quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sem local para internação, Justiça libera adolescentes infratores no RN

Juiz alega que centros educacionais do estado não têm estrutura adequada.
Em quatro dias, 11 voltaram para casa, mesmo tendo cometido homicídios.

Adolescentes que cometem infrações em Natal estão sendo liberados de cumprirem medidas sócio-educativas. A medida vem sendo adotada pelo juiz da 3ª  vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner. O motivo é, segundo o juiz, é o fato de que o estado não está fornecendo condições estruturais para que o Poder Judiciário possa determinar o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo nota emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (28), em quatro dias, o juiz pôs em liberdade 11 adolescentes que praticaram atos infracionais até mesmo de natureza grave.
Ainda de acordo com o magistrado, a liberação é preocupante, uma vez que os jovens cometeram crimes graves, como homicídio e tráfico de drogas.“Um deles tem uma lista que faz inveja a qualquer bandido de grande porte. Os crimes destes adolescentes são os mais variados e vão desde assaltos a ônibus, passando pelo tráfico de drogas e até homicídios ”, apontou o juiz.
Homero Lechner disse também, que mais de dez ofícios foram enviados para o Ministério Público com informações sobre o quadro atual dos centros educacionais – definido por aquele como "em decadência" - a fim de que a Procuradoria Geral de Justiça cobre do Estado as devidas providências.
“Além do ECA, o Estado, enquanto Poder Executivo, precisa cumprir a Lei 12.594 de 2012. Mas, não está cumprindo e isso nos obriga a liberar esses adolescentes para as ruas novamente”, lamentou Lechner.
As medidas aplicadas em meio aberto também estão comprometidas, de acordo com o juiz. “As medidas da liberdade assistida ou prestação de serviços também estão sem condições de aplicação. A rede pública municipal não tem estrutura para isso”, completou.
De acordo com os juízes que compõem as varas da Infância, entre eles o magistrado José Dantas de Paiva, as cobranças por melhoria na rede são sistemáticas, direcionadas a órgãos como a Fundac, para que as providências sejam tomadas pelo Poder Executivo, a fim de se ampliar as condições físicas e de pessoal nas unidades.
“Nosso desejo é o que o MP efetive uma ação de Improbidade Administrativa contra o Governo que não está cumprindo com o seu papel e gerando essa sensação de impunidade na sociedade. É o MP que tem legitimidade para isso", desabafou o juiz. “Tenho liberado esses adolescentes muito a contragosto” finalizou.

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/02/sem-local-para-internacao-justica-libera-adolescentes-infratores-no-rn.html

Agentes socioeducativos da Paraíba decidem deflagar greve

Servidores da Fundac decidem deflagrar greve


TENSÃO: Estado ignora reivindicações e servidores da Fundac decidem deflagrar greve


Funcionários da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente na Paraíba (Fundac),que trabalham nas unidades socioeducativas do Estado, decidiram pela deflagração da greve a partir da próxima segunda-feira (04).

Segundo  Lucia Brandão, presidente do sindicato dos funcionários da Fundac, o Governo não teria atendido algumas reivindicações, dentre elas, a revisão do TCCR, promessa essa garantida pela presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, já para o mês de Janeiro de 2013.



Além da revisão do TCCR, o sindicato pede pela correção do Incentivo Funcional e implantação das Progressões Verticais e Horizontais.

Lúcia afirmou que a greve tem um prazo inicial de cinco dias, já  que o sindicato está disposto ao diálogo. Se nesse prazo o governo não lançar sua proposta, os funcionários pretendem estender a greve por tempo indeterminado:

“ Entraremos em greve a partir desta segunda-feira. O nosso prazo inicial é de cinco dias, mas estamos dispostos a dialogar. Se neste prazo, não obtivermos êxito, pretendemos manter a greve por tempo indeterminado”, disse.



Irão aderir a greve as unidades socioeducativas do CEA (Centro Educacional dos Adolescentes), o CEJ ( Centro Educacional dos Jovens) e a Casa Educativa e Semiliberdade em João Pessoa, além do Lar do Garoto e do Abrigo Provisório em Campina Grande e o CEA de Souza.

Os funcionários da Fundac estarão amanhã em frente a sede da Fundac, também prestando uma homenagem ao vigilante que foi morto na unidade.



Ao todo, cerca de 300 adolescentes e jovens além das famílias ficarão sem atendimento no Estado.

Em 35 anos de fundação, esta será a primeira greve da história da unidade.



Anderson Cardoso

PB Agora

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130227142632&cat=paraiba&keys=servidores-fundac-decidem-deflagrar-greve

Menores infratores são recapturados após tentativa de fuga no Rio

Eles tentaram sair do Educandário Santo Expedito com corda feita de lençóis.
Segundo Secretaria, um dos menores é filho do traficante Marcinho Muleta.

Do G1 Rio
1 comentário
Corda feita por lençóis foi usada por menores internos do Educandário Santo Expedito (Foto: Divulgação/ Seap)
Corda feita por lençóis foi usada por menores internos do Educandário Santo Expedito (Foto: Divulgação/ Seap)
Quatro menores foram recapturados após uma tentativa frustrada de fuga do Educandário Santo Expedito, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (27). Os adolescentes tentavam deixar o local utilizando uma corda feita com lençóis, quando foram surpreendidos por inspetores de Segurança e Administração Penitenciária da Cadeia Pública Bandeia Stampa.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), um dos menores apreendidos é filho do traficante Marcinho Muleta, chefe do tráfico de drogas de Manguinhos, na Zona Norte da cidade.
Os adolescentes foram levados para a 34ª DP (Bangu), onde o caso foi registrado. Em seguida, os menores foram encaminhados de volta para o educandário.
Corda feita por lençóis foi usada por menores internos do Educandário Santo Expedito (Foto: Divulgação/ Seap)
Inspetores impediram fuga de adolescentes (Foto: Divulgação/ Seap)
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/menores-infratores-sao-recapturados-apos-tentativa-de-fuga-no-rio.html

Tumulto da Funase termina com dois feridos e sem fuga

Unidade recebe cerca de 200 meninos. Foto: Alice de Souza/DP/D.A Press
Unidade recebe cerca de 200 meninos.
 Foto: Alice de Souza/DP/D.A Press

Os gestores da Unidade de Atendimento Provisório da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) do Bongi, na Zona Oeste do Recife, ainda não sabem o que motivou o tumulto entre os internos na tarde desta quarta-feira (27). A confusão começou por volta das 14h, quando os 80 internos do Pavilhão III (dos três existentes no centro de ressocialização) quebraram grades e lâmpadas. Duas viaturas da polícia foram acionadas, mas a situação foi controlada antes que o Batalhão de Choque entrasse no espaço. Na pacificação, um agente e um policial sofreram escoriações leves.

A unidade provisória abriga 260 internos e tem capacidade para apenas 90. No pavilhão onde aconteceu o motim, ficam 140, mas 20 estavam em atendimento e 10 em trabalho durante a confusão. O espaço abriga os adolescentes infratores por 45 dias até que sejam encaminhados para as unidades onde deverão cumprir as medidas socioeducativas previstas.


Secretário da Criança e Juventude, Pedro Eurico (Foto: Priscila Miranda / G1)
foto Priscila Miranda G
O secretário da Criança e Juventude, Pedro Eurico, esteve no local, bem como o presidente da Funase, Eutácio Borges. "Graças a Deus não tivemos mortos, espancamentos, destruição do patrimônio. Apenas um policial militar e um agente socioeducativo tiveram ferimentos no braço", comentou o secretário.
Sobre a superlotação, Pedro Eurico destaca que a quantidade de menores instalados dentro do Cenip é de responsabilidade da Justiça. "Esse meninos não estão aqui por ordem do Poder Executivo, por decisão do governador, ou minha ou de secretário, esses meninos estão todos aqui por decisão judicial, cabe ao Poder Judiciário a avaliação. O que nós estamos pretendendo fazer é fortalecer o regime de liberdade assistida, para que essas medidas socioeducativas se deem no controle do Estado, mas com liberdade", falou o secretário.
Em relação aoss menores que provocaram a confusão, Eurico informou que serão levados para prestar depoimento. "Nós ainda não termos o número correto de quantos jovens serão levados [para depor]. Provavelmente eu acho que não passará de cinco", finalizou.


http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/02/27/interna_vidaurbana,425686/tumulto-da-funase-termina-com-dois-feridos-e-sem-fuga.shtml



Conflito entre internos causa danos no Pomeri

Da Reportagem

O Complexo do Pomeri se transformou em palco de batalha entre várias facções de adolescentes infratores que cumprem atividades socioeducativas. A segunda-feira foi tumultuada, pois os infratores arremessaram pedras uns contra os outros. Os garotos aproveitaram o momento em que saiam da cela para estudar e começaram a confusão.

Ao menos 30 adolescentes tiveram o nome registrado em boletins de ocorrência confeccionados por agentes orientadores.

O primeiro desentendimento ocorreu por volta das 8 horas, quando quatro garotos da Ala 3 saíram das celas em direção a sala de aula. Eles se armaram com pedras e arremessaram contra seus desafetos, ocupantes da Ala 2.

Um dos menores da Ala 2 usou um chuço – arma artesanal confeccionada com pedaço de metal - e arrebentou o cadeado. Ele correu até o corredor e acertou um soco no nariz de um dos garotos da outra cela.

O tumulto continuou e por volta das 9 horas. Uma das pedras atingiu o cano de PVC que distribuiu água para cela 5. A cela quase foi inundada e os infratores ficaram sem água.

Ao menos 20 menores tiveram o nome relacionado num boletim de ocorrência que será encaminhado para a Delegacia Especializada do Adolescente da Capital (DEA), onde serão ouvidos pelo delegado Paulo Alberto Araújo. Os adolescentes poderão responder pelo ato infracional de danos ao patrimônio público. (AR)

 http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=426899

Adolescente é detida com oito fuzis e pasta base na BR-277 em Santa Terezinha do Itaipu

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante, na noite de terça-feira (26), na BR-277, em Santa Terezinha do Itaipu, no oeste do Paraná, dirigindo um Gol e transportando oito fuzis e 6,45 quilos de pasta base de cocaína. A abordagem foi realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização de rotina.


De acordo com informações da PRF, a adolescente estava conduzindo um Gol com placas de São Paulo e que possuía registro de roubo no sistema Serpro. Ela teria tentado fugir da fiscalização, sendo alcaçada cerca de um quilômetro da Unidade Operacional da PRF.

Detida, ela confessou que entregaria a mercadoria em Cascavel. Diuante do flagrante, ela foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator de Foz do Iguaçu. O veículo, a droga e as armas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil local para providências cabíveis.

Adolescente é detida com oito fuzis e pasta base na BR-277 em Santa Terezinha do Itaipu - Divulgação/PRF
As armas, o carro e a droga seriam entregues pela adolescente em Cascavel



http://londrina.odiario.com/policia/noticia/728168/adolescente-e-detida-com-oito-fuzis-e-pasta-base-na-br-277-em-santa-terezinha-do-itaipu/

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Policia Penitênciaria

Suspeito de furtar posto de saúde de Jaboticabal fica entalado em janela


Jovem de 23 anos ficou uma hora e meia se debatendo e pedindo ajuda.
Bombeiros precisaram serrar grade de ferro para resgatar suspeito.

Suposto ladrão ficou entalado em janela durante tentativa de furto em Jaboticabal (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Suposto ladrão ficou entalado em janela durante tentativa de furto em Jaboticabal (Foto: Divulgação/Polícia Militar)


Uma possível tentativa de furto a um posto de saúde de Jaboticabal (SP) na madrugada desta quarta-feira (27) terminou de forma inusitada: o suposto ladrão ficou preso em uma janela no momento em que tentava entrar no estabelecimento localizado no bairro Sambra. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o suspeito entrou no local para pegar um botijão de gás, mas ficou entalado na abertura que tem vista para a garagem e precisou pedir ajuda a um guarda da instituição.
Os bombeiros foram chamados pelo funcionário e serraram a grade de ferro para retirar o jovem de 23 anos. O resgate durou aproximadamente 40 minutos. Os soldados informaram que antes de ser atendido, o rapaz ficou uma hora e meia se debatendo e gritando por socorro. Ainda segundo a Corporação, o rapaz teve leves escoriações e não precisou de atendimento médico.

A Polícia Civil informou que o suspeito já tinha antecedente criminal por furto. Ele foi ouvido na delegacia da cidade e depois liberado. Nada foi levado do posto da cidade.
Os bombeiros disseram também que havia uma porta ao lado da janela e que o susposto ladrão provavelmente a arrombaria quando fosse fugir com o botijão.



http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/02/ladrao-tenta-furtar-posto-de-saude-de-jaboticabal-fica-entalado-em-janela.html


SP anuncia criação de centro de inteligência policial integrado


FOLHA

Um decreto publicado no "Diário Oficial" do Estado nesta quarta-feira (27) anunciou a criação de um centro de inteligência integrado das polícias de São Paulo.
O Ciisp (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo) servirá para agrupar os órgãos de inteligência da Secretaria da Segurança Pública, com informações das polícias Civil e Militar, e da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). A intenção é acumular informações de diferentes órgãos para combater o crime organizado.
A Ciisp será presidida pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, que deve definir as normas para a implantação em 30 dias. Os secretário da SAP, adjuntos da PM e da Polícia Civil, o delegado geral da Polícia Civil, o comandante Geral da PM e um coordenador técnico também farão parte da chefia do órgão.
O Ciisp será instalado na sede da Secretaria Segurança Pública. Ele chegou a funcionar como um Gabinete de Crise em fevereiro de 2007, onde foram concentradas as informações de ocorrências de grande clamor público.

Mobilização contra a vinda da Fundação Casa continua entre os vereadores e moradores de Itapecerica

cicero_1
Cícero falou da participação eficaz do Estado no
 município e disse que irá dificultar vinda da Febem
A mobilização contra a vinda da Fundação Casa continua rendendo muito debate entre os vereadores de Itapecerica da Serra. Na sessão desta terça-feira (26), não foi diferente. Muitos deles subiram na tribuna para criticar o Governo do Estado, que segundo eles “quer empurrar goela abaixo a construção da unidade na cidade”. Eles salientaram também que a cidade precisa de outros investimentos como educação, lazer, esporte e até uma rodoviária, não de mais uma “cadeia”, fazendo referência ao Centro de Detenção Provisória, no bairro do Potuverá.

 Os vereadores prometeram resistência, além de uma mobilização, para impedir a vinda da antiga Febem para a cidade. “O estado vai encontrar muita resistência aqui, queremos que a cidade seja olhada com mais respeito e atenção, não como o almoxarifado do Estado, que joga aqui o que não serve para outra cidade”, afirmou Cléber Bernardes. “Não investem no esporte, mas querem investir no CDP, na Febem, que pra mim é ‘cadeião’ e ‘cadeinha’, porque vota (responde pelos seus atos), então tem que ser cadeia”, frisou. “Para a fundação Casa a Cetesb fecha os olhos e deixa construir, mas para escolas embarga e ainda quer falar de país que tem regime ditatorial. Isso não é democrático, nós temos que mudar essa política e não sermos mais ‘prisioneiros’. Se colocar parede, nós derrubamos. Cadeia só gera rebelião [fazendo referência a rebelião na última semana na Zona Leste]”, desabafou o vereador petista Hernandes.

 O vereador e presidente da Câmara, Cícero Costa salientou a participação eficaz do Estado no município, como na construção das 800 casas populares no Jacira, que tem uma contrapartida repassada pela Casa Paulista de R$ 17 milhões e deve ter obra retomada nos próximos meses, PS Jacira “se não está funcionando não é culpa do Estado”, duplicação da M’Boi Mirim e ainda a rede de esgoto “se está parada é culpa da empresa que ganhou a licitação, faliu e não cumpriu o prazo”, afirmou. Ele lembrou que o município não teve a contrapartida prometida pelo Estado, após a construção do CDP na cidade, como o 25º Batalhão ao entorno, posto do Corpo de Bombeiros, implantação rede de esgoto e água, “a municipalidade paga tudo para manter a PM e os Bombeiros na cidade”, afirmou. E disparou: “A culpa é nossa que não sabemos cobrar do governador”. De acordo com Cícero entre os anos de 2006 e 2007 a Fundação Casa foi cogitada para Embu das Artes não Itapecerica, assim que o CDP foi construído na cidade. Mas, agora pode ser construído em Itapecerica “É ali que está o peso político – não temos deputado estadual que mora dentro do município. Estamos largados”, disse. O vereador afirmou que segundo um relatório apresentado na reunião do dia 22 com representantes da fundação Casa, Taboão tem 98 infratores, Embu das Artes 46, Itapecerica da Serra 12 e Embu Guaçu 6 e questionou: “Porque a Febem não vai para Taboão e Embu que tem mais infratores. Porque fica feio e Itapecerica tem porteira aberta”, disparou. Cícero ressaltou que a intenção da vinda da Fundação Casa já tinha e agora os vereadores precisam se unir para dificultar a obra. “Temos diversos mecanismos para dificultar, a obra está embargada e eles não tem licença ambiental”, finalizou. O Jornal na Net já havia noticiado que a antiga Febem deveria ser construída na cidade, mesmo contra a vontade do prefeito - veja todas as matérias aqui, aqui e aqui. Moradores também dizem não a antiga Febem Além dos moradores do bairro potuverá que são contrários a instalação da Fundação Casa na cidade, diversos moradores do município também não são favoráveis a vinda da antiga Febem. Na rede social facebook, parte deles compartilham uma publicação que diz que a cidade precisa de educação, segurança, saneamento básico, hospitais, esportes e não a Fundação Casa. Atualização de matéria Ao contrário de intitular como forasteiros os ex-prefeitos Jorge Costa e Lacir Baldusco, Cícero Costa foi genérico em seu discurso na sessão de terça (19) – relembre aqui. Ele afirmou que a cidade esta tomada por diversos forasteiros, [sem citar nomes] e muitos deles já regressaram para suas cidades.


http://www.jornalnanet.com.br/noticias/6321/mobilizacao-contra-a-vinda-da-fundacao-casa-continua-entre-os-vereadores-e-moradores-de-itapecerica

Corregedoria vai investigar tumulto na Fundação Casa em Mogi Mirim, SP

Jovens que cumprem regime de semiliberdade começaram uma briga.
Ninguém ficou ferido, segundo nota enviada à imprensa.

Cinco adolescentes participaram um tumulto em uma unidade da Fundação Casa, no bairro Santa Cruz, em Mogi Mirim (SP), na madrugada desta quarta-feira (27). Os jovens, que cumprem regime de semiliberdade, começaram uma briga na área interna do local. A Polícia Militar foi chamada, mas ficou do lado de fora para prestar apoio.
A Fundação Casa afirmou, por meio de nota, que ninguém ficou ferido e que a Corregedoria Geral da Fundação Casa vai abrir uma sindicância para apurar o motivo da confusão.



http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/02/corregedoria-vai-investigar-tumulto-na-fundacao-casa-em-mogi-mirim-sp.html

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Traficantes usam internet para se exibir e desafiar polícia

Sitraemfa e Comissão de trabalhadores fazem a 1ª Reunião da Campanha Salarial

         Negoci 1
        Hoje, 26/02, a direção do Sindicato e Comissão de trabalhadores estiveram reunidos com a executiva da Fundação CASA e Secretaria de Planejamento na sede da Instituição empregadora, para discorrem sobre a Campanha Salarial 2013.
  Na reunião foi debatido sobre a Campanha Salarial e o ponto principal foi a reforma do Plano de Cargos e Salários. No que se refere ao Plano foi feito debate do ponto de vista apresentado pelo Sindicato e a Secretaria de Planejamento apresentou também dificuldades do Estado acerca do cumprimento integral da proposta dos trabalhadores. 
    Momento em que sindicato e comissão de negociação insistiram em manter a proposta apresentada visando a valorização dos trabalhadores, além de resolver a discrepância salarial existe na categoria. O que fez com que a Secretaria se comprometesse a voltar ao Palácio do Governo e rediscutir com os Secretariados, ficando ainda pré-agendado mais uma rodada de discussões a ser realizada sexta-feira, 01/03, que deverá ser confirmado horário.  

http://www.sitraemfa.org.br/component/content/article/43-materia/328-sitraemfa-e-comissao-de-trabalhadores-fazem-a-1o-reuniao-da-campanha-salarial.html

Dona de casa salva marido e filho de ladrões durante roubo em Piracicaba

Polícia Militar é aacionada por vítima e apreende dois adolescentes e um  (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Uma dona de casa de 38 anos salvou o filho e o marido que estavam na mira de três ladrões na manhã desta terça-feira (26), no bairro Panorâma, em Piracicaba (SP). Os criminosos, dois adolescentes de 16 e 17 anos e um jovem de 20 anos, invadiram a casa da mulher e renderam pai e filho. Ao ouvir gritos dos ladrões, ela se trancou no corredor e chamou a PM.
“Ela foi muito esperta. Agiu muito rápido. Quando chegamos ao corredor que ela havia trancado, os ladrões começaram a gritar. Então, eu disse que minha mulher estava prendendo o cachorro e eles não desconfiaram que ela tinha chamado a polícia. Logo depois, tocou o interfone e foi um alívio. Agora estamos vivos, eu pensei", disse o empresário de 40 anos. O crime ocorreu às 6h30.
Jovem é preso suspeito de participar de roubo em residência de Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1) 
Jovem é preso suspeito de participar de roubo em
casa de Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Os criminosos tentaram fugir pelos fundos da casa, mas os policiais já tinham cercado a residência. “Um deles estava no telhado e os outros dois estavam na casa da vizinha, mas todos foram abordados e detidos. Eles tentaram esconder as armas, mas depois disseram onde estavam”, relatou o soldado Amauri, da 4ª Companhia da Polícia Militar.
Ivan Souza Vieira, de 20 anos, suspeito de participar do assalto a residência contou que decidiu roubar porque precisava de dinheiro. “Eu queria dinheiro. Então, nós decidimos fazer o roubo. Não escolhemos a casa. Foi de repente. Já a arma, a gente comprou”, afirmou o preso à reportagem do G1.
O jovem não disse o que faria com o dinheiro e de quem comprou o revólver. A Polícia Civil confirmou que o rapaz é procurado por roubo e que já havia um pedido de prisão preventiva dele. Vieira foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba. Os outros dois adolescentes foram encaminhados para a Fundação Casa.

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/02/dona-de-casa-salva-marido-e-filho-de-ladroes-durante-assalto-em-piracicaba.html

Santos registra diminuição de jovens custodiados na Fundação Casa

O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) em Santos, no litoral de São Paulo, desde a sua criação, há cinco anos, apresenta um número de diminuição de 23,4% no número de adolescentes reclusos na Fundação Casa aguardando aplicação de medidas socioeducativas.

Em 2008 foram 179 adolescentes aos quais se atribuiu prática de atos infracionais, contra 137 no ano passado. No período de um ano também foi registrada redução de assistidos pela unidade multi-institucional: 273 em 2012, diante de 349 em 2011 (- 21,7%).

Para a chefe de Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rosana Caruso, a diminuição está atribuída ao maior número de serviços oferecidos aos adolescentes, que reduz a proporção dos índices de violência.

Serviço
O NAI agiliza o atendimento inicial ao adolescente a quem se atribua ato infracional e sua família, além de realizar ações preventivas e encaminhamentos para sua inserção na rede de proteção social e de saúde. Construído pela prefeitura, Estado e União, agrega o atendimento em rede entre a Secretaria de Assistência Social, Fundação Casa, Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia (Diju), Conselho Tutelar e Defensoria Pública. O equipamento, na avenida Francisco Manuel, 252, Jabaquara) segue as diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e já atendeu cerca de 2 mil adolescentes.

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/santos-registra-diminuicao-de-jovens-custodiados-na-fundacao-casa.html

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Remarcada 1ª reunião da Campanha Salarial 2013

Camp 2013 2
 Depois de idas e vindas, a 1ª reunião para Campanha Salarial 2013 deve acontecer amanhã, 26/02/13, às 10hs, na sede da Fundação CASA, com os Diretores do Sindicato, Comissão de Trabalhadores e Instituição.  

à Direção

http://www.sitraemfa.org.br/component/content/article/43-materia/326-remarcada-1o-reuniao-da-campanha-salarial-2013.html

Fundação CASA adia 1ª reunião da Campanha Salarial 2013

adiada
Após o ato dos trabalhadores da Fundação CASA, a Instituição convocou reunião para dar inicio as negociações da Campanha Salarial, que aconteceria nesta segunda-feira, 25/02, às 15hs.
Mas em razão de mais uma rebelião, desta vez, na unidade 28 do Complexo Raposo Tavares, o Governador convocou a executiva da Fundação CASA para reunião no Palácio dos Bandeirantes no mesmo horário que haveria a reunião com a Direção do Sindicato e trabalhadores.
E hoje, domingo, 24/02, por volta das 21hs, a Fundação informou que em razão de tal convocação a reunião da Campanha ficou adia, a ser marcada posteriormente.
Vamos ficar atentos para próxima data. E esperamos que desta reunião saia propostas concretas para os trabalhadores!

À Direção

http://www.sitraemfa.org.br/component/content/article/43/325.html

sábado, 23 de fevereiro de 2013

SP: quatro reféns ficam feridos em rebelião na Fundação Casa

A rebelião em Jatobá é a segunda dos últimos dias. Na quinta-feira, 12 pessoas ficaram feridas em conflito na unidade da Vila Conceição


Internos da Fundação Casa fizeram uma rebelião neste sábado na unidade de Jatobá (SP), localizada na rodovia Raposo Tavares. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o conflito terminou por volta das 20h20, quando os quatro funcionários da unidade que eram mantidos reféns foram soltos e encaminhados a um pronto-socorro da capital.

A assessoria informou que os agentes estavam bem, mas precisaram de atendimento médico por causa  das agressões sofridas durante a rebelião.
O conflito teve início às 18h, quando os funcionários preparavam para servir o jantar para os internos que cumprem medida socioeducativa. O grupo ateou fogo em cadeiras, mesas e colchões.

Uma equipe da Superintendência de Segurança da Fundação Casa foi acionada para negociar com os jovens e uma sindicância será instaurada para apurar o motivo da rebelião. A unidade de Jatobá conta com 40 internos e está totalmente ocupada.

Essa é a segunda rebelião na Fundação Casa nos últimos dias. Na quinta-feira, sete funcionários e cinco internos da unidade Vila Conceição, zona leste da capital paulista, ficaram feridos após o conflito. Os internos queimaram colchões e quebraram móveis do prédio.


http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/sp-internos-da-fundacao-casa-fazem-4-funcionarios-refens-em-rebeliao,3b95baef4590d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html




Internos da Fundação Casa mantêm reféns em rebelião em São Paulo


Eles colocaram fogo em objetos no pátio de unidade na Raposo Tavares.
Fundação disse que há quatro reféns; local abriga 40 menores infratores.


 Um grupo de internos deu início a uma rebelião na unidade Jatobá, localizada na altura do km 19,5 da Rodovia Raposo Tavares, da Fundação Casa, por volta das 18h deste sábado (23), de acordo com a assessoria de imprensa da instituição. Ao menos quatro funcionários da unidade foram agredidos e feitos reféns pelos internos.

Os adolescentes atearam fogo em mesas, cadeiras e portas da unidade. O motivo da rebelião deste grupo de menores é desconhecido, segundo a assessoria da Fundação Casa. A unidade abriga atualmente 40 internos, sua capacidade máxima. Corregedores da instituição vão abrir uma sindicância para apurar o que teria provocado a rebelião.

A assessoria de imprensa do Sindicato dos Funcionários da Fundação Casa informou, por volta das 19h20, que internos tinham se rebelado em duas unidades. O sindicato diz que há tumulto na unidade 28, conhecida como Jatobá e na de número 37, chamada Aroeira. O sindicato tem informação de um funcionário mantido refém na unidade Jatobá.


Segunda rebelião
A rebelião é a segunda registrada na semana. Na quinta, a unidade da Fundação Casa na Vila Conceição, na Zona Leste de São Paulo, teve rebelião que deixou 12 feridos.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/02/internos-da-fundacao-casa-mantem-refens-em-rebeliao-em-sao-paulo.html


Após pressão Sindicato e trabalhadores a Fundação CASA chama para negociação da campanha salarial 2013!

Camp 2013
A audiência pública dos trabalhadores da Fundação CASA já surtiu resultados. Na segunda-feira, 25/02, às 15hs o SITRAEMFA com a Comissão de trabalhadores estarão em reunião na sede da Fundação CASA, com a direção da Instituição e Secretario do Planejamento para iniciar as rodadas de negociações da Campanha Salarial 2013.

A Direção

http://www.sitraemfa.org.br/component/content/article/43-materia/323-apos-pressao-sindicato-e-trabalhadores-a-fundacao-casa-chama-para-negociacao-da-campanha-salarial-2013.html

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Major Olímpio - Funcionários da Fundação Casa pedem socorro

Funcionário Ferido durante rebelião na Fundação Casa - Vila Nova Conceição

http://imguol.com/2013/02/21/21fev2013---funcionario-mantido-refem-por-internos-da-unidade-vila-conceicao-da-fundacao-casa-na-zona-leste-de-sao-paulo-deixa-a-unidade-apos-ser-liberado-com-o-fim-da-rebeliao-iniciada-nesta-1361474672248_350x500.jpg
http://imguol.com/2013/02/21/21fev2013---funcionario-mantido-refem-por-internos-da-unidade-vila-conceicao-da-fundacao-casa-na-zona-leste-de-sao-paulo-deixa-a-unidade-apos-ser-liberado-com-o-fim-da-rebeliao-iniciada-nesta-1361474672248_350x500.jpg

Após 31 horas, termina rebelião na Penitenciária Nelson Hungria

Terminou às 16h desta sexta-feira (22) a rebelião que envolveu 90 presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As duas pessoas que eram mantidas reféns desde as 9h desta quinta-feira (21) deixaram o presídio poucos minutos depois das 16h. A professora e o agente penitenciário passam por atendimento médico. Os presos aceitaram o acordo proposto por um gabinete de crise, com autoridades policiais e do governo, em uma reunião que foi realizada na tarde desta sexta.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, um dos itens do acordo foi a garantia da integridade física dos rebelados. A secretaria ainda informou que o diretor da penitenciária não será afastado. Esta era uma das exigências da rebelião. Apesar de não ter sido atendida, a Corregedoria garantiu que vai apurar as denúncias de espancamento feita pelos detentos que participaram do motim. Os outros itens do acordo ainda não foram divulgados.

Os 103 presos que estão no pavilhão 1, onde aconteceu a rebelião, ficaram sem luz e sem o fornecimento de alimentos desde esta quinta-feira (21), quando começou o motim, inclusive os dois reféns. O Complexo Penitenciário Nelson Hungira tem capacidade para 1.664 presos, e abriga, atualmente, 1.970, segundo a Suapi. A rebelião foi liderada por Daniel Cipriano, de 29 anos. Ele tem seis condenações, sendo cinco por roubo e uma por homicídio, e cumpre pena na unidade desde agosto de 2011.
Rebelião entra pela tarde desta sexta-feira (22). (Foto: Reprodução/G1)Rebelião entra pela tarde desta sexta-feira (22). (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Integrigade física
As negociações foram retomadas por volta das 10h desta sexta-feira (22). Na chegada, o coronel Antônio Carvalho, do comando do policiamento especializado da Polícia Militar, disse que a integridade dos reféns está preservada. Ele afirmou que nenhuma medida precipitada pode ser tomada se isso colocar em risco a segurança das pessoas mantidas em cárcere pelos detentos. "Estamos focados na integridade física das pessoas que estão lá dentro",  disse.
Neste segundo dia de rebelião, houve sinal de fumaça dentro do pavilhão 1 durante a manhã. Na porta do presídio, um advogado informou que cinco detentos que são a favor da direção atual do presídio também teriam sido tomados como reféns, mas a informação não foi confirmada pela polícia.
No fim da manhã desta sexta-feira (22), integrantes de um gabinete de crise criado para negociar o fim da rebelião informaram que os presos rebelados descumpriram um primeiro acordo de libertação dos dois reféns.
De acordo com as autoridades policiais e do governo, uma ata atesta a negociação, que foi feita nesta quinta-feira (21). O gabinete concordou em atender quatro reivindicações do presos, segundo o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira: visita convencional para grávidas, sem presença de agente penitenciário; tratamento aos detentos pelos nomes; revisão de penas e garantia de que os rebelados não serão transferidos. Posteriormente os detentos pediram a troca da direção do presídio, o que não foi atendido pelo comitê. "Não deram justificativa para isso", disse Oliveira.
A rebelião alterou a rotina dos presos nos demais pavilhões, onde o banho de sol foi cortado. O comitê de crise informou também que avalia se haverá visitas neste fim de semana.
De acordo com a Seds, 210 policiais militares, 30 agentes penitenciários do Comando de Operações Especiais (Cope), além de autoridades da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) e da Polícia Civil estão envolvidos na ação.
Reivindicações
O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, disse que os presos reclamam da demora na autorização de visitas e na proibição da entrada de mulheres grávidas nos pavilhões. Atualmente, as visitas por grávidas são feitas em uma sala especial, com a presença de um agente penitenciário. Os detentos ainda se queixam da direção do presídio, de espancamento e pedem revisão de pena.

Sobre a denúncia dos presos de que eles estariam sofrendo espancamento, Oliveira disse que nunca ouviu nenhuma denúncia deste tipo na unidade, mas que vai apurar. O subsecretário ainda falou que a revista geral em cada cela é feita rotineiramente no presídio. E que está previsto para o fim do ano a instalação de equipamentos de bloqueio de sinal de telefones celulares na unidade.
Goleiro Bruno
No pavilhão 1 estão presos condenados por por crimes como tráfico de drogas, furto e roubo. Este fica ao lado de onde está detido o goleiro Bruno Fernandes, pavilhão 4. Bruno é réu no processo de desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-amante do atleta. Além de Bruno, está detido pavilhão 7 o amigo dele Luiz Henrique Romão, o Macarrão.
Na noite desta quinta-feira, o promotor do caso Eliza Samudio, Henry Wagner, chegou à penitenciária. Indagado sobre o que iria fazer no local, ele disse: ”vou me interar”.
Começo da rebelião
Durante a manhã, os presos saíram das celas e ocuparam o pátio. Eles queimaram colchões e usaram pedaços de tecidos para tentar escapar do pavilhão pelo telhado. Bombas de efeito moral foram usadas para evitar uma possível fuga, segundo major Sérgio Dourado, da Polícia Militar. Os detentos também usaram o que parece ser roupa de cama para escrever as palavras "opressão" e "sistema" no chão do pátio do pavilhão.
O motim começou quando a professora, que é uma das reféns, dava aula para alguns dos detentos, pelo ensino fundamental, e era escoltada pelo agente, que também está em poder dos rebelados. Ele chegou a ser ameaçado por presos com uma barra de ferro. Segundo o coronel, este foi o momento de maior tensão da rebelião.
A auxiliar de enfermagem Júlia Delfim, que é amiga da professora feita refém, disse que a professora gostava de dar aulas para os presidiários.  A professora teria lhe dito que. em 12 anos de profissão dentro da Nelson Hungria, não houve nenhum registro de confusão entre ela e os detentos.
Rebelião na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (Foto: Reprodução/Globocop/TV Globo Minas)No início da rebelião na Penitenciária Nelson Hungria, presos escreveram "opressão" e "sistema" com o que parecia roupa de cama no pátio do pavilhão 1 (Foto: Reprodução/Globocop/TV Globo Minas)
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/02/apos-31-horas-termina-rebeliao-na-penitenciaria-nelson-hungria.html

Agente de escolta/SP SAP: edital com 150 vagas sairá no dia 9 de março


Agente de escolta/SPO concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) que vai preencher 150 oportunidades na carreira de agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) deverá ter o edital divulgado no dia 9 de março, segundo informação divulgada no site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do certame. A previsão inicial era de que a publicação ocorreria ainda neste mês.
De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, para concorrer ao cargo, os candidatos devem possuir o ensino médio, ter no máximo 45 anos de idade até o último dia de inscrição, altura mínima de 1,65m, além de carteira de habilitação nas categorias B, C ou D. A remuneração inicial da carreira é a partir de R$ 1.679,78 e ainda conta com adicional de insalubridade no valor de R$ 497,60.

A escolha da Vunesp foi feita por meio de dispensa de licitação, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 10 de janeiro, juntamente com as 200 vagas de agente de segurança penitenciária, que já teve edital divulgado.

O último processo seletivo para agente de escolta foi aberto em 2011 com 1.000 vagas. Compete à função o desempenho de atividades de escolta e custódia de presos, em movimentações externas e a guarda das unidades prisionais, visando evitar fuga ou arrebatamento de presos.

A seleção envolverá quatro fases: prova objetiva, prova de condicionamento físico, aptidão psicológica e conduta ilibada na vida pública e privada. Todo esse processo leva cerca de 14 meses para ser concluído, segundo estimativa da própria secretaria.
http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Concursos-Previstos/edital-sap-150-vagas-agente-de-escolta-marco-48055

Especialistas divergem opiniões sobre redução da maioridade penal

Baseado no estupro e morte da menina Débora Maria, 5 anos, cujo acusado é o meio-irmão de 17 anos, o Jornal do Piauí promoveu debate sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O jornalista Galego, o advogado Joaquim Magalhães, o conselheiro tutelar Dimas Leandro e o coordenador do CEM (Centro Educacional Masculino), Otoniel Bisneto, divergiram opiniões a respeito do tema. 

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Galego é o único entre os convidados ao debate que defende a redução. "Não dá para defender quem tem 17 anos e trucida uma criança. É a lei que faz com que um cara desse seja motivado a fazer o que não presta. Não dá para aceitar que daqui a três anos ele vai sair e não vai ter nem ficha criminal, porque tudo fica zerado e ele volta a ser primário. Ele estuprou e matou uma criança de cinco anos e vai sair numa boa", justificou o jornalista.

Dimas Leandro

O conselheiro tutelar Dimas Leandro se colocou contra a medida e destacou que apenas 10% dos crimes são cometidos por adolescentes, sendo a maioria relacionada a crimes contra o patrimônio público ou privado. "Raramente um adolescente comete um crime bárbaro. Não podemos tratar todos os casos pelo viés de um único crime ou de casos isolados. Não estamos defendendo criminosos, mas temos que tratar do assunto sem emoção, sem paixão. O adolescente é uma vítima do sistema, temos que entender as circunstâncias que levaram ao crime", defendeu.

Galego

O coordenador do CEM também apoia a análise do contexto social no qual o adolescente acusado do crime estava inserido. "No CEM procuramos aplicar o que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece. O menor de idade não é inimputável. A internação é um eufemismo para privação da liberdade. Reduzir a maioridade não é a solução. Temos que tratar a causa", explicou.  

Otoniel Bisneto

O advogado Joaquim Magalhães analisou que o assunto é muito complexo e que não se trata de discutir as obrigações do Estado ou a redução da maioridade, mas sim caso por caso. "Temos que tratar o crime e o criminoso, verificar se o jovem tem discernimento do crime. É complicado discutir sobre crimes quando há tanta deficiência do Estado brasileiro, mas acredito que cada caso tem que ser julgado separadamente", argumentou.


O senador Ivo Cassol (PP-RO) propôs à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) um Projeto de Decreto Legislativo (PDS 539/2012) que sugere a realização de plebiscito sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, a ser realizado já nas próximas eleições presidenciais, em 2014. 


O projeto ainda não foi votado, mas para o coordenador do CEM, se o plebiscito for aprovado, o povo vai votar levado pela emoção e não pela razão. "Quem está de fora vê de um jeito, mas a opinião muda quando você tem um dependente químico em casa", acredita.
http://www.cidadeverde.com/especialistas-divergem-opinioes-sobre-reducao-da-maioridade-penal-125740

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rebelião na Fundação Casa deixa saldo de 12 feridos


Internos queimaram colchões e fizeram reféns na manhã desta quinta-feira.
Sete funcionários e cinco internos ficaram feridos durante tumulto.


A rebelião na unidade da Fundação Casa, na Vila Conceição, Zona Leste de São Paulo, nesta quinta-feira (21), deixou um saldo de 12 feridos, segundo a assessoria de imprensa da instituição.

Por volta das 13h30, uma tropa da Polícia Militar conseguiu controlar a rebelião na unidade da Fundação Casa, na Vila Conceição, na Zona Leste de São Paulo.

O diretor e mais seis funcionários feitos reféns estão entre os feridos, cinco mais gravemente, com hematomas e cortes por todo o corpo e na cabeça. Cinco internos  também ficaram feridos no tumulto. Todos foram levados para hospitais da região e passam bem.



Segundo a assessoria, a rebelião foi controlada às 13h20. A rebelião teve início por volta das 9h30, quando os jovens que cumprem medida socioeducativa fizeram 18 funcionários reféns, queimaram colchões e quebraram móveis no local. A unidade abriga 60 internos.

Na tarde desta quinta-feira, funcionários da fundação faziam uma revista na unidade. Segundo a assessoria, um procedimento interno será aberto para apurar o ocorrido.

veja o video no site g1


http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-2a-edicao/v/internos-na-fundacao-casa-promovem-quebra-quebra-no-itaim-paulista/2420093/

Internos da Fundação Casa fazem rebelião e mantêm diretor da unidade refém

Confusão começou por volta das 9h30 na Vila Conceição, zona leste de São Paulo. Sindicato diz que pelo menos 18 pessoas são mantidas presas no local


Adolescentes da Fundação Casa, da unidade Vila Conceição, na zona leste, realizaram um tumulto nesta manhã, por volta das 9h30, e mantém o direitor da unidade como refém. De acordo com a assessoria do órgão, a negociação com os internos está sendo feita por funcionários. A fundação disse não saber informar quantas pessoas são mantidas reféns.


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sintraemfa), até 12h50, havia pelo menos 18 pessoas que ainda eram rendiadas pelos adolescentes. Quatro teriam sido liberadas mais cedo e foram encaminhadas ao pronto-socorro da região e "estaria muito machucadas", disse a assessoria.

Policiais da Força Tática, do Batalhão de Choque e do 48º Batalhão da Polícia Militar (PM) foram acionados e estão neste momento em frente à unidade. A unidade Vila Conceição tem capacidade para 60 adolescentes e encontra-se totalmente ocupada. A corregedoria-geral da fundação está a caminho da unidade para auxiliar na negociação e apurar as causas.


veja o video :




 Internos liberam reféns durante rebelião na Fundação Casa

 


 Funcionária da Fundação Casa revela detalhes da rebelião Ela estava dentro da Fundação no momento em que o motim começou, por volta das 9h desta quinta (21). Segundo a funcionária, os internos estavam muito bravos e atearam fogo em uma das unidades. Muitos funcionários não conseguiram sair.

Veja a entrevista. veja o video:

 


Mãe queria o filho na Fundação Casa


O desespero de uma mãe ao ver o filho de 16 anos ser acusado de receptação de uma moto furtada chamou a atenção dos que aguardavam a vez para fazer boletim de ocorrência e até mesmo dos policiais, na delegacia do plantão sul, terça-feira de manhã. Sua revolta era porque o adolescente não ia ficar apreendido. Fato semelhante a esse foi retratado na reportagem do Caderno de Domingo publicado no dia 10 deste mês, que abordava o tema "Internação Compulsória de Dependentes Químicos - Qual o melhor caminho para obter resultados eficazes?".

O rapaz de 16 anos foi detido por policiais militares no Jardim Nova Esperança empurrando a moto Honda CG-125 azul furtada. A mãe que trabalha como vendedora informal e também é voluntária num posto de saúde não se conformou com o encaminhamento na delegacia. Em novembro, ele foi pego por tráfico e outra vez por furto de moto, denunciado à polícia por ela mesma. "Estou indignada, não posso bater, e se tem muitos bandidos iguais a ele é porque chegam aqui (no plantão policial) e saem. A lei ajuda a bandidagem, pois votar podem, mas responder pelos seus atos não", lamenta a mulher de 38 anos.

Ainda segundo ela, o filho se iniciou nas drogas há dois anos, com maconha, mas que mesmo assim era trabalhador. O perfil se alterou a partir de novembro, quando se tornou mais violento. Mãe de outro filho de 20 anos, preso desde outubro por tráfico de drogas, a mulher destaca que não faltou amor aos filhos, e que seu marido também trabalha em dois empregos para ajudar nas despesas e também para pagar um carro que compraram com muito custo.

Para a dona da moto, de 39 anos e que tem um casal de filhos de 19 e 21, é desmotivador trabalhar tanto para ter tudo honestamente quando menores cometem crimes e são liberados como se nada tivesse acontecido. Mas ao seu ver o grande problema está na falta de limites, e atenta que "antes meu filho chorar hoje do que eu amanhã; é mentira que amor é encantador, amor é também sofrer", desabafou.

O delegado de plantão, Carlos Lourenço de Souza, explicou que não poderia encaminhar o garoto para a Fundação Casa devido à uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de que apreensão em caso de tráfico somente se for a terceira vez, e de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), é passivo de apreensão somente quando o ato infracional é cometido por violência ou grave ameaça. (Adriane Mendes)

http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=455571

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 15, DE 2013

Nos termos do artigo 20, inciso XVI da Constituição do
Estado de São Paulo, combinado com o artigo 166 da XIV
Consolidação do Regimento Interno, requeiro seja oficiado
ao Senhor Secretário de Planejamento e Desenvolvimento
Regional do Estado de São Paulo, para que preste as seguintes
informações:
1. Através da Resolução CC-95, de 08-08-2012, publicada
no Diário Oficial – Poder Executivo – Seção I, do dia
09.08.2012) foi instituído Grupo Técnico por esta Secretaria
com o objetivo de promover estudos e apresentar propostas
de revisão do Plano de Cargos e Salários da Fundação Centro
de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente – Fundação
CASA-SP. Foi estabelecido prazo de 60(sessenta dias) para que
o Grupo Técnico apresentasse à Comissão de Política salarial o
relatório de conclusão dos trabalhos.
2. Em 24 de setembro de 2012, o Sindicato dos Trabalhadores
em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao
Adolescente e à Família do Estado de São Paulo - SITRAEMFA
encaminhou proposta com exposição dos motivos para reforma
do Plano de Carreira, Cargos e Salários - PCCS.
2.O prazo estabelecido na Resolução CC – 95/2012, foi
prorrogado por mais 60 (sessenta) dias pela Resolução CC -127,
de 11.10.2012, tendo se esgotado novamente sem qualquer
pronunciamento e informação aos interessados.
3. Portanto, requer sejam prestadas informações pelo
Grupo Técnico, acerca da proposta apresentada pelo SITRAEMFA,
tendo em vista o esgotamento do prazo estabelecido na
Resolução CC – 127, de 11.10.2012.
4. Seja informada a nova data da reunião com o grupo de
trabalho a fim de que sejam prestados eventuais esclarecimentos
sobre a proposta anteriormente apresentada.
JUSTIFICATIVA
Diante do fato de o SITRAEMFA ter elaborado uma proposta
de reforma de Plano de Carreira, Cargos e Salários – PCCS
a qual foi protocolada, junto à Secretaria de Planejamento e
Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, em 24 de
setembro de 2012, e considerando que a data-base da categoria
é 1º de março, inclusive com previsão retroativa quanto
aos reajustes salariais, urge que seja dado um retorno para a
referida Entidade, que vem demonstrando um total respeito
ao princípio da negociação coletiva, acreditando que o melhor
caminho seja a reforma do atual Plano de Cargos e Salários
da Fundação CASA – SP, com vistas a sanar as distorções hoje
existentes entre os salários dos seus servidores.
Sala das Sessões, em 15/2/2013
a) Alcides Amazonas

Sem ter reivindicações atendidas, agentes socioeducadores protestam e ameaçam greve geral

O presidente do Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Acre (Sintase), Betho Calixto anunciou para a manhã de terça-feira (19), uma manifestação dos agentes socioeducadores. O sindicalista informou que a medida é um protesto contra a protelação do Governo do Acre, que não atende as reivindicações da categoria acordadas no ano passado.
O sindicalista disse que enviou um oficio ao diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Henrique Corinto, pedindo sua presença para conversar com os agentes socioeducativos. De acordo com Betho Calixto, os ofícios encaminhados pelo sindicato ao ISE não são respondidos. Os diretores do Sintase ameaçam uma greve geral da categoria.
“Nos meses de janeiro e fevereiro nos reunimos com os diretores, coordenadores gerais, chefes de equipe e outros que ocupam cargos na estrutura administrativa do Instituto Socioeducativo do Acre. Protocolado ofícios junto ao ISE, com todas as deficiências existentes nos Centros Socioeducativos da capital e do interior, mas não recebemos respostas”, diz Calixto.
Segundo o sindicalista, a direção do ISE não tem atendido aos ofícios protocolados nem dado o devido valor aos anseios dos socioeducadores do Acre. “O Governo do Acre e os gestores do ISE não deixaram alternativa. Procuramos manter os canais de negociações abertos, mas nossas reivindicações nunca foram levadas a sério. Se for preciso vamos radicalizar”, afirma Calixto.

http://www.ac24horas.com/2013/02/18/sem-ter-reivindicacoes-atendidas-pelo-governo-do-acre-agentes-socioeducadores-fazem-manifestacao-e-ameacam-greve-geral/

Agentes socioeducadores protestam e ameaçam paralisação

agentes_socioeducadoresBetho Calixto diz que os ofícios encaminhados pelo sindicato ao ISE não são respondidos 

Os agentes alegam o direito a fardamento, carteira funcional, adicional de titulação, entre outras requisições

A reivindicação aconteceu, na manhã de ontem, em frente ao Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Segundo informações, 40 agentes faziam parte da manifestação que foi  liderada pelo presidente do Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Acre (Sintase), Betho Calixto.
Os agentes reivindicam o direito a fardamento, carteira funcional, adicional de titulação, entre outras coisas que serão acordadas em reunião. No Acre, hoje existem mais de 240 agentes entre todas as categorias.
O sindicalista informou que a medida é um protesto contra a protelação do Governo do Acre, que não atende as reivindicações da categoria acordadas no ano passado.
O líder do movimento disse que enviou um ofício ao diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Henrique Corinto, pedindo sua presença para conversar com os agentes socioeducativos. De acordo com Betho Calixto, os ofícios encaminhados pelo sindicato ao ISE não são respondidos. Os diretores do Sintase ameaçam uma greve geral da categoria.
“Nos meses de janeiro e fevereiro, nos reunimos com os diretores, coordenadores gerais, chefes de equipe e outros que ocupam cargos na estrutura administrativa do Instituto Socioeducativo do Acre. Foram protocolados ofícios junto ao ISE, com todas as deficiências existentes nos Centros Socioeducativos da capital e do interior, mas não recebemos respostas”, diz Calixto.
Segundo o sindicalista, a direção do ISE não tem atendido aos ofícios protocolados nem dado o devido valor aos anseios dos socioeducadores do Acre. “O Governo do Acre e os gestores do ISE não deixaram alternativa. Procuramos manter os canais de negociações abertos, mas nossas reivindicações nunca foram levadas a sério. Se for preciso vamos radicalizar”, afirma Calixto.

http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/30284-agentes-socioeducadores-protestam-e-ameacam-paralisacao.html

Trabalhadores, deputados, assessores dos parlamentares participam da Audiência Pública dos servidores da Fundação CASA


Hoje, 20/02/13, na Assembleia Legislativa de São Paulo reuniu mais de 600 trabalhadores da Fundação CASA que protestaram contra os desmandos do Governo do estado de São Paulo. 


Ato-1Entre os parlamentares estiveram: Alcides Amazonas, José Mentor, Alencar, Leci Brandão, Major Olimpio e Carlos Gianasi, que colocaram a disposição da categoria os seus mandatos para juntos encorparem a luta nesta campanha salarial de 2013, que busca a isonomia salarial e a implantação do Plano de Cargos e Salários, como acordado pelo secretario de Planejamento do estado de São Paulo.  

Os deputados ressaltaram o descaso do Governador Geraldo Alckmin, já na demissão que ocorreu em 2005, com os 1751 trabalhadores. “Este foi um descaso não só com os trabalhadores, mas com seus familiares e principalmente com o dinheiro público, pois esses mesmos trabalhadores foram reintegrados pela justiça.


Ato-2Os trabalhadores encaminharam a proposta feita de que uma comissão de trabalhadores e direção do Sitraemfa que foram ao gabinete do presidente da Câmara expor os problemas que enfrentam a categoria, como isonomia no PCCS, segurança 
no local de trabalho, entre outros pontos da Campanha Salarial.

A deputada Leci Brandão e o deputado José Mentor firmaram compromisso de marcar audiência com o Secretario de Planejamento para averiguar a situação dos trabalhadores e ver sobre a aplicabilidade do Plano de Cargos e Salários, como já acordado anteriormente.  





extraído do site:
Logo


Veja as Fotos


Dep. Major Olimpio



Claudio B.O 

Helena Machado
Dep. Leci Brandão

Companheiro Venâncio
Dep. carlos Giannazi , pres. sintraenfa Julio e Dep. José mentor


Pres. Sintraenfa Julio e Dep. Mentor


Neuza Paiva
eu posando para foto que postarei no Face 

Menor é apreendido por tráfico de drogas e pai o denuncia à polícia


Um adolescente de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar (PM) de Botucatu nesta terça-feira (19), com R$ 1.117,00 e, aproximadamente, 12 porções de drogas, entre maconha e cocaína.

Segundo o boletim de ocorrência (BO), após patrulhamento da polícia, os PMs abordaram um adolescente na rua Ângelo Simonetti, na Vila Paulista. O menor estaria com a quantia em dinheiro e as drogas, mas não teria confirmado a propriedade do material aprendido pela polícia.

Entretanto, segundo a polícia, durante o desdobramento da ocorrência, o pai do rapaz teria denunciado o menor no plantão policial, afirmando a conduta ilegal do filho.

Ainda segundo informações da polícia, a residência ao lado da casa dos pais do garoto, que estaria desabitada, era utilizada como ponto de tráfico e esconderijo das drogas.

Um indivíduo de 23 anos, que não teve o nome identificado, teria fugido do local momento antes da chegada dos policiais. Segundo a PM, ele provavelmente seria o parceiro do menor.

O adolescente foi encaminhado para a Fundação Casa de Botucatu e a PM faz buscas pelo outro indivíduo.




http://www.jcnet.com.br/Regional/2013/02/menor-e-apreendido-por-trafico-de-drogas-e-pai-o-denuncia-a-policia.html

SP: adolescentes se entregam após manterem família refém na zona leste


Quatro adolescentes foram detidos após fazerem quatro pessoas de uma família reféns em uma residência na rua Helena Armim, na Vila Jacuí, na zona leste de São Paulo. 

Por volta das 23h desta terça-feira, o bando de quadro jovens, todos com passagens pela Fundação Casa, invadiu a casa e rendeu todos os moradores enquanto roubavam pertences. 

Através de uma denúncia, policiais seguiram para o local, onde negociaram com os criminosos. Após cerca de 50 minutos, eles libertaram as vítimas e se entregaram. Foram apreendidas três facas e um revólver, com cinco munições intactas e uma picotada.

O caso foi registrado no 6º DP. Ninguém se feriu após a ocorrência. 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bandido leva tiro na cabeça apos invadir casa de agente penitenciario


Bandido de 17 anos é atingido na cabeça durante roubo

Segundo a vítima, três pessoas invadiram sua casa, em Sumaré

Um adolescente de 17 anos levou um tiro na cabeça, na tarde desta segunda-feira (18), após invadir com outros dois comparsas a casa de um agente penitenciário de 35 anos no Parque Residencial Pavan, em Sumaré.

Segundo a PM, o trio estava encapuzado e pulou o muro no imóvel. A vítima, que dormia no momento da ação, escutou um barulho no quintal e abriu a porta dos fundos, momento em que topou com os bandidos.

Segundo depoimento do agente à polícia, o garoto estava armado e apontou para a vítima, que revidou. O revólver 38 do adolescente foi apreendido.

O menor foi levado pelo Samu em estado grave ao Hospital Estadual de Sumaré. Os outros dois criminosos fugiram e nada da casa foi levado. O agente informou à polícia que já estava sendo ameaçado.


http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/02/especial_correio/refens_do_crime/leia_mais/31732-bandido-de-17-anos-e-atingido-na-cabeca-durante-roubo.html

PM atira em policial civil que buscava filha de cinco anos na creche

Governo admite queima de colchões, mas nega rebelião em unidade de menores infratores na baixada


O Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), do Governo do Estado,  negou que o tumulto ocorrido no CAI (Centro de Atendimento Intensivo) Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no início da noite de segunda-feira (18),  tenha sido uma rebelião. O local recebe adolescentes infratores.
Segundo o departamento, oito internos atearam fogo em pedaços de colchão e a Polícia Militar foi acionada, porém a situação foi controlada por agentes do órgão.
Os adolescentes foram encaminhados pata a Delegacia de Belford Roxo (54ª DP), onde a ocorrência foi registrada. Ainda de acordo com o Degase, não houve confronto, nem feridos no incidente.
A Corregedoria do órgão foi acionada para apurar a motivação do ato e a responsabilidade dos envolvidos.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/governo-nega-rebeliao-em-unidade-para-menores-infratores-na-baixada-fluminense-20130219.html

Fundação Casa terá nova unidade

Bauru ganhará mais um prédio para internação de adolescentes com 56 vagas, ainda em 2013 


Bauru terá uma nova unidade da Fundação Casa ainda neste ano. Com 56 novas vagas, o prédio pretende acolher o número crescente de adolescentes infratores da cidade e região. A instituição, que atualmente tem capacidade para atender a 88 jovens, está com seis a mais.

O novo prédio está sendo construído desde novembro de 2012, próximo ao que já está em funcionamento, na avenida Lúcio Luciano, no Geisel.

A assessoria da instituição explica que o excesso de internos é devidamente autorizado pelo juiz corregedor da Fundação, que permite um excedente de até 15% da capacidade.
Também foi esclarecido que, quando não há vagas disponíveis na unidade daqui, o adolescente pode ser levado para outra cidade.
 
De toda forma, o número excedente é mais uma prova de que a criminalidade entre os adolescentes é crescente e algo precisa ser feito.

A criação de novas vagas em um centro socioeducativo engrossa a polêmica já existente em relação às penas estabelecidas aos adolescentes infratores e à maioridade penal. 

Há quem diga que a solução para a criminalidade é a diminuição da maioridade, hoje de 18 anos, e o aumento das penas para os adolescentes. Outros  contestam essa possibilidade sob o argumento de que a solução está na ampliação das medidas públicas.

Os dois lados/ As penalidades impostas aos adolescentes em conflito com a lei foram determinadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), pelo Código Penal e pela Constituição Federal.
Considerando-se que a adolescência é uma fase de desenvolvimento, o
ECA estabelece que o menor não deve responder aos seus atos infracionais como um adulto, através do Código Penal, mas sim ser submetido a um conjunto diferenciado de penalidades.
As determinações que já vigoram há mais de 20 anos causam polêmicas.

O crescente número de adolescentes envolvidos em crimes graves e até bárbaros, como o caso do jovem que matou a sangue frio uma mulher em Lençóis Paulista ao tentar assaltar um supermercado no ano passado, tem levado parte da sociedade a pedir a diminuição da maioridade penal.

O adolescente, assim, passaria a responder como adulto pelos seus atos mais cedo. Outra solicitação é para que o tempo das penas impostas aos menores, que hoje pode ficar no máximo por três anos internado, seja maior.

O delegado da Diju (Delegacia de Polícia da Infância e Juventude), Roberval Fabbro, é um dos que defendem essa ideia em Bauru. Entre seus argumentos está o alto índice de reincidência dos jovens no crime. Pelo menos 12 internos da Fundação Casa são reincidentes e o número fica ainda maior da Liberdade Assistida, onde  pelo menos 45 adolescentes já passaram por lá.

Fabbro ainda considera que com a redução da maioridade para os 16 anos, por exemplo, os adolescentes serão menos abordados pelos traficantes. “Hoje eles são usados pelo tráfico porque as penas são brandas. Se eles tivessem que cumprir o Código Penal, não seriam tão assediados”.

O juiz Ubirajara Maintinguer, da Infância e Juventude, é contrário a essa opinião e tem em seu coro a diretora da Fundação Casa de Bauru, Silvana Regina Yonashiro. “Se diminuirmos a maioridade, os criminosos vão começar a assediar adolescentes cada vez mais novos e até mesmo crianças”, pontua Silvana.

Ela e Ubirajara explicam que o problema está também na volta do adolescente ao ambiente de origem. “O que não deixa o adolescente se recuperar é o fato de que quando ele sai da instituição retorna para o ambiente, a família, o contexto sem estrutura que o colocou no crime e não foi modificado”, nas palavras do juiz.

O meio termo/ O delegado Kleber Granja, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), já vislumbra um meio termo à situação. Ele prevê a redução da maioridade e o endurecimento das penas em conjunto ao reforço das políticas públicas.  “Só a redução não resolve. Não adianta colocar o jovem em um sistema prisional com indivíduos de alta periculosidade. Por outro lado, apenas três anos de internação para um homicídio é muito pouco”.

Kelber considera que o adolescente deve continuar respondendo pelos seus atos em unidades socioeducativas, mas que deve ficar por lá por mais tempo.

Ele acredita que a partir dos 16 anos, por exemplo, o jovem já deve receber o mesmo tempo de reclusão que um adulto por um crime grave como um homicídio.

Junto a isso, ele sugere que a sociedade e o poder público se mobilizem para que a criança e o adolescente não entrem no crime. “Cada um tem que fazer a sua parte em uma mobilização geral”.
Da Febem à Fundação Casa
Antes de tornar-se Fundação Casa (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) a instituição que atendia aos adolescentes infratores era a Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor). A mudança na nomenclatura da instituição veio em 2006, junto a uma série de reestruturações pelo qual ela passou para atender o que prevê o ECA em relação à proteção integral da criança e do adolescente e após ser alvo de duras críticas. Em Bauru, em 2006, a Febem recebeu uma série de denúncias de maus tratos, levou a Comissão de Direitos Humanos da sub-seção de Bauru da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) a pedir a demissão dos diretores da instituição na época, com a alegação de que os adolescentes internados eram torturados. Hoje, a Fundação Casa é considerada referência nacional na metodologia socioeducativa que utiliza na reeducação dos internos.
Pedro e José viveram a mesma Fundação, mas a vida  faz parecer que não
Pedro, 17 anos, está há quatro meses na Fundação Casa por roubo e garante que quando sair o caminho é estudar para ser um grande empresário.

No plantão policial, José, 15, (ambos nomes fictícios) aguarda pela terceira vez o parecer do delegado por furto e roubo.
Pedro roubava para ter o celular da moda, um par de tênis, comprar refrigerantes, doces e coisas “gostosas” e levar pra casa. José furta e rouba para sustentar o vício em drogas.

Os dois passaram pelas mesmas medidas sócioeducativas, mas enquanto um garante que não volta pro crime, o outro vê um futuro quase impossível sem ele. “Eu preciso primeiro parar de usar a droga. Depois,  mudar lá da favela, voltar pra escola. É muita coisa, senhora!”, prevê José, cheio de realismo. 

Pedro, por sua vez, faz planos. “Eu quero ser grande. Minha família é simples, mas ficou do meu lado quando eu vim pra cá”.
Ele conta que a internação livrou sua vida de um possível fim. Ele costumava surpreender pedestres. Sempre homens, jovens, que chama de “boyzinhos”. Garante que nunca assaltou mulheres, idosos. “Eu só roubava aqueles caras metidos, que tem um monte de coisas”.
Ele ainda treme a voz e fica ofegante quando relembra o primeiro roubo. “O coração disparou. Eu estava com mais medo do que a vítima”. Mas fica ainda mais nervoso quando pensa nos planos que tinha antes de ser apreendido. “Eu e meus colegas estávamos preparando um roubo grande, a banco. Eu poderia estar morto”.

Por isso, considera que os quatro meses que ficou na Fundação Casa já serviram de lição. “Minha família sofreu, mostrou que se importava comigo e eu não vou mais fazer isso com eles e com a minha vida”.
Pensa em fazer faculdade de administração de empresas, ser chefe, dono do próprio negócio. “Você ainda vai ouvir falar bem de mim”, garante ao BOM DIA.

Dentro do camburão, por sua vez, José diz que as duas vezes em que esteve na Fundação não serviram de nada porque a volta é sempre triste e igual. “Na primeira semana até que vai, mas na segunda já começo a usar (drogas), já preciso comprar comida e aí que faço o quê?”.

Os dois passaram pelas mesmas medidas, mas de acordo com a vida que levam fora do resguardo da instituição, traçam caminhos muito diferentes.
Opinião
Ubiraja Maintinguer, Juiz da Infância e Juventude em Bauru
Contra a redução e maiores penas
BOM DIA_ O que leva o adolescente ao crime?
Quase 25 anos depois da criação do ECA, muito pouco se efetivou em relação a preservação dos direitos da criança e do adolescente. Em um contexto onde o Estado está longe, não há estrutura desde a infância e nem mesmo profissionalização. O adolescente acaba sofrendo o assédio dos criminosos, principalmente dos traficantes, e é levado ao crime. 

A redução da maioridade e o aumento das penas podem resolver a criminalidade entre adolescentes?

O nível de comprometimento com o qual os jovens chegam às unidades de internação é muito profundo e o curto espaço de tempo em que ficam lá não é suficiente para reeducá-los. Ainda assim, não adianta reduzir idade ou aumentar penas. Há que se tratar as raízes do problema que estão no ambiente desestruturado onde o jovem foi criado.
A sociedade está pronta para reduzir a maioridade?
Isso causaria uma espécie de “culpa coletiva” ao pensarmos que o Estado não ofereceu os direitos como deveria e por essa incompetência irá prender o adolescente. Além disso, os criminosos passariam a assediar adolescentes mais jovens, que são ainda mais vulneráveis.

Roberval Fabbro,
Delegado da Diju
A favor do endurecimento
BOM DIA_ O que leva o adolescente para o crime?
A vulnerabilidade social é responsável por alguns dos casos, mas a falta de estrutura familiar está em todos eles. O problema com a família leva o adolescente a grupos não adequados, faz com que ele não receba as devidas orientações e torna mais difícil a recuperação de um infrator.
A legislação para adolescentes infratores é eficaz?
Nós estamos avançando tanto na liberalização, com penas brandas, alternativas penais, afrouxamento das leis, que no futuro teremos que retroceder e dar mais forças às instituições que combatem o crime para enfrentá-lo de forma emergencial. Não dá para entender como um rapaz de 17 anos mata alguém e não vai preso!
Como a redução da maioridade e o aumento das penas pode  combater a criminalidade?
Essas medidas não vão acabar com o crime, mas os adolescentes, ao responderem ao Código Penal, serão menos abordados pelos criminosos. O sistema hoje  não funciona na prática se vemos um crescimento no envolvimento dos jovens com o crime. Pela natureza do trabalho da polícia eu não consigo ver o adolescente como vítima do sistema. Eu penso nas pessoas que estão sofrendo com os atos criminosos deles.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/44605/Fundacao+Casa+tera+nova+unidade