-4-anos-em-sao-carlos.html

sábado, 29 de novembro de 2014

Alckmin defende penas mais severas a envolvidos em mortes de agentes

Em novembro, dois agentes penitenciários foram mortos a tiros na região.
Sindicato da categoria cobra providências e segurança do governo de SP.

Do G1 Ribeirão e Franca
Em visita às regiões de Franca e Ribeirão Preto neste sábado (29), o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defendeu que envolvidos em mortes de agentes do Estado tenham as condenações agravadas. “A ordem é prender os criminosos. A investigação é feita verificando qual a razão, quem é que deu a ordem, e pegar esses criminosos”, diz.
A declaração acontece após a morte de um agente penitenciário, encontrado na quinta-feira (27) em um canavial às margens da Rodovia Ângelo Cavalheiro, em Serrana (SP). Gil Carlos Siqueira Campos, de 49 anos, apresentava marcas de tiros e havia desaparecido na terça-feira (25) após sair de Casa Branca (SP), onde morava, para trabalhar. Campos era funcionário na Cadeia de Serra Azul (SP). A polícia investiga se ele foi vítima de latrocínio ou se foi executado.

No início de novembro, um agente penitenciário de 47 anos foi morto a tiros na frente da mulher, em Taiúva (SP).
Segundo Alckmin, três propostas foram encaminhadas ao Congresso Nacional para apreciação. “Nós propusemos três mudanças: primeiro a mudança no ECA. Estamos propondo que em caso de crime hediondo pode ficar até 8 anos na Fundação Casa. (...) A outra medida é o maior que utiliza o menor. (...) Se tiver um menor na quadrilha, os maiores têm a pena aumentada, a pena agravada para não utilizar o menor. A terceira é qualquer crime contra agente do Estado, seja policial, seja agente penitenciário, também tenha a pena agravada.”
Alckmin defende mais rigor nas penas para adolescentes que cometerem crimes hediondos (Foto: Cláudio Oliveira/EPTV) 
Geraldo Alckmin defende mais rigor nas penas
para menores envolvidos em crimes hediondos
(Foto: Cláudio Oliveira/EPTV)

Na sexta-feira (28), o diretor do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, Fábio César Ferreira, cobrou providências do governo de São Paulo. Em 2014, segundo a entidade, o sistema carcerário registrou oito mortes de servidores. Ferreira é categórico ao afirmar que todos os colegas foram executados. “São execuções sumárias. Falam que é latrocínio para disfarçar, mas nós sabemos que são execuções. A categoria está cansada, com medo, todo mundo vigilante. Os trabalhadores estão sendo executados, policiais civis, policiais militares, e o governo não nos dá uma resposta”, diz.
De acordo com Ferreira, a superlotação das unidades prisionais do Estado expõe os servidores a um risco permanente. Ele cita que há unidades que operam com um número de detentos que é o dobro da capacidade. “Nós somos invisíveis para a sociedade e a sociedade tem que ver que nós prestamos um serviço para ela. Estamos aí com cadeias superlotadas, faltam médicos, servidores. Em Franco da Rocha, a unidade que era para ter 1.050 está com 1,8 mil presos. O sistema prisional está em colapso, já está falido.”
Ferreira afirma que um ato de repúdio contra as mortes ocorridas no Estado está previsto para acontecer no dia 10 de dezembro em São Paulo, e que espera que o governo apresente propostas coerentes às necessidades da categoria. “É isso que falta ao sistema prisional, propostas não politiqueiras, porque com segurança pública não se brinca.”

SIPAT na Sede encerra com 80% de adesão

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) abordou temas como qualidade de vida e segurança

encerramento_sipatCom cerca de 80% de adesão dos servidores, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) realizada na Sede da Fundação CASA, localizada no bairro da Luz, na capital paulista, terminou na manhã desta sexta-feira (28/11) o seu ciclo de palestras. O evento foi iniciado na última terça-feira (25 de novembro).

A SIPAT é organizada pela Seção de Segurança do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e aconteceu no auditório do prédio da sede.

De acordo com o agente administrativo e presidente da CIPA, Marcelo Miguel, o evento foi muito produtivo. “Houve boa participação dos funcionários, palestras interessantes, conteúdo relevante e que agradou a todos. Foi um completo sucesso”, comentou.

“Agradeço à presença de todos e à Comissão da CIPA pelo evento”, concluiu Miguel.comisso_cipa

A programação abordou temas variados, como a saúde do trabalhador, qualidade de vida e saúde financeira.

Nesta sexta-feira, o evento começou com a palestra “Equilíbrio Financeiro”, com o representante da Ecobenefícios, Alexandre Leme.

Em seguida, a nutricionista da Fundação CASA, Zilda Vartuhi Kechichian, realizou uma palestra sobre alimentação com o tema “Século XXI - Comer bem não é uma Missão Impossível”.

Logo após, ocorreu o coffe break e um momento de descontração com a profissional de educação física do CASA João do Pulo, Queli Aparecida Augusto, com a entrega de brindes.

O encerramento ficou por conta de um momento musical voz e violão, com o técnico de segurança do trabalho da sede, Clayton Moraes. Dentre as músicas tocadas, estiveram composições de Renato Russo, Jota Quest, Frejat e Roupa Nova.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jovens infratores fazem motim em centro socioeducativo de Fortaleza

Internos queimaram colchões e quebraram objetos.
Segundo a administração do centro, ninguém ficou ferido.

A ação, que teve início por volta das 00 horas, foi controlado por policiais do Batalhão de Polícia de Choque. Não há registro de feridos



O início de uma rebelião de internos do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri, foi registrada na noite da última quinta-feira, 27. Os adolescentes, que cumprem medida socioeducativas, saíram da área de convivência e se mobilizaram no pátio, em uma tentativa de fuga. A ação foi controlado por policiais do Batalhão de Polícia de Choque.

Segundo informações do comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila, o princípio de motim foi controlado por volta das 00horas, quando os infratores foram reconduzidos para suas celas. “A ação foi rápida para evitar qualquer tentativa de fuga ou agressões. Não há registro de feridos”, completa o major.

No início do mês, um motim no Cepa terminou com pelo menos dois socioeducadores, que foram feitos de refém pelos adolescentes, feridos, além de um interno que foi atingido no olho com uma bala de borracha. Cerca de 30 adolescentes conseguiram escapar na “mega rebelião”, conforme o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes.

Em outubro, adolescentes do Centro Educacional Dom Bosco, localizado no bairro Passaré, queimaram colchões e destruíram a vivência III do local. A ação foi contida uma hora depois e 20 adolescentes foram transferidos do local.
Atualmente, o Centro Educacional Patativa do Assaré abriga 117 internos, mas conforme a assessoria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), 15 deles vão para audiência de conciliação nesta sexta-feira, 28, podendo receber liberdade. A capacidade do centro é de 60 internos.

A STDS explica ainda, por meio de sua assessoria, que já foram aprovados R$ 3,7 milhões para a reforma dos centros educacionais Dom Bosco (em andamento), Patativa do Assaré  e Cardeal Aloísio Lorscheider. Além disso, 52 adolescentes foram liberados dos centros na semana passada, após cumprirem suas penas.


Redação O POVO Online

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/11/28/noticiafortaleza,3354783/internos-fazem-principio-de-motim-no-centro-educacional-do-ancuri.shtml

Adolescentes Esperam Vaga Na Fundação Casa Em Cela De Pradópolis São Paulo

Pais relatam situação precária de filhos detidos em delegacia em SP



Adolescentes foram apreendidos por roubo a sorveteria em Pradópolis, SP.
Eles aguardam vaga na Fundação Casa; delegado nega maus-tratos.


As famílias de dois adolescentes, de 15 e de 16 anos, apreendidos em Pradópolis (SP) por suspeita de terem roubado uma sorveteria, acusam a Polícia Civil de maus-tratos contra os garotos. Segundo o advogado de um deles, os menores aguardam por vagas na Fundação Casa, mas foram abrigados em uma cela em péssimas condições. Uma das mães diz que o filho precisa urinar dentro de uma garrafa porque a cela não tem banheiro.
Por telefone, a assessoria da Fundação Casa informou que está dentro do prazo estabelecido pela Justiça, que é de cinco dias, para que os adolescentes sejam transferidos para uma de suas unidades.
O delegado seccional de Sertãozinho (SP) Claudio Otoboni nega que os menores estejam recebendo tratamento inadequado, mas afirma que as delegacias não estão preparadas para receber adolescentes, mesmo que temporariamente.
Segundo a Polícia Civil, os adolescentes foram apreendidos na segunda-feira (24) por suspeita de terem roubado uma sorveteria em outubro. Eles usaram uma faca e um revólver de brinquedo na ação.

Após terem sido detidos, os adolescentes foram levados para a Delegacia de Pradópolis e colocados em uma cela separada. De acordo com o advogado Carlos Marcelo Rocha Mesquita, o cômodo é inapropriado. “Esse local é fechado, não tem banheiro, não tem ventilação, não tem local para eles se abrigarem. Eles estão dormindo no chão e não recebem alimentação. A alimentação quem está fornecendo é a família”, afirma.
Mesquita explica que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que adolescentes infratores fiquem detidos em unidades prisionais até que sejam transferidos para a Fundação Casa, desde que o local seja apropriado. O problema, segundo o advogado, é que a cela onde os meninos foram colocados em Pradópolis apresenta condições precárias. “Queremos que ele seja encaminhado para uma unidade da Fundação Casa, que é o local adequado. Não sendo possível, que expeça imediatamente o alvará de soltura. Porque o local onde ele se encontra nesse momento é inapropriado, é desumano, é um lugar nojento, onde ninguém, nenhum ser humano é capaz de sobreviver.”
A dona de casa Maria Aparecida Fernandes, mãe de um dos adolescentes, alega que o filho está em condições precárias de higiene. “Ele está sem tomar banho faz quatro dias, sem escovar dente, fazendo xixi dentro de uma garrafa, e não tem lugar para dormir. Comida é a gente que leva, almoço, café da manhã e janta.”
Maria Aparecida diz que só soube do envolvimento do filho no roubo quando a polícia o apreendeu. “Em primeiro lugar eu acho que ele errou, mas não tem como eles tratarem do jeito que estão fazendo com ele. Ele está lá para pagar o que ele fez”, afirma.
O pai do outro adolescente, o pedreiro Valter Nunes da Silva, diz que o filho deve ser tratado com dignidade. “A situação é triste. Ele está dormindo no chão, em cima do papelão. Não tem como dormir direito, porque não dá para esticar as pernas, o cômodo é muito estreito. Ele tem que pagar, mas do jeito que está lá não é para acontecer não.”
O delegado Claudio Otoboni nega que adolescentes estejam sendo maltratados (Foto: Reprodução/EPTV) 
O delegado Claudio Otoboni nega que menores
sejam maltratados (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Delegacias
Procurado, o delegado seccional Claudio Otoboni afirmou que uma determinação judicial da Comarca de Jaboticabal manda que adolescentes apreendidos sejam alocados nas delegacias e não mais nas cadeias como antigamente. O fato, segundo ele, levou a Polícia Civil a improvisar espaços para abrigar os infratores até que eles sejam transferidos para a Fundação Casa. “Essa questão está trazendo um problema para a polícia, porque eu tenho que designar um policial para tomar conta do adolescente, e no dia seguinte ele vai deixar de fazer as funções dele porque precisa descansar. É prejuízo aos trabalhos policiais, e em consequência, à população. A Fundação Casa não oferece a vaga de imediato.”
O delegado nega que existam problemas, conforme relatos das famílias, sobre alimentação e higiene dos menores. “Eu coloquei à disposição de todos os delegados da seccional de Sertãozinho que comprem a comida e encaminhem as notas fiscais para que seja feito o pagamento. Alguns juízes estão determinando que a família leve a alimentação. A questão de não ter banheiro na cela, existe o banheiro que o funcionário usa. O adolescente está usando o mesmo banheiro. Se não há condições para o adolescente, então o funcionário também não pode.”
Ainda segundo Otoboni, um ofício foi enviado aos juízes das varas de Infância e Juventude de todas as comarcas que compõem a região de Sertãozinho, relatando que as delegacias não estão preparadas para receber adolescentes infratores.
Local onde os adolescentes foram apreendidos é inadequado, diz advogado (Foto: Reprodução/EPTV)Local onde os adolescentes foram apreendidos é inadequado, diz advogado (Foto: Reprodução/EPTV)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Agentes da Fundação Casa de Praia Grande pedem mais segurança

Com medo de um dia não voltar para casa, agentes socioeducativos reivindicam direitos.

VEJA O VIDEO:
 



Jovem do sistema socioeducativo de Brasilia vai cursar Medicina Veterinária

Apoio da família e incentivo da equipe multidisciplinar da Unire foram ingredientes essenciais dessa conquista

BRASÍLIA (25/11/14) – Após um ano e meio cumprindo medida socioeducativa de internação, João Carlos*, 19 anos, está próximo de virar definitivamente uma página difícil de sua história. A aprovação no vestibular para o curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas (Icesp) renovou as esperanças do jovem de traçar um novo caminho para sua vida.

Jovem do sistema socioeducativo vai cursar Medicina VeterináriaA vontade de se dedicar ao cuidado dos animais é algo que João acalenta desde a infância. No entanto, pelas circunstâncias da vida, esse sonho foi se tornando cada vez mais distante. O envolvimento com drogas na adolescência o afastou do convívio familiar e da escola, aproximando-o das ruas e da criminalidade.

Em maio de 2013, o adolescente foi apreendido e sentenciado a uma medida socioeducativa em regime de internação. Passou pelo antigo Caje e, após completar 18 anos, foi transferido para a Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire), que acolhe os adolescentes após atingirem a maioridade durante o cumprimento da medida.

No sistema socioeducativo, João decidiu que queria mudar de vida e voltou a estudar. Além de frequentar a escola regularmente, dedicou-se a atividades extras de formação oferecidas na unidade, a exemplo do curso profissionalizante de Panificação – promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e a capacitação on-line Conhecer Direito, oferecida pela Defensoria Pública do DF com o objetivo de disseminar noções básicas de Direito e Cidadania aos estudantes da rede pública.

Ao ingressar no terceiro ano do ensino médio, João decidiu tentar o vestibular. Segundo ele, o falecimento do pai também o fez repensar sua vida. "Eu não queria mais continuar no crime e percebi que deveria tomar alguma atitude para mudar essa situação", contou. Para colocar em prática a decisão, teve o apoio dos profissionais da equipe multidisciplinar que atuam na Unire. Segundo João, esse acompanhamento foi fundamental.

Durante um atendimento individual, a pedagoga da unidade soube do interesse do jovem em prestar o vestibular e conversou com a coordenação da escola e sua família sobre o assunto. "Eu passei a receber apostilas da biblioteca da escola e de um curso de pré-vestibular, emprestadas por um primo meu que é universitário. Eu frequentava a escola e complementava os estudos no alojamento e durante os banhos de sol", explicou.

Com autorização da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vemse), a equipe da Unire providenciou a inscrição do rapaz no vestibular das Faculdades Icesp e ele pôde fazer as provas. O nome na lista de aprovados foi recebido como um presente de Natal antecipado para a família. "Fiquei muito feliz, sempre confiei e acreditei no meu filho. Também sou grata à equipe técnica que me ajudou muito no sentido de orientar o cumprimento da medida. Com esse apoio da instituição, eu passei a me sentir mais segura e confiante", resumiu a mãe do rapaz.

E para outras mães que também compartilham as dores de ter um filho apreendido, ela deixa um recado especial: "Não desistam dos seus filhos. Por mais que estejam sofrendo, sempre busquem palavras de incentivo e encorajamento. Acima de tudo, acreditem neles e creiam que um futuro melhor está à espera de cada um. Mostrem que somente eles serão capazes de escrever um futuro de sucesso".

ESTÍMULO – Em junho deste ano, outro socioeducando da Unire havia sido aprovado no vestibular da Universidade de Brasília para Educação Física. O esforço do jovem, de 18 anos, foi recompensado com o retorno ao convívio familiar para que pudesse frequentar as aulas da graduação. A decisão da Vemse pelo encerramento da medida socioeducativa levou em consideração a dedicação do rapaz aos estudos e o bom comportamento dele durante o período que passou no sistema socioeducativo.

De acordo com a assistente social Naira Silveira, os resultados obtidos por esses dois socioeducandos têm entusiasmado os demais internos a acreditar na transformação por meio do estudo. O ensino superior não é a única meta; há jovens estudando para concursos públicos também. "Histórias como esta dão um sentido especial ao nosso trabalho e nos motivam a continuar. É gratificante ver que contribuímos de alguma forma com o amadurecimento psicossocial desses jovens e suas famílias", definiu.

FUTURO – Passada a euforia pela aprovação do vestibular, João não quer perder tempo e já começou a pensar no futuro. Os planos incluem uma nova rotina de estudos, a procura por um estágio e a ocupação do tempo livre com atividades que sejam saudáveis. Ele se orgulha da conquista, mas reconhece que terá muitos os desafios a superar a partir de agora. "Nada melhor que vencer através dos estudos e do meu próprio esforço, mas nem por isso as coisas vão ser fáceis. Sei que vou enfrentar várias dificuldades, mas estou bem disposto."

No último dia 13 de novembro, João participou de uma audiência na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e recebeu o benefício da saída sistemática, concedido aos adolescentes que estão prestes a concluir a medida. Além de poder passar os fins de semana com a família, os jovens acautelados na Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss) têm permissão para sair da unidade para trabalhar, estudar e resolver questões pessoais. A expectativa é que até o início do próximo semestre letivo na faculdade a liberação completa do jovem seja concedida.

*O nome foi alterado para preservar a identidade do jovem, conforme preconiza o ECA.

(C.C*)

http://www.df.gov.br/noticias/item/17418-jovem-do-sistema-socioeducativo-vai-cursar-medicina-veterin%C3%A1ria.html

Participe da CAMPANHA SALARIAL 2015 - Fundação CASA

campanha
Estamos iniciando a Campanha Salarial 2015 e o SITRAEMFA inova com a participação antecipada dos trabalhadores.
Hoje, você poderá encaminhar suas sugestões para negociações com a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Justiça e Fundação CASA
Mande suas sugestões para o e-mail: sec.negociacoes@sitraemfa.org.br , até o dia 19/12/2014.
Lembramos a todos que uma mesma proposta poderá vir de vários trabalhadores e para contemplar a todos elas deverão passar por analise dos departamentos competentes do SITRAEMFA. 
PARTICIPE, vamos juntos construir a nossa convenção coletiva de trabalho.

http://www.sitraemfa.org.br/justica-e-cidadania/573.html

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Flagrante: policial reage a tentativa de execução e bebê cai no chão em Campinas (SP)

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um homem armado abordou um policial que estava com um bebê no colo, em Campinas, no interior de São Paulo. O PM reagiu ao assalto e baleou o criminoso, deixando a criança cair no chão. Acompanhe as imagens!

Servidores participam do primeiro dia da SIPAT na Sede

Durante abertura, diretor administrativo destacou importância do evento e da campanha Novembro Azul

sipat_aberturaCom abertura realizada pelo diretor administrativo na Fundação CASA, Francisco Carlos Alves, a Sede da instituição, localizada na capital paulista, realiza na manhã desta terça-feira (25 de novembro) o primeiro dia da X Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O evento acontecerá até a próxima sexta (28/11).

A SIPAT é organizada pela Seção de Segurança do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e acontece no auditório do prédio da sede no período da manhã.

Os funcionários interessados em participar não precisam fazer inscrição prévia, bastando comparecer ao local nas datas informadas.

No início do evento, Alves destacou a importância da realização do evento, que aborda temas como a saúde dos servidores. “É necessário cuidar da saúde. Prevenir”, disse.

Além disso, ele destacou ainda a campanha Novembro Azul, que visa a prevenção ao câncer de próstata. “Fiquei internado no hospital por oito dias, por causa de uma simples infecção que atingiu a bexiga. Por isso, é importante para nós, homens, que nos conscientizemos para fazer o exame preventivo”, concluiu.

Em seguida, ocorreram as palestras programadas para esta segunda-feira. A profissional de educação física do CASA João do Pulo, Queli Aparecida Augusto, realizou o Momento Agita, com uma mini-aula de dança para os presentes.

Em seguida, ocorre a palestra da analista de gestão da SABESP, Luzia Helena Almeida, com o tema “Água, Energia da Vida”.

Após isso, o médico do trabalho da Fundação CASA, Seong Soo Kim, o Dr. Kim, ministra uma palestra sobre “Violência Doméstica”.

Por fim, a representante da Amil (operadora de saúde da Fundação CASA), Jéssica de Paiva Direito, realiza uma palestra sobre o Programa Amil Qualidade de Vida - “PQV”.

Concomitantemente à SIPAT ocorre a Feira da Saúde, promovida pelos servidores da Superintendência de Saúde da Fundação.

Para ver a programação completa dos próximos dias do evento, clique aqui.

“Fundação CASA: Diálogos e Desafios”

Qua, 26 de Novembro de 2014 14:33
psicologia 26 11
No dia 24 de novembro de 2014, aconteceu a Roda de Conversa: “Fundação CASA: Diálogos e Desafios”, que teve como proposta discutir a elaboração de documentos escritos, o cotidiano dos centros, bem como a relação com a rede.
No CRPSP a discussão foi mediada pelo Conselheiro Gustavo de Lima Bernardes Sales e pela psicóloga Claudia Guzzardi Altieri, participaram da roda de conversa as psicólogas da Fundação CASA, e atores das medidas socioeducativas e outras políticas públicas. A conversa trouxe vários debates sobre a prática da psicologia na medida socioeducativa de internação. A psicologia da Fundação CASA argumentou seu fazer na constatação de uma prática que tem como especificidade a socioeducação do Estado de SP, e neste sentido as psicólogas demonstraram um saber ético, pautado na proteção integral e garantia de direitos.
Em São Paulo foram realizados os seguintes encaminhamentos:
1.    OCRPSP, estará em conjunto avaliando o “caderno” especifico das diretrizes da psicologia na FC e o teste aplicado nas CIPS para avaliar o grau de dependência à drogas, o ASSIST;
2.    Da parte da psicologia da Fundação CASA, foi encaminhado o estudo das Referências técnicas para a atuação dos psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação/CREPOP. Tal estudo visa interferir no estudo do CREPOP, isto é; validar o que concordamos e acrescentar referências que verificarmos ser necessária para completar o documentos;
As Rodas de Conversa continuam:
26/11 (quarta-feira) 
Horário: 19h às 21h30 
Local: Subsede de Sorocaba 
Endereço: Av. Armando Sales de Oliveira, 189, Vila Trujillo - Sorocaba/SP
Palestrante Convidada
Cássia Maria Prigenzi Vilela - Médica pela PUC-SP; especializada em Clínica Geral Homeopática; Terapeuta Corporal pelo Quarup- Instituto de Formação Neo Reichiano e Centro de Educação Somática Existencial; Terapeuta com abordagem sistêmica de adolescentes, adultos, casais e famílias pelo Instituto Sistemas Humanos de Terapia Familiar; Sócia Fundadora da OSCIP Piracema- Núcleo Regional de Atenção à Família; Terapeuta Comunitária e formadora de Terapeutas Comunitários do Polo Formador Piracema.
Confira na íntegra: www.crpsp.org.br/fundacaocasa/
Roda de Conversa "Fundação Casa: Diálogos e Desafios"
27/11 (quinta-feira)
Horário: 14h 
Local: Subsede Bauru 
Endereço: Rua Albino Tâmbara, 5-28 - Vl. Cidade Universitária - Bauru/SP

Roda de Conversa "Fundação Casa: Diálogos e Desafios"
27/11 (quinta-feira)
Horário: 19h às 22h00 
Local:Câmara Municipal de Ribeirão Preto 
Endereço: Av. Jerônimo Gonçalves, 1200 - Centro, Ribeirão Preto – SP

Acesse: 
www.crpsp.org.br/fundacaocasa/

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ex-freira agredida com chave de fenda por menor infrator será indenizada por congregação religiosa

A Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a recurso da Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores contra decisão que a condenou a indenizar uma ex-freira por danos morais, estéticos e materiais.

Na condição de educadora no Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), no Distrito Federal, ela foi golpeada várias vezes com uma chave de fenda por um dos menores custodiados, e violentamente agredida quase até a morte.


Em agosto de 2007, após servir o almoço dos adolescentes, a ex-freira foi levada ao pátio e atacada pelas costas por um interno. Por não aceitar uma educadora do sexo feminino, ele aplicou-lhe uma gravata e a golpeou em várias partes do corpo. Outros adolescentes ajudaram a dominá-la e, por cerca de 30 minutos, lhe aplicaram socos, chutes e golpes com estoques, o que lhe rendeu perfurações na barriga, costas, braços e rosto. Para que parassem, ela teve de se fingir de morta.

A educadora afirmou que, apesar de ter sido torturada e severamente ferida, o Ciago optou por ocultar o fato e enviá-la para casa ao invés de a um hospital. Houve forte pressão para que o caso não fosse denunciado, mas ela o fez e, em seguida, ajuizou a ação para pedir indenização pelos danos causados. Afirmou que, após o fato, desenvolveu depressão grave com sintomas psicóticos, teve que se submeter a variados tratamentos e ficou com cicatrizes.

A congregação sustentou que a trabalhadora foi imprudente, negligente e contribuiu para o motim ao ficar sozinha com os menores que cumpriam medidas sócio-educativas. A defesa negou a tentativa de ocultação da violência e afirmou que as agressões duraram poucos minutos, e que ela foi levada ao hospital. O Distrito Federal, com quem a congregação firmara convênio, defendeu a inexistência de responsabilidade de sua parte e a ausência de nexo causal entre o dano e o comportamento da Administração Pública. Somente a partir de 2010 o Governo do Distrito Federal assumiria integralmente a gestão do local.

A Vara do Trabalho do Gama (DF) entendeu que as provas não deixavam dúvida sobre a negligência da congregação religiosa e que seu sistema de segurança era falho, o que propiciou o acidente. Por isso, a condenou a pagar indenização de R$ 150 mil por danos morais e R$ 1.200,00 por danos materiais e excluiu a responsabilidade do Distrito Federal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e Tocantins), porémn, reformou a sentença e julgou improcedentes os pedidos, por entender que a violência não podia ser atribuída à empregadora. Para o Regional, nenhuma medida de segurança poderia garantir que os adolescentes não cometessem agressões ou rebeliões.

Responsabilidade objetiva
O caso sofreu reviravolta ao chegar ao TST. A Oitava Turma reconheceu a responsabilidade objetiva da congregação com base na teoria do risco, (artigo 927, parágrafo único, do Código Civil). Com isso, determinou o retorno do processo ao TRT para que analisasse o pedido.

A instituição interpôs embargos à SDI-1, que analisou a controvérsia à luz da teoria da presunção da culpa. Para a Subseção, é possível constatar no acórdão a materialização do dano (agressão) e o nexo causal (lesões decorrentes da atividade prestada à Congregação), que justificam o reconhecimento da responsabilidade civil da empregadora.

"Se a empregadora não cuidou de provar que proporcionou condições à trabalhadora de desenvolvimento de suas atividades de maneira segura, resta comprovada a sua culpa exclusiva", afirmou o relator, ministro Renato de Lacerda Paiva, para quem a culpa da instituição é presumida. Acompanharam o voto, com ressalva de fundamentação quanto à tese de culpa presumida, os ministros João Oreste Dalazen, Lelio Bentes Corrêa, Luiz Philippe Vieira de Mello, Márcio Eurico Vitral e Hugo Carlos Scheuermann.


http://www.justicaemfoco.com.br/desc-noticia.php?id=98087

Adolescentes fogem de Unidade de Internação Provisória no ES

Treze adolescentes internos fugiram da Unip II, de acordo com o Iases.
Uma sindicância já foi aberta para investigar como ocorreu a fuga.

Treze adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica, na Grande Vitória, fugiram por volta das 15h desta terça-feira (25), se acordo com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), que administra a unidade.

Buraco nos fundos da unidade por onde os internos fugiram (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Buraco nos fundos da unidade por onde
os internos fugiram( foto/ TV Gazeta
A Polícia Militar fez buscas na região e durante a tarde três menores foram recapturados. Eles chegaram a roubar um carro durante a fuga, mas acabaram apreendidos ainda em Cariacica, segundo a polícia. Outros dez ainda continuam foragidos.

O presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Iases (Sinases), Bruno Menelli foi até o local após a fuga e conversou com agentes que presenciaram o ocorrido.  “Quinze adolescentes tentaram fugir, mas só treze conseguiram. Eles estavam saindo da quadra e voltando para o bloco quando partiram para cima dos agentes. Eles quebraram o portão, e quando chegaram no muro, pegaram uma tampa de bueiro e quebraram o muro”, contou.

Unip II, em Cariacica Sede (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Unip II, em Cariacica Sede
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Segundo Bruno, a defasagem do número de agentes socioeducativos nas unidades contribuiu para a fuga. “Temos poucos agentes. O Iases sabe disso”, disse. Ainda segundo ele, um agente foi encaminhado para o hospital com ferimento no braço, mas sem gravidade.

De acordo com o Iases, uma sindicância já foi aberta com objetivo de apurar e investigar os elementos que levaram ao ocorrido.

O Instituto pede que as pessoas que tiverem alguma informação e que quiserem colaborar com as buscas, podem entrar em contrato através do 181.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/adolescentes-fogem-de-unidade-de-internacao-provisoria-no-es.html

Visitas intimas na Fundação Casa

Porque um adolescente é tratado como adulto no que diz respeito a vida sexual, mas não é tratado como adulto ao ser responsabilizado por um ato criminoso ?

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

“Presídio não é hotel, nem creche”, diz secretário após morte de presos na Paraíba

Segundo o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Walber Virgolino, foram apreendidos pacotes de maconha, espetos, comprimidos alucinógenos durante operações pente fino

As penitenciárias Flósculo da Nóbrega, o Roger, e Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1) passaram por uma operação pente-fino nessa quinta (20) e sexta (21), após a morte de dois detentos e a tentativa de motim em uma das alas do presídio do Roger e PB1.
 
Presídio PB-1Segundo o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Walber Virgolino, todas as áreas das unidades prisionais foram vistoriadas e apreendidos pacotes de maconha, espetos, comprimidos alucinógenos e outros objetos cortantes, baterias de telefones móveis também estão entre os itens encontrados nos alojamentos dos detentos do Roger.

“Em virtude da apreensão do material e da morte do preso do Roger, a visita está suspensa por 30 dias para os apenados do pavilhão 5, local onde um detento foi morto e esquartejado. Já identificamos os envolvidos na morte e vão responder criminalmente. Vale salientar que presídio não é hotel, nem creche. Se eles estão presos é porque cometeram crime e têm que pagar. Bandido tem que ser tratado como bandido”, disse o secretário.

Para Walber, a proibição da revista íntima tem contribuído para a entrada de objetos nas penitenciárias. “Comprimidos, maconha e outros materiais podem ser transportando facilmente nas partes íntimas. Como estamos proibidos da revista minuciosa, tem aumentado o consumo de entorpecente nos presídio. Mas, vamos ser mais rigorosos nas operações dentro das celas”, ressaltou.

Os recentes números da Segurança Pública no Brasil


Os recentes números da Segurança Pública no Brasil


domingo, 23 de novembro de 2014

Precavido, vestibulando chega duas horas antes para prova da Unicamp

Portões abriram mais cedo em nove locais de provas neste domingo (23).
Estudantes devem chegar ao menos 1 hora antes do exame, que inicia 13h.

Do G1 Campinas e Região
Rodrigo Souza da Silva vai prestar  (Foto: Arthur Menicucci / G1) 
Rodrigo Souza da Silva planeja estudar pedagogia
na Unicamp   (Foto: Arthur Menicucci / G1)

Para evitar trânsito e correria na primeira fase do vestibular da Unicamp neste domingo (23), um funcionário da Fundação Casa chegou no campus da Universidade Paulista (Unip) de Campinas (SP), no bairro Swift, com duas horas de antecedência do horário da prova, marcada para as 13h. Rodrigo Souza da Silva, de 33 anos, vai prestar o exame pela primeira vez e escolheu o curso de pedagogia.
"Na Fundação Casa gosto do trabalho com os jovens, mas falta estrutura para trabalhar. Quis estudar e quero seguir carreira em outra área", conta. Silva acredita em uma prova mais rápida neste domingo. "Acho que vai ser mais rápida, mas mais difícil porque tem mais inscritos e a redação seleciona", diz.
Na Unip de Campinas foi possível acessar as salas de aula a partir das 11h. É um dos nove locais do estado que abriram os portões mais cedo do que o horário oficial, às 12h. De acordo com a Comissão Permanente para o  Vestibular da Unicamp (Comvest), a permissão foi concedida para diminuir a concentração de veículos e problemas de congestionamento no trânsito nessas unidades, que costumam ter tráfego intenso. Os exames começam às 13h em todos os locais de provas.

No campus I da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, os candidatos puderam entrar a partir das 10h e a treineira Isabela Bettiati Magaldi, de 16 anos, decidiu aproveitar todos os minutos da "folga" até a prova. A estudante de Serra Negra chegou, portanto, três horas antes do início do exame. "Foi um exagero ter chegado mais cedo, mas não cheguei cansada para a prova. O colégio onde estudo já prepara para esse ritmo", conta a jovem que planeja estudar tecnologia ambiental.
Os demais locais que também anteciparam a abertura dos portões, para as 11h, no estado de São Paulo são: Unip Limeira (SP), Unip Jundiaí (SP), Unip São José dos Campos (SP) e Instituto Toledo de Ensino em Bauru (SP). Na capital, Unip Paraíso, Unip Marquês e Unip Tatuapé também abriram os portões às 11h.
Em todas as outras instituições que aplicam as provas da Unicamp os portões abrem oficialmente às 12h. O número de inscritos este ano para o concurso quebrou um novo recorde, 77.128 candidatos disputam 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.
Estudantes chegam na Unip para fazer provas do vestibular da Unicamp (Foto: Arthur Menicucci / G1) 
Estudantes chegam na Unip para fazer provas do
vestibular da Unicamp (Foto: Arthur Menicucci / G1)
Cidades que aplicam as provas

Os testes serão aplicados nas seguintes cidades: Bauru (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São João da Boa Vista (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sumaré (SP).
 
Cinco horas para fazer exame
A prova da 1ª fase tem 90 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas, que o candidato deverá responder em até cinco horas. O tempo mínimo de permanência em sala de aula é de três horas e meia.
São 14 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; 14 questões de matemática; 10 de história e 10 de geografia (incluindo filosofia e sociologia). Serão ainda 10 questões de física, 10 de química, 10 de biologia, 8 questões de inglês, além de 4 questões interdisciplinares.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/precavido-vestibulando-chega-duas-horas-antes-para-prova-da-unicamp.html

Internos fazem motim em unidade de internação de Linhares, ES

Segundo a polícia, cinco pessoas foram feitas reféns nesta sexta-feira (21).
Confusão aconteceu quando um interno queria mudar de sala e foi proibido.

Cinco pessoas foram feitas reféns durante um motim na unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, no final da tarde desta sexta-feira (21). Segundo a polícia, a confusão aconteceu quando um dos internos tentou mudar de sala e foi proibido por um agente socioeducativo.


No momento da confusão, 47 internos, nove agentes e professores estavam na unidade. O motim durou cerca de uma hora. “Estava tendo aula com os internos e no procedimento de rotina, de vistoria, um dos alunos desobedeceu um dos agentes e agiu com violência atirando uma cadeira contra o agente.

O fato motivou, não se sabe se eles já tinham combinado antes, que se começasse um motim e envolveu outras salas. Três agentes e duas professoras foram feitos reféns. Isso tudo vai ser investigado para ver o que cada um fez”, disse o delegado Tiago Cavalcante.

O Iases foi procurado para falar sobre o assunto, mas até as 19h30 deste sábado (22) ainda não havia se posicionado.
*Com colaboração de Ariele Rui, da TV Gazeta Norte.



http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/11/internos-fazem-motim-em-unidade-de-internacao-de-linhares-es.html
O Funça News  manifesta seu pesar e solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do Claudio Nunes dos santos  mas conhecido como Claudio B.O , que faleceu quinta -feira (20), em Aguas de Santa Barbara - SP.


"Ele foi um menino que passou pela instituição na condição de interno e superou, se transformou num servidor.

Fazia o enfrentamento com excesso de emoção. era um menino, um adulto adolescente. as vezes o resultado dos confrontos políticos não indicavam a razão tão necessária, mas havia nele muita disposição para a luta e para o enfrentamento. tinha muita coragem. É dai que surge o apelido, B.O., um nome de guerra.

Estamos em luto, em solidariedade aqueles que conviveram com ele."
(José Venancio de Souza)

Claudio em Audiência publica dos servidores da Fundação CASA
na Assembléia Legislativa do estado de São Paulo
20/02/2013

Rebelião Febem imigrantes 25 de Outubro de 1999
Após 36 horas de refém amarrado próximo de baldes com álcool.



Ele viu companheiros sendo atirados dos muros, a barbarie de um adolescente decapitado, dois sendo mortos carbonizado. a mais violenta e aterrorizante rebelião da história da Febem (depois disso passou por muitas rebeliões)



"Claudio Nunes, faleceu ontem, no dia em que lembramos da consciência negra e da luta dos povos oprimidos de nosso país. Foi menino carente da antiga Febem, tornou-se Educador Social na própria ex-Febem. Nunca me esqueci da Rebelião da antiga Imigrantes, Claudio assistiu toda aquela barbárie, quando foi questionado pela imprensa e disse o que viu e viveu ali, não aguentou o baque e desmaiou. Lembro-me de vê-lo indo ao chão. Um grande coração, uma grande emoção, mais um trabalhador do meio socioeducativo não aguentando os moldes de uma profissão sequer regulamentada, ora tão mal vista na sociedade, ora tão celebrada como um ofício de heróis. são meninos-guerreiros que apesar da inexistência de políticas públicas inclusivas, seguem constituindo a rotina, buscando ressocializar um menino aqui, outro ali. A cada ano que passa a cultura da infração, do delito, mais faz parte da vida social. é uma opção, como tantas outras na vida, e os socioeducadores estão lá para lembrar: um outro mundo é possível, não queira ter o mundão como referência de vida. Mas o coraçaõ as vezes não aguenta, com quarenta e poucos anos o do velho claudio b.o. não aguentou. Se olharmos as estruturas de trabalho, as condições de pressão sob o indivíduo, podemos inclusive abrir CAT(comunicado de acidente de trabalho). As vezes o trabalho mata."  (Cristiane Gandolfi)


http://www.dgabc.com.br/Noticia/307633/febem-imigrantes-pelo-menos-4-menores-morrem-em-rebeliao

sábado, 22 de novembro de 2014

Ex-agente da Febem é técnico finalista da Copa Paulista

Caras feias e desânimo antes dos treinos não assustam mais o técnico Alexandre Ferreira, de 41 anos. Apesar da pouca idade e do fato de que o Botafogo de Ribeirão Preto é o primeiro clube que dirige, o treinador sabe gerenciar grupos problemáticos como poucos profissionais - inclusive os mais experientes - conseguem fazer. Até um ano antes de chegar à final da Copa Paulista, Alexandre treinava os meninos da Fundação Casa (antiga Febem, entidade que busca a ressocialização de jovens infratores) da cidade.
- Meu pai foi jogador de futebol, e minha relação com o esporte sempre foi muito próxima. Tentei jogar também, mas não consegui avançar como profissional, ficava de um lado para outro, aí decidi parar de jogar e fazer concurso público - diz, ao LANCE!Net, apresentando o início de uma história de luta para provar a força do esporte na vida de crianças que deram os "primeiros chutes" para o lugar errado.
O concurso em que Alexandre foi aprovado era para agente penitenciário na Febem, onde ingressou em 2006. Seu trabalho seria cuidar de garotos detentos por cometerem crimes graves e gravíssimos, como homicídio e latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Mas depois de alguns meses de trabalho a direção da unidade descobriu que ele havia sido atleta, e dividiu sua função entre agente penitenciário e educador físico.
- Na época do concurso eu dava aula em escolinha e fazia faculdade de Educação Física, então foi muita coisa ao mesmo tempo. Quando descobriram isso me pediram para montar um time em que os atletas seriam os internos, como medida socioeducativa. Existe um torneio chamado Copa Casa de Futebol, que reúne os meninos das fundações. O time de Ribeirão Preto foi bicampeão - relembra o orgulhoso Alexandre Ferreira.

Treinador novato orienta comandados em treino da equipe (Foto: Agência Botafogo)

O sucesso na Fundação Casa levou o jovem treinador ao Olé do Brasil, um clube de verdade, forte na base, onde foi campeão paulista juvenil de 2009 e até dirigiu um jogo como interino do profissional, mas que não o fez desistir dos meninos em ressocialização. Alexandre conseguiu conciliar as duas atividades até meados de 2013, quando foi chamado pelo Botafogo, uma das forças do interior de São Paulo, e precisou abrir mão do que hoje considera sua maior experiência de vida.
- Foi uma escola trabalhar com os jovens internos. No início eu me questionava muito sobre conviver diariamente com praticantes de crimes gravíssimos, mas nunca vi os meninos agredindo ninguém, nunca houve uma ocorrência. E isso para mim prova a força do esporte. Jogando futebol era notável o avanço deles em relação ao psicológico, ao social... No Brasil, o esporte é uma das poucas saídas para o desenvolvimento - reflete o professor da vida.
Botafogo-SP e Santo André iniciam a decisão da Copa Paulista neste domingo, às 10h. A partida ocorre no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, com mando da equipe do ABC.

http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/minuto/2014/11/22/noticiaminutol,2873416/ex-agente-penitenciario-da-febem-e-tecnico-finalista-da-copa-paulista.shtml

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A insegurança é gritante em Praia Grande

A direção do SITRAEMFA na última semana realizou várias intervenções juntos aos órgãos competentes, no que tange a gritante falta de segurança, especialmente dos trabalhadores de Praia Grande, que na última semana sofreram tentativa de resgate a um adolescente.
IMG-20141119-WA0027Os 15 indivíduos tentaram invadir o Centro de Praia Grande II, usando armas de fogo contra a vigilância e roubaram motos dos trabalhadores, que estavam no estacionamento. Segundo os funcionários são constantes as tentativas de agressão e assaltos aos servidores.
E não é para menos e pasmem, com o cumulo da incoerência!!! Este Centro fica rodeado por uma comunidade. O muro do Centro faz parede com as casas, ou seja, qualquer um pode subir no telhado e entrar no Centro.
A direção do Sitraemfa esteve junto aos trabalhadores daqueles Centros orientando-os a fazerem mais circunstanciados embasados neste histórico.
E ainda no dia 19/11, a direção do SITRAEMFA encaminhou ofícios Sindicais à Fundação CASA, reforçando o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, no que tange a segurança dos servidores. Foram encaminhados ofícios também ao Ministério Público do Trabalho, Prefeitura e Câmara Municipal de Praia Grande.
Salientamos que esta situação é recorrente e não é a primeira vez que solicitamos providencias quanto à segurança dos trabalhadores da Fundação CASA. Estamos de olho! 


http://www.sitraemfa.org.br/justica-e-cidadania/569-a-inseguranca-e-gritante-em-praia-grande.html

Fundação CASA inaugura centro socioeducativo Mario Covas

Cerimônia acontece na segunda-feira (24/11) com a presença da presidente Berenice Giannella; este é o 71º CASA inaugurado desde 2005
A Fundação CASA inaugura nesta segunda-feira (24 de novembro), às 15 horas, o centro socioeducativo Governador Mário Covas, na Vila Maria, zona norte de São Paulo. Com mais este equipamento, a instituição chega à marca de 71 centros inaugurados desde 2005, quando começou o processo de descentralização da Fundação.
O centro de atendimento socioeducativo tem capacidade para atender 64 adolescentes do sexo masculino, com faixa etária entre 15 e 18 anos incompletos, na medida socioeducativa de internação (art. 122 do ECA).
A cerimônia contará com a presença da juíza corregedora do Departamento de Execuções da Infância e Juventude, Dra. Maria Elisa Silva Gibin, de outras autoridades do Poder Judiciário, servidores públicos, além de funcionários da Divisão Regional Metropolitana Norte (DRM-V).
“Desde 2005, o Governo de São Paulo inaugurou 71 centros no Estado todo. Neste tempo, a Fundação CASA promoveu discussões e eventos de formação e de aprimoramento profissional para que a medida socioeducativa tenha eficiência e alcance o seu objetivo: a recuperação do adolescente autor de ato infracional no Estado de São Paulo”, afirma a presidente da CASA.
O CASA Governador Mário Covas pertence à Divisão Regional Metropolitana Norte (DRM-V), uma das 11 administrações regionalizadas da Fundação CASA no Estado de São Paulo.
No CASA Governador Mário Covas, as atividades pedagógicas, por meio da agenda multiprofissional, observam as previsões do ECA e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que pressupõem aulas da educação formal (escolarização realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Educação), esporte, cultura, educação profissional básica, além dos atendimentos psicossocial e em saúde.

Interno da Fundação Casa passa em vestibular para engenharia civil

Jovem de 17 anos está na unidade de Cerqueira César (SP).
Ele foi aprovado com a quarta maior nota para o curso.


Adolescente diz que aprendeu a gostar de estudar (Foto: Divulgação/ Fundação Casa) 
Adolescente diz que aprendeu a gostar de estudar
(Foto: Divulgação/ Fundação Casa)

Fim de ano é motivo de comemoração para milhões de adolescentes brasileiros: é época de prestar vestibular e, se tudo der certo, ser aceito em uma universidade ou faculdade. Foi o que aconteceu com um interno de 17 anos da Fundação Casa em Cerqueira César (SP): o jovem Tales (nome fictício) passou em 4º lugar no curso de engenharia civil de uma faculdade particular da cidade vizinha Avaré (SP).
Em entrevista ao G1, o jovem diz não se sentir a vontade ao falar sobre o que o trouxe à Fundação Casa. Mas, se alegra ao afirmar que a ideia de prestar vestibular veio dele. Ele e a família sugeriram à direção a possibilidade de fazer o exame. “Não só a direção me apoiou, mas todos os profissionais e meus amigos da Fundação Casa. Minha família está muito orgulhosa e feliz. Optei por engenharia civil por ter facilidade com os números”, comenta.
Animado com o fato de começar 2015 fora da fundação e dentro de uma faculdade, o adolescente conta que percebeu a possibilidade de transformação quando internado. Na escola, não tinha interesse nas aulas. “Sempre tive facilidade nos estudos, mas até este momento da vida nunca tive muito interesse. Depois da minha entrada na fundação é que percebi minha capacidade de aprender. Minha forma de ver a vida continua a mesma, só aprendi que nas coisas mais simples estão as melhores coisas da vida. Aprendi a dar valor à família, ao amor e à liberdade. Coisas essenciais na vida.”
A faculdade é um investimento para ter condição de dar a mim e a minha família tudo do bom e do melhor, sem recorrer ao mundo de ilusão que é o crime."
Interno da Fundação Casa e futuro universitário
Ele cumpre a medida socioeducativa, até o Judiciário considerar que está apto ao retorno para o convívio em sociedade. Caso as aulas comecem e ainda esteja internado, com autorização judicial, ele frequentará as aulas como qualquer outro jovem. “Imagino que todos nós estamos sujeito a sofrer qualquer tipo de preconceito e se alguém falar algo para mim deixe que falem. Porque ninguém é perfeito e todos somos falhos”, comenta sobre a possibilidade de sofrer algum tipo de preconceito.
O adolescente tenta agora financiar a faculdade através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fiees). Enquanto não tem certeza se conseguirá, ele afirma que pretende o pagar o quanto antes. “A faculdade é um investimento para garantir um futuro onde possa ter condição de dar a mim e a minha família tudo do bom e do melhor, sem recorrer ao mundo de ilusão que é o crime.”
 
Repercussão na unidade
O fato do jovem ter conseguido acesso à faculdade é motivo de comemoração não só para a família, mas também para a instituição. A coordenadora pedagógica da Fundação Casa de Cerqueira César, Rosemeire Pereira e Lourenço, celebra a conquista e acredita que o feito possa incentivar os colegas de classe.

“Vi o amadurecimento dele nos estudos. Há um ano ele não tinha interesse nenhum. Se mostrava um aluno inteligente, mas desmotivado. Muitos alunos entram para a fundação defasados, mas não era o caso do Tales – dele. Mas, mesmo quem tem dificuldades consegue, graças as aulas de reforço e toda estrutura oferecida. Fora da fundação, na escola, muitas vezes acaba faltando estrutura e os jovens ficam fora, são ausentes. Acredito que o caso do Tales pode se tornar um exemplo de que a possibilidade existe para quem não desiste”, afirma.
O diretor da fundação, Abaré Pereira da Silva, concorda que o acesso de um colega à faculdade traz motivação aos internos. “Há jovens que chegam sem vislumbrar a possibilidade do poder fazer. Eles às vezes perdem a noção de que podem ser úteis a sociedade. E esse é nosso trabalho, devolver esse adolescente preparado para viver com a família e a sociedade”, explica.
As principais preocupações da vida de Tales serão, daqui a algum tempo, as notas necessárias para se sair bem no semestre. Por enquanto, o jovem apenas sonha com a vida que está por vir. Reconhece a vitória, mas diz que ainda há muito a fazer.
“Eu não sou ninguém para aconselhar os meninos que estão na cida do crime. Cada uma tem a concepção do que é certo e errado. Só falo para que, se tiver algum sonho, que corra atrás e nunca desista. Se houver alguma barreira em seu caminho vá de cabeça erguida”, reflete.
Adolescente de 17 anos passou no vestibular de engenharia civil (Foto: Divulgação/ Fundação Casa)Adolescente de 17 anos passou no vestibular de engenharia civil (Foto: Divulgação/ Fundação Casa)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Interno de 13 anos é morto dentro de unidade de internação do DF

Ele foi agredido por um colega de quarto e morreu no hospital

Um menor de 13 anos foi morto dentro da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS-DF), por volta das 20h desta terça-feira (18). O suspeito é um adolescente de 17 anos. A vítima foi agredida e enforcada com uma gravata pelo colega de quarto e morreu na (UPA) Unidade de Pronto Atendimento de São Sebastião.  

Segundo a Secretaria da Criança do DF, os dois adolescentes estavam em um alojamento da ala disciplinar. O interno que sofreu as agressões havia sido recolhido a esta ala no período da tarde, após um desentendimento com um colega da unidade. Ele foi acomodado em um alojamento com outros dois internos. Nenhum dos três se conhecia e não havia qualquer registro de desavenças anteriores entre eles.

No momento da agressão, apenas os dois estavam no alojamento porque o outro adolescente havia sido escalado para ajudar na entrega das refeições. Ao finalizar a distribuição dos lanches, o educador de plantão retornou ao quarto para deixar o terceiro adolescente e tomou conhecimento do fato pelo próprio autor da agressão, que confessou ter dado uma "gravata" no colega.

A equipe da enfermaria da unidade foi acionada para o socorro inicial. Como o adolescente apresentava sinais de estrangulamento e muita dificuldade para respirar, ele foi levado para a UPA de São Sebastião. Lá chegou a ser atendido pela equipe médica, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

O suspeito das agressões foi encaminhado para a DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente), que também vai iniciar uma investigação das circunstâncias da ocorrência.

Em nota, a Secretaria da Criança informou que tem prestado apoio à família do adolescente morto. A corregedoria do órgão já foi acionada e vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos.  

Em relação ao concurso público para a carreira do sistema socioeducativo, a secretaria disse que a realização da disputa foi aprovada no mês de junho e a Secretaria de Administração Pública é o órgão do governo que está conduzindo a elaboração do edital.

Assista ao vídeo:





Adivinha de quem é a culpa !
E a denuncia de um interno em uma carta para psicóloga da unidade

ASSISTA O VIDEO

Fundação Casa/SP libera gabaritos provisórios para mais de 31 mil inscritos

A primeira fase do certame, composta por provas objetivas, foi aplicada no último domingo

A Cetro Concursos divulgou os gabaritos preliminares do concurso da Fundação Casa/SP (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). Para conferir, clique aqui. Recursos podem ser interpostos no site da banca organizadora. Ao todo, 31.808 candidatos disputam as 1.141 vagas abertas pelo órgão – concorrência média de 27 pessoas para cada chance. A primeira fase do certame, composta por provas objetivas, foi aplicada no último domingo (16/11).


Quem concluiu o nível fundamental concorre às funções de agente de apoio operacional (apenas para homens) e agente operacional nas especialidades de encanador, marceneiro e serralheiro. Para nível médio, as oportunidades são para agente administrativo, agente de apoio administrativo, agente de apoio operacional (também somente para o sexo masculino), agente de apoio socioeducativo e auxiliar de enfermagem.

Quem tem nível técnico disputa as chances de técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, técnico em informática e técnico operacional. Há ainda oportunidades para graduados que disputam os cargos de agente educacional, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro eletricista, especialista em informática, médico, médico do trabalho, nutricionista, pedagogo, profissional de educação física e psicólogo.
 

Para o cargo de Agente de apoio Socioeducativo foram apenas 3457 inscritos para 380 vagas. 

Lembrando que este cargo terá mais fases desclassificatórias, sem falar do numero altíssimo de desistência até mesmo na primeira fase e após assumir a vaga. 

Este concurso teve o numero de inscritos bem abaixo da média dos ultimos anos para o cargo de agente de apoio socioeducativo. 

Vem diminuindo consideravelmente o interesse por este cargo. 

O Salario  comparado com o risco e complexidade do cargo somada a falta de segurança nos centros socioeducativos e a desvalorização deste tipo de serviço são os maiores motivos pela falta de interesse .

Também ressaltando que vários agentes de apoio socioeducativos com nível superior se inscreveram no concurso disputando vagas para principalmente cargo de agente educacional, cargo na qual teve um aumento de salario consideravelmente, atraindo a migração.  Bom nem preciso dizer o que vai acontecer, deficit !!!

Sugiro que valorizem o cargo de Agente Socioeducativo;  pelo menos para atrair mais os Concurseiros ! Visto que merecemos sem sombras de duvidas.

(Rones Marciel)
 agente de apoio Socioeducativo, Blogueiro e futuro estudante de:
- Nível Superior  em 
Licenciatura em: Artes ou
Biologia ou Ciências ou
Ciências Sociais ou Filosofia ou
Física ou Geografia ou História
ou Letras ou Matemática ou
Química - (graduação mínima 
de 3 anos). 











quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dispara a apreensão de menores infratores

Menores estouraram o vidro de confeiteira no Jardjm Seixas: “Quebraram e sairam correndo”
Detido por quatro vezes, duas por roubo e outras duas consumindo drogas, Vinícius (nome fictício), 16 anos, faz parte de uma estatística que, a cada dia, aumenta: de janeiro de 2013 a setembro deste ano, foram apreendidos 721 menores infratores em Rio Preto. É o que apontam dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Se comparados os períodos de janeiro a setembro, de um ano para o outro, houve um aumento de 45,4%. Enquanto em 2013 a soma de infratores foi de 251, neste ano saltou para 365. Os numeros dos nove primeiros meses deste ano já superam todo o ano passado, quando 356 foram detidos pela polícia. A maior parte deles foi apreendida por envolvimento com o tráfico de drogas e furtos, principalmente de celulares.

Vinícius conta que é usuário de maconha desde os 13 anos e que para alimentar o vício furta ou rouba celulares. Ele confessa que já vendeu drogas. "Hoje só uso, dá muito rolo com os 'homi' (polícia). Eu tava ficando visado. Celular é mais 'diboa', dá pra fazer uns rolo, trocá e pá", disse ele à reportagem do Diário. Das quatro ocasiões em que foi levado para a delegacia, em todas foi liberado com a presença da mãe ou da tia. Na última vez, na semana passada, foi deito pela PM, juntamente com outros dois adolescentes, de 15 e 16 anos, após roubar celulares de duas vítimas em frente à escola Monsenhor Gonçalves, na Boa Vista. O grupo que cometeu os crimes era formado por sete menores, mas com a chegada da viatura, apenas três foram flagrados. Ao serem apresentados na delegacia, todos foram liberados.

Com os suspeitos, foram encontrados dois celulares e também uma arma de brinquedo, usada para cometer o roubo. Em depoimento à polícia, um dos adolescentes contou que eles combinavam os roubos pelas redes sociais. Um dos estudantes, de 16 anos, que teve um aparelho roubado, não conseguiu recuperá-lo. "Colocaram a arma na minha cabeça e disseram: 'Passa o celular'. Eu sei, que não agi certo, mas na hora corri atrás dos moleques e ligamos para a polícia. O pior é que já estão na rua para roubar mais".

A confeiteira S.N., 43 anos, teve o vidro de seu carro estourado por dois adolescentes no último domingo, no Jardim Seixas, próximo à Represa. "Meu marido viu que eles não tinham nem 14 anos, quebraram de maldade e sairam correndo. Nesse caso a polícia não pode fazer nada, é menor." Para inserir o jovem infrator na sociedade e evitar que outros se envolvam com a criminalidade é preciso focar nas políticas socioassistenciais do município, com a participação da sociedade. "O futuro do jovem depende das políticas socioassistenciais do município porque só a questão infracional não vai resolver", diz o promotor André Luis de Souza, da Vara da Infância e Juventude.

Segundo ele, os jovens precisam de oportunidade, melhor qualidade de ensino, oferta de profissionalização, aumento de ações de contra-turno escolar. "O Estado precisa absorver o adolescente quando ele não está na escola, não deixando na ociosidade, porque isso é cooptado pelas organizações criminosas".

Apreendidos e soltos, eles reincidem

O aumento no número de menores apreendidos se deve, segundo a polícia, à reincidência no mundo do crime e ao trabalho intenso feito pelos policiais. A maioria dos menores apreendidos estão envolvidos no tráfico e em furtos. "Se todos os menores apreendidos por tráfico ficassem internados por um tempo maior, não teríamos Fundação Casa para todos", afirmou o major Luiz Roberto de Oliveira Vicente, coordenador regional da Polícia Militar.

Somente em casos de crimes hediondos, como homicídio, latrocínio, estupro e roubos, que os adolescentes infratores são submetidos a medida socioeducativa de internação em unidades da Fundação Casa. Segundo o major Vicente, a sensação de impunidade fomenta o crime. "É público e notório o grande número de menores que praticam furtos e principalmente atuam no tráfico. A PM apreende. Nem sempre chega na delegacia e o menor fica apreendido. A justiça irá determinar a medida socioeducativa. Se ele for internado por tráfico fica pouco tempo e logo já está nas ruas e reincide no mesmo crime".

O comando da PM atribui o aumento nos registros de apreensões ao combate à criminalidade, em especial contra o tráfico de drogas. "Infelizmente vê-se que a juventude tem se embrenhado cada vez mais em tenra idade no tráfico de drogas tendo em vista o lucro fácil e rápido - porém se trata de uma ascensão financeira ilusória", disse o tenente Rafael Henrique Helena, relações públicas do CPI-5.

O foco da Polícia Civil ao combate ao tráfico tem se intensificado. "Temos que combater não só o gerente, o distribuidor de entorpecentes, mas também aqueles que atuam no varejo. E hoje, na maioria quem está nas ruas vendendo drogas são menores de idade", afirmou o delegado Fernando Augusto Nunes Tedde, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Ele acrescenta que "os traficantes maiores, não só de idade, mas de importância na estrutura, ainda têm uma visão de que os menores são submetidos a legislação mais branda e eles também são facilmente arregimentados pela falta de formação intelectual, não têm o discernimento completo."

Detidos vão para Fundação Casa

Quando ficam detidos, os menores infratores são submetidos a medidas socioeducativas de internação. A mãe de uma adolescente de 17 anos, apreendida no mês passado por roubo acompanhada de uma outra menor, de 15, conta que a filha reconheceu seus erros ao ser internada na Fundação Casa em Cerqueira César, cidade distante 347 quilômetros de Rio Preto. "Fui visitá-la no domingo e ela me disse que tem que pagar pelo que ela fez, que não é certo. Agora, ela reconhece que não precisava, pois achava que não tinha nada e hoje vê que tinha tudo. Disse também que isso serviu de lição para ela ver que isso não é a vida que ela quer para ela nem para mim."

A outra adolescente, que também está em internada em Cerqueira César, é considerada uma adolescente problema pela polícia. Em abril deste ano, foi personagem de reportagem do Diário que abordou o envolvimento de garotas com o crime organizado. Na ocasião, aparecia exibindo armas e fumando maconha numa rede social. Um dia após a publicação da reportagem, a garota chegou a zombar da reportagem. "Tô bandida", escreveu em seu perfil. A família dela não foi localizada para falar sobre o assunto.


http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/219949,,Dispara+a+apreensao+de+menores+infratores.aspx